quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

NUCA DE GUAMARÉ REALIZA CAMPANHA FORA DA ESCOLA NÃO PODE!


O Município de Guamaré realizou nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2015 uma campanha “Fora da Escola Não Pode”! Uma iniciativa do Selo UNICEF Edição 2013- 2016 e esta ação foi realizada pelo Núcleo de Desenvolvimento dos Adolescentes - NUCA com a estratégia informativa nos distritos, sede do município e assentamentos com visitas aos domicílios levando a informação da importância da matricula escolar na rede de ensino para as famílias que tem filhos em idade escolar.




A mensagem dos adolescentes do NUCA de Guamaré, foi a que: “ escola é o melhor caminho onde os pais devem ensinar aos seus filhos a percorrerem, educação é primordial a formação de todo cidadão”.
          





Outra estratégia realizada pelos adolescentes foi a de fazer uma visita às escolas da rede de ensino do município, com intuito de levantar os dados de matriculas realizado por etapas de ensino em cada instituição.
Dados das matriculas:



1-    Centro Infantil Maria do Socorro de Melo Pedro

·        Etapa de ensino: Educação Infantil
·        Crianças de 2 anos e seis meses a cinco anos: 171 alunos matriculados.(Situada na zona rural)

2-    Escola Municipal Professora Sebastiana Ricardo

·        Etapa de ensino: Ensino Fundamental anos iniciais.
·        Crianças de 06  anos a 14 anos- 125 alunos matriculados. (Situada na zona rural)

3-    Escola Municipal Maria Madalena da Silva

·        Etapa de ensino: Ensino Fundamental anos iniciais e Finais:
·        Total de alunos matriculados: 850 alunos em idade de 06 anos- a 18 anos. (escola situada na zona rural)



4-    Escola Municipal Jessé Pinto Freire
·         Etapa de ensino - Educação Infantil
·        Total de alunos matriculados:  118  alunos em idade de 02 anos e 06 meses a 06 anos (escola situada na zona rural).

5-    Centro Infantil Olindina Vieira da Câmara Olegário

·        Etapa de ensino - Educação Infantil
·        Total de alunos matriculados: 222 alunos em idade de 02 anos e 06 meses a 05 anos (escola situada na sede do município).

6-    Escola Municipal José Silvino de Oliveira

·        Etapa de ensino - Educação Infantil
·        Total de alunos matriculados: 221 alunos em idade de 02 anos e 06 meses a 05 anos (escola situada na sede do município).

7-    Escola Municipal Francisca Freire de Miranda

·        Etapa de ensino – Fundamental I- Anos iniciais 
·        Total de alunos matriculados: 182 alunos em idade de 06 anos a 14 anos (escola situada na sede do município).

8-    Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira

·        Etapa de ensino – Fundamental I e II- Anos iniciais  E finais
·        Total de alunos matriculados: 690 alunos em idade de 06 anos a 18 anos (escola situada na sede do município).

9-    Escola Municipal Professor Antônio Theodorico

·        Etapa de ensino – Fundamental I - Anos iniciais 
·        Total de alunos matriculados: 137 alunos em idade de 06 anos a 14 anos (escola situada na sede do município).

O município de Guamaré tem uma rede de 19 escolas municipais e duas estaduais e 05 particulares. 

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Prefeitura Municipal de Guamaré, Secretaria de Assistência Social, Através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizam o baile de carnaval para terceira idade.

  
Diversão foi à palavra de ordem na noite desta quinta-feira (12), com a realização do carnaval para terceira idade, promovido pela prefeitura, através da secretaria de assistência social.



O “arrasta-pé” contou com a presença dos idosos do município que são atendidos pelo o CRAS e demais que não gosta de ficar parado. Em meio aos casais que dividiam a pista de dança, estava a aposentada Maria José de 60 anos. 



“Este é um dia especial com muita festa e alegria. Dançar me faz bem porque funciona como uma terapia pra mim”. “A criatividade na ornamentação das máscaras fizeram parte do cenário da festa”.




A campeão e vice do Verão Vivo 2015, Juliana e Neyara abrilhantaram ainda mais o vento. Elas dançaram com idosos no clima muito descontraído.




“Quem pensa que carnaval é coisa só de jovem está equivocado”. Estas foram as palavras do aposentado Manuel Pereira 64 anos de idade deu um show de forró no “Baile de Carnaval”.




 “A festa está maravilhosa estou me sentindo como um adolescente aqui, afirmou o aposentado”. Para a Secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues, a convivência com os idosos é uma experiência de vida. 



“A alegria não tem idade para se manifestar. Nosso objetivo com este evento é proporcionar diversão e descontração. O importante é a coragem e o afeto em podermos fazer tudo para levar alegria para todos”.




“O trabalho desenvolvido com a terceira idade é muito importante, pois integra os participantes dos grupos de terceira idade, melhorando a qualidade de vida e a saúde dos idosos. 




Nessas confraternizações os idosos saem da rotina de suas casas, onde vivem sós”, comentou o prefeito de Guamaré, Hélio Miranda, sobre a importância de se realizar eventos para este público.
  




O baile foi muito prestigiado pelo o público, que viu toda equipe da secretaria de assistência social envolvida na festa dos idosos, 













até a escolha da rainha e do rei foi feita sobre muitos aplausos, os vencedores ganharam uma viaje com um acompanhante.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou na tarde do dia (12), o Carnaval das Crianças, abrindo os festejos carnavalescos do Município.


O evento teve como estratégia a mobilização social em prol da primeira infância, que visou fortalecer e ampliar as políticas voltadas para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos no município.



A ação contou com as secretarias de Assistência Social, de Saúde, de Educação, Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e demais secretarias. 



E quem pensou que só “gente grande” pode curtir a folia do Carnaval se enganou. Neste ano, teve um diferencial: as crianças e adolescentes fizeram a abertura oficial com direito a abadá, adereços, lanche, 



pintura no rosto, água em todo o percurso e músicas alusivas ao carnaval em paredões de som e anexado a tudo isto foi exposto através de estandartes, cartazes, mãozinhas e coletes com frases preventivas em favor de crianças e adolescentes. 



E a programação contou também com a presença dos pais.



Esse tipo de atividade trabalha com os eixos de mobilização social, e promoção ao engajamento familiar e o incentivo ao lazer sem deixar de lado a responsabilidade dos cuidados que juntamente com o Poder Público e a sociedade civil, o Plano e a Política Municipal para a Primeira Infância.




Brincadeira e muita alegria foi o que se pode ver na avenida principal da cidade. “Só de ver a alegria dessas crianças com esse momento tão simples, mas muito significativo para eles, à gente já se sente bem feliz. 



A equipe da secretaria toda se empenha para esse momento, nos envolvemos e nos divertimos bastante com a criançada”, diz a Secretária Marisa Rodrigues.



O prefeito Hélio Miranda, que participou do evento no meio da criançada, disse ser gratificante ver no olhar de cada criança, a alegria e a felicidade de está brincando o carnaval ao lado de seus pais, a festa das crianças é nossa alegria, concluiu.



O evento ainda contou com a presença dos adolescentes do NUCA que se envolveram desde o tema do desfile até o encerramento.




O arrastão teve inicio às 16 horas saindo do Ginásio Poliesportivo Ademir de Miranda, percorrendo toda Avenida Monsenhor José Tibúrcio, até a chegar a orla da Paria do Rio Aratuá.




Todo o percurso foi acompanhado pela Guarda Municipal dando todo apoio e segurança na cobertura do evento, como também ambulância com equipe médica dando total apoio. 





A animação e a alegria estampada nos rostos das crianças mostra como foi o carnaval infantil, promovendo a abertura do carnaval oficial de Guamaré.