27 de julho de 2015

GUAMARÉ APRESENTA PLANO MUNICIPAL PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Na tarde desta sexta feira (24/07), a Secretária de Assistência Social Marisa Rodrigues participou a convite da Universidade Federal do Rio Grande e o Fórum de Educação Infantil do RN, para participar da I Conferência do Projeto Ciranda de Saberes e da Reunião ampliada do Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte.


A participação da Secretária Marisa Rodrigues foi na mesa redonda, intitulada planos municipais da Primeira Infância, com a presença da Dra. Francisca Andrade (Tati) do UNICEF e a secretária de Assistência social Maria Joveli de Dr. Severiano. A exposição foi pautada na apresentação da formulação do Plano para a Primeira Infância de Guamaré construído no processo com participação social e política a partir da realização dos Pré Fóruns Comunitários em 2014, deliberado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a harmonização das necessidades e anseios da comunidade.


A elaboração do plano é uma das primeiras ações para garantir os direitos da criança de até 6 (seis) anos, como parte importante maior para as crianças de Guamaré, destacou a secretária Marisa que o plano foi elaborado de forma intersetorial constituído por uma comissão envolvendo ás áreas da educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, meio ambiente e convivência familiar e comunitária. A secretária enfatizou que o plano aprovado, já está em curso sua implementação destacando a estruturação da modalidade da família acolhedora, a formação da rede para a garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes e construção do plano municipal de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes em parceria com a CEDECA- Casa Renascer.  


Colocou também alguns desafios para o debate como: a responsabilidade do monitoramento da implementação e gestão em rede do plano para a primeira infância; pensar em uma política de promoção de desenvolvimento integral na primeira infância de forma intersetorial, em rede de integração; ampliar as discussões referentes à média e alta complexidade no contexto do pacto federativo; como assegurar condições mínimas às famílias para uma atenção adequada à primeira infância; cobertura dos serviços com atenção às crianças com deficiência; O impacto de atendimento em creches sobre o desenvolvimento das crianças; Adoção de medidas de qualidade para os serviços da educação infantil e o estado nutricional na primeira infância.


Equipe de Guamaré participando no evento

IDOSOS DO SCFV DE GUAMARÉ PARTICIPARAM DA XVI MARCHA DOS IDOSOS COM SANT’ANA EM CAICÓ...

Um grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município de Guamaré, participaram nesta sexta-feira (24), da XVI Marcha dos Idosos com Sant’Ana em Caicó.


A marcha que reúne idosos de toda região do Seridó, este ano contou com o município de Guamaré como convidado.


Segundo a Secretária de Assistência Social do município, Marisa Rodrigues, o convite feito pela Secretária de Assistência Social de Caicó, Soraya Góes, foi apresentado aos idosos dos grupos que são atendidos nos CRAS de Baixa do Meio e Centro de Guamaré, como eles gostaram da ideia, todos os esforços foram feitos para que os mesmos participassem.


Tanto o prefeito Roberto Germano quanto a Secretária Soraya Góes em seus discursos, parabenizaram e agradeceram a presença dos idosos da região e principalmente do município de Guamaré, pois mesmo sendo distante, fizeram questão de participar.


A marcha teve início às 08:00 da manhã pelas ruas de Caicó até à Igreja de Sant’Ana, quando os idosos assistiram a Santa Missa. Após a missa os idosos foram recebidos na Ilha com um delicioso lanche e muito forró.



Os idosos de Guamