quinta-feira, 31 de julho de 2014

REFLEXÃO: PEQUENOS LEITORES, GRANDES MESTRES!


O MAIS EDUCAÇÃO CRIA ALTERNATIVAS DE CIDADANIA A POPULAÇÃO DE GUAMARÉ

O programa Mais Educação, ofertado pelo Ministério da Educação (MEC), tem o objetivo de melhorar o ambiente escolar, oferecendo atividades nas áreas de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e arte, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.


O programa prioriza instituições de ensino localizadas em capitais e regiões metropolitanas que têm baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


Na Escola Municipal Monsenhor José Tibúrcio, situada na comunidade de Lagoa Seca/Guamaré, que têm como responsável pela a escola a professora Maria José o Mais educação da escola funciona com várias atividades extras que aumenta o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar.


BENEFICIÁRIA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA DO DISTRITO DE BAIXA DO MEIO DEVOLVE CARTÃO ESPONTANEAMENTE APÓS TER CONSEGUIDO EMPREGO

Foi uma cena singular. Dona Ana Paula Araújo de Oliveira Bezerra de 26 anos de idade, moradora da Rua São João em Baixa do Meio distrito de Guamaré, casada e mãe de 02 filhos um de 06 anos e o outro de apenas 1 mês de vida. No início desta semana dia (22/07), a beneficiária dirigiu-se ao CRAS de onde mora para pedir o cancelamento do seu benefício do Programa Bolsa Família, após começar a trabalhar.


A atitude da beneficiária, surpreendeu funcionários da secretaria de Assistência Social, por tratar-se de um caso raro, e que serve de exemplo. O sentimento de coletividade parece ter sido o que inspirou Ana Paula.

“O dinheiro do Bolsa Família era usado para botar comida em casa e suprimiu minhas necessidades quando eu mais precisei. Não seria justo eu ficar com um benefício na minha mão que vai servir para ajudar quem não tem”, disse a beneficiária.

A atitude chamou a atenção da secretaria de Assistência Social Marisa Rodrigues e da Coordenadora do Bolsa Família e Cadastro Único do município Jocilda Dantas “Ficamos admiradas, positivamente, com o gesto nobre de dona Ana Paula, que apesar de não possuir um padrão de vida confortável, entende que hoje, estando trabalhando juntamente com o seu esposo, sua vida está melhor do que a de muitas famílias guamareenses, que passam por situação de extrema pobreza e que estão em uma fila de espera por benefício”, destacou.

Em Guamaré/sede aconteceu um caso parecido no início deste ano, mas a beneficiária se recusou a expor o seu nome e sua imagem na internet. Por isso respeitamos a sua decisão. Ressaltando que a família no momento que necessitar poderá novamente usufruir do benefício.

Destacando que esse gesto, essa atitude também é fruto do trabalho e iniciativa da coordenação do cadastro único/bolsa família na conscientização dos usuários para que os mesmos tomem essas iniciativas pautadas no que preconiza a legislação do programa.


Na realidade sempre que ouve a observação de que muitas pessoas demoram em encontrar a porta de saída, o sociólogo Quintella rebate: “As pessoas vão caminhando em seu próprio tempo, não no tempo ditado pelos gabinetes. É uma tarefa para uma geração”.

terça-feira, 29 de julho de 2014

GUAMARÉ CADA VEZ MELHOR NO INCENTIVO A LEITURA COM O PROJETO “SEXTA DA LEITURA” DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA FREIRE DE MIRANDA.

Ocorreu nesta sexta (25) o lançamento de um projeto "Sexta da Leitura" da Escola Municipal Professora Francisca Freire de Miranda. Um projeto louvável que incentiva a leitura entre os pais e os alunos da escola e que teve uma grande aceitação por todos os pais e responsáveis que estavam presentes ao evento.


A diretora da escola, a professora Marileide Rosendo fez a abertura do evento, saudando e agradecendo a todos os presentes e ressaltando a importância de todos os pais e responsáveis no caminho educacional dos seus filhos.


Logo em seguida os professores da referida escola, são convidados a comporem a mesa e assim é dado início o evento da Sexta da Leitura de uma forma maravilhosa.


Com o objetivo de incentivar a cultura do gosto em ler e formar novos leitores. Foi exibido um vídeo em que fala da temática da importância de se ler e de se incentivar outras pessoas a darem continuidade a prática da leitura.


A professora Raniele Oliveira após o vídeo, explica o que foi falado sobre o tema e ressalta a importância da leitura entre os pais e os alunos e como é bom ter alguém para ler e contar histórias para nós.Na sequencia  os professores dinamizavam com uma leitura de revezamento, onde cada um lia um trecho de um livro, fazendo uma  interpretação própria a história lida.


A professora Ana Borges falou em nome da Secretaria Municipal de Educação, pedindo apoio ao projeto de incentivo a leitura  cobrando dos presentes a integração dos pais à escola, pois essa é uma forma de incentivar os filhos a darem continuidade a uma  trilha educacional de sucesso.


Logo em seguida, foram formados dois grupos de leituras onde a professora Ana Borges leu para o grupo a história “Tem um Monstro em Meu Jardim” e no outro grupo, o escritor Gonzaga Filho leu para o seu grupo, uma história que levava a uma reflexão do que era o tempo, o nome da história era “O Tempo”.


Após a leitura os grupos voltaram a condição de antes e foi escolhido uma pessoa de cada grupo, para falar o que tinha sido entendido com as histórias ouvidas, dando assim a sua própria interpretação do que ouvira.


No momento do encerramento a Diretora Marileide Rosendo agradeceu a participação de todos e pediu 


aos pais para que levassem aquele momento com eles e que dessem continuidade aquele trabalho gostoso da leitura para casa e que a cada sexta feira seria dado continuidade ao projeto Sexta da Leitura na quadra de esportes da Escola Francisca Freire e que gostaria de contar com a participação de todos. 


REFLEXÃO: GRATIDÃO


REPRESENTAÇÃO DO NÚCLEO MUNICIPAL DA GUAMARÉ PARTICIPAM DA REUNIÃO COM A COORDENAÇÃO ESTADUAL DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO E DO NÚCLEO NÓS PODEMOS EM NATAL.

Nesta quinta passada, dia 24 de julho, aconteceu em Natal no Auditório da Superintendência do Banco do Nordeste no Lagoa Center, a reunião da Coordenação Estadual do ODM e Núcleo Nós Podemos, sob a direção de Socorro Almeida e sua Equipe.


O objetivo do encontro foi montar o cronograma e organização da Semana de Cidadania e Solidariedade que acontecerá do dia 02 a 09 de agosto em todo o território brasileiro.


A reunião contou com a presença de representantes dos Núcleos municipais de algumas cidades do estado entre elas representantes de Guamaré. Desta, teve presente os secretários do núcleo municipal Jaciane Capistrano e Caio Farias representando a secretária executiva Marisa Rodrigues, juntamente com a enfermeira Rayanne de Oliveira representando o secretário executivo adjunto Adriano Diógenes.


Durante a reunião, houve a mostra de dois projetos, um da Secretaria de Assistência Social de São José do Seridó de autoria do secretário Francisco Touché Touché o projeto Porta de Saída e outro o projeto Classe Hospitalar do Hospital Infantil Varela Santiago.


CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROMOVE A 2ª OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO SELO UNICEF – EDIÇÃO 2013/2016

Ocorreu no dia 17 de julho de 2014, no clube municipal a 2ª oficina de capacitação do selo UNICEF Edição 2013-2016, com técnicos das áreas da Assistência Social, Educação, Saúde e Esporte, o evento teve como objetivo a elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município.


A oficina ocorreu em dois momentos no primeiro momento a Articuladora municipal do selo UNICEF – Marisa Rodrigues agradeceu aos participantes pela a presença e ressaltou sobre a importância daquele momento, 



logo após a assessora técnica da Assistência Social Luzmarina Gouveia fez apresentação do que é diagnóstico e de como está os indicadores do nosso município. Em seguida a assistente Social Neide Pereira, relatou aos presentes os resultados dos pré-fóruns e as propostas em evidencias levantadas por cada comunidade.



Logo no início foi anunciado que o Fórum Comunitário de Guamaré será realizado no dia 13 de Agosto e a secretária de esportes do município Larissa Mayara falou dos projetos que já estão em andamentos e outros que estão por vir para beneficiar os moradores de Guamaré e de todos os seus distritos, tais como uma criação de uma comissão municipal de esportes; expansão dos projetos esportivos para Salina da Cruz; criação de novas quadras poliesportivas; criação do Complexo Esportivo Parque das Palmeiras em Guamaré e também a inclusão de pessoas com deficiências no esporte local, preparando-as até mesmo para competições.


Logo em seguida, foi à vez da secretária de educação do município Iracema Morais, falar sobre como anda a educação de Guamaré e foi mostrado em gráficos a aprovação/reprovação e abandono dos alunos da rede municipal de ensino. Foi falado também sobre a criação de novas escolas e ampliação e reformas das já existentes no município.


contou ainda com a participação de 12 adolescentes do NUCA e representantes das comunidades escolhidos nos pré fóruns.



A oficina contou também com a presença dos 04 gestores das politicas publicas: a secretária Municipal de Assistência Social Marisa Rodrigues da Silva; o secretário Municipal de saúde Adriano Holanda Diógenes; a secretária Municipal de Educação Iracema Morais e a secretária Municipal de esportes Larissa Mayara, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar, Comissão Organizadora e também com a ilustre presença do Excelentíssimo Prefeito Hélio Willamy, 



Depois, o coordenador de atenção básica Jarbas de Morais, da Secretaria Municipal de Saúde falou da criação de novas unidades de saúde, aquisição da carteira de saúde do adolescente, vacinas, pré-natal e outros serviços que a secretaria está prestando a população do município.


No segundo momento ocorreu à formação dos grupos por secretarias envolvidas com objetivo de estudar o diagnóstico de cada uma e visualizar os gargalos existentes que dificultam o cumprimento dos direitos e déficit dos indicadores. Após esta discussão os grupos apresentaram seu diagnóstico, pontuaram seus gargalos e a proposta de reversão dos mesmos.



Na fala do prefeito que na ocasião destacou a importância, das politicas públicas voltadas para proteção da criança e do adolescente no âmbito do seu governo,  


também destacou que estará envolvido em todo o processo, participando dos eventos e dando apoio e estruturação para reverter os quadros negativos dos indicadores na área da educação, saúde e assistência social bem como a construção de uma Política de Proteção Integral da Criança e do Adolescente, melhorando assim os índices de desenvolvimento humano das nossas crianças e adolescentes no nosso município.


Além do apoio aos secretários para o atingimento das reversões destes gargalos e a melhoria dos nossos indicadores, para que ao final da desta edição do selo possamos ser um município aprovado. 


O mesmo também cobrou o comprometimento de todos e que se buscasse soluções para os problemas levantados por todas as secretarias envolvidas no evento e que todas as secretarias se unissem em prol do bem estar dos munícipes de Guamaré.


Após a fala do prefeito, a secretária municipal de assistência social Marisa Rodrigues ao se pronunciar diz que para se conseguir o sucesso do trabalho iniciado na gestão, todos tem que arregaçar as mangas e trabalhar de uma forma coordenada e que as secretarias municipais tem que trabalhar em sintonia uma com as outras de uma forma a sanar eventuais falhas que venham a aparecer.


Para terminar foram feitas as considerações finais por parte dos secretários envolvidos e todos foram unânimes em dizer que a oficina foi um sucesso e que se depender da garra e da vontade de trabalhar em prol do município, proporcionando melhoria de vida a população guamareense, o selo UNICEF é nosso.



terça-feira, 22 de julho de 2014

REFLEXÃO: PRAZER EM FAZER OS OUTROS FELIZES!


CRAS EM AÇÃO: AÇÕES COMUNITÁRIAS DO PAIF SÃO REALIZADAS EM TODO O MUNICÍPIO DE GUAMARÉ

A Secretaria Municipal de Assistência Social através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS realiza, semanalmente, às quartas-feiras nos turnos matutino e vespertino, Ações Comunitárias do PAIF em todas as comunidades referenciadas ao CRAS do Centro e Distrito de Baixa do Meio,
a saber: Centro de Guamaré, Lagoa Seca, Morro do Judas, Quilombo, Ponta de Salina, Salina da Cruz, Lagoa de Baixo, Mangue Seco I e II e Lagoa Doce. Assim, todas as quartas-feiras a Equipe de Referência do CRAS do Centro atende à população em suas comunidades, conforme o cronograma de atividades exposto abaixo.
Ações Comunitárias do PAIF são ações de caráter coletivo, voltadas para a dinamização das relações no território, alcançando um número maior de participantes que tem como objetivo
promover a comunicação comunitária, a mobilização social e o protagonismo da comunidade; fortalecer os vínculos entre as diversas famílias do território, desenvolver a sociabilidade, o sentimento de coletividade e a organização comunitária – por meio, principalmente, do estímulo à participação cidadã.
De acordo com o cronograma estabelecido pelo CRAS para o ano de 2014, as Ações Comunitárias do PAIF iniciaram-se no mês de abril, alcançando mensalmente o Centro e as nove comunidades do território de referência deste CRAS.
Nos dois primeiros meses, abril e maio, apresentaram-se de forma expositiva e dialogada, as ações e serviços do CRAS, o Cadúnico e os Programas Sociais ofertados no município: Programa Bolsa Família; Programa Renda Familiar; 
Programa Habitacional de Aluguel de Casas; Programa Minha Casa, Minha Vida, bem como os seus critérios e 
condicionalidades e sensibilização quanto ao desligamento espontâneo por parte dos beneficiários que não necessitem mais dos benefícios de transferência de renda.

Já no mês de junho, buscou-se desenvolver o tema “E a família, como vai – reconstruindo e fortalecendo os laços afetivos e familiares” 
usando como estratégia a RODA DE CONVERSA com o objetivo de promover a reflexão, junto às famílias presentes, 

sobre os desafios vividos pela família na atual conjuntura, bem como o seu enfrentamento e as possibilidades de vencê-los a partir de uma pedagogia afetiva que inclua diálogo, colocação de limites, autonomia e segurança do convívio.
CRONOGRAMA DAS AÇÕES COMUNITÁRIAS DO PAIF
QUARTAS-FEIRAS
COMUNIDADES
MANHÃ - 9h
TARDE - 15h
1ª SEMANA
Lagoa Seca
Ponta de Salina (Morro do Judas e Quilombo)
2ª SEMANA
Mangue Seco I
Lagoa Doce
3ª SEMANA
Lagoa de Baixo
Salina da Cruz
4ª SEMANA
Mangue Seco II
Centro de Guamaré


segunda-feira, 14 de julho de 2014

FORMAÇÃO SOLENE DE POSSE DO NUCLÉO DE CIDADANIA DOS ADOLESCENTES – NUCA DE GUAMARÉ PERÍODO 2014 Á 2016.

A prefeitura Municipal de Guamaré, a Secretaria de Assistência Social, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promoveram na manhã desta sexta-feira, dia 11 de julho de 2014, na Câmara Municipal, a Formação Solene de Posse dos Adolescentes para o NUCA de Guamaré período 2014 á 2016. 
O evento foi realizado pelo GT1 (Grupo de Trabalho 1) sob a coordenação da Mobilizadora da área da educação – Rita Anjos, o Moderador, Conselheiro e Professor Adelson Góes a adolescente do NUCA Thaynara e o adolescente do NUCA – Fernando.

A programação teve inicio com a acolhida das 08:30h as 09:00h, logo após o facilitador Caio fez a abertura oficial do evento com o  Hino Nacional e logo em seguida a formação da mesa que foi composta pelo 


Prefeito Hélio Willamy, Secretária de Assistência Social e Articuladora do selo Unicef Marisa Rodrigues, O Secretário de Saúde Adriano Diógenes, A Secretária de Educação Iracema Morais e sua vice Gorete, 
A Vereadora Lisete Negreiros, O Vereador Ednor Albuquerque e A Presidente do Conselho Tutelar Mirtes. 

Além das autoridades presentes da mesa participaram também outros secretários municipais, Planejamento, Tributação, ex- vereadores Carlos Câmara e Rosendo, representantes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Crianças e Adolescentes-CMDCA; alunos; pais de alunos; diretores de escolas; professores; Jandir Candéas historiadora da referida cidade; facilitadores da área da Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte, e os 40 adolescentes escolhidos para comporem o NUCA.



Na sequência foi ouvido o hino nacional, seguida da fala das autoridades, e o cordelista Francisco de Betânia, que fez uma capela falando sobre o NUCA e recitou uma poesia sobre o selo UNICEF, onde foi muito aplaudido por todos os presentes.



Logo após a apresentação cultural a Secretária Marisa externou o seu contentamento com a formação dos 40 adolescentes onde a participação, 
discussão e envolvimento desses jovens nos debates sobre a diversidade e as desigualdades do município, em termos de Gênero, Raça e Etnia, Renda, Condição Pessoal, Território e Idade e sobre as políticas públicas que irão ajudar a fazer valer os seus direitos e anseios para uma vida digna.



A solenidade teve como objetivo a participação de adolescentes como elemento crucial para o alcance dos objetivos do Selo. 


O envolvimento dos jovens é também um caminho privilegiado para envolvê-los em debates sobre políticas públicas que vão ajudar a fazer valer os seus direitos, descreveu a Articuladora e Secretária de Assistência Social Marisa Rodrigues.



O UNICEF recomenda a implantação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), para que adolescentes possam refletir e discutir sobre a diversidade e as desigualdades do município.



O NUCA deve contribuir ainda para que eles se organizem em redes e sejam capacitados na Metodologia das Competências para a Vida, descrita em um material que foi oferecido pelo UNICEF


Na fala do Secretário Adriano e do Vereador Ednor é que Guamaré tem um gestor que quer cada vez mais acertar, e que, prioriza a participação popular para que os anseios da população sejam ouvidos e solucionados. Para isso acontecer, a prefeitura mobiliza pessoas e organizações dos diversos setores, une esforços com a sociedade civil, famílias, adolescentes, escolas, comunidades, grupos religiosos e culturais, veículos de comunicação e empresas com entusiasmo para superar os desafios.



A Coordenadora do grupo I e Mobilizadora da área da educação – Rita Anjos, e o Moderador, Conselheiro e Professor Adelson Góes apresentaram um vídeo para os presentes principalmente os adolescentes sobre o compromisso que os mesmos estavam assumindo a partir dali e as ações a serem realizadas nas diversas etapas do selo.



Foi chamado a frente o adolescente Fernando para fazer o juramento firmando o compromisso nas ações do selo para o município, na sequência foi ouvida a musica de autoria dos adolescentes do NUCA. Logo em seguida o Prefeito foi chamado para se pronunciar.



 O Prefeito Hélio em suas palavras disse que a formação e o engajamento dos adolescentes para o NUCA tratam – se de um direito fundamental e de um instrumento de geração de conhecimento e de oportunidades de desenvolvimento.




Em seu discurso o gestor municipal deixou claro que reconheceu a importância da adesão ao Selo UNICEF em 2013, e que a cada dia vem reconhecendo a dimensão desse trabalho, que é o de fortalecer o controle social e as políticas públicas do seu município. 




Enfatizou bem que gosta de apoiar as crianças e os adolescentes. Continuou se mostrando satisfeito e otimista, acreditando que sua equipe prestará um excelente serviço junto à população, pois os jovens estão sendo treinados para saberem identificar as necessidades de cada segmento da sociedade guamareense.




A participação instiga a formação e o empenho dos adolescentes para a transformação de suas realidades, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades e para a superação das desigualdades e violações que afetam as suas vidas. E para finalizar a sua fala deixou a secretária Marisa liberada na compra de instrumentos musicais para ajudar nas composições das músicas para o NUCA.


Para finalizar a solenidade foram chamadas as autoridades para fazerem as entregas dos certificados a todos os 40 adolescentes 

escolhidos através do voto popular nos pré – fóruns realizados em todas as comunidades e também na 1ª formação realizada no Balneário de Lagoa Doce na composição do NUCA no município de Guamaré.


O evento foi encerrado com a dança da “Ciranda” onde todos puderam se descontrair e depois foi servido um Cofee Brak.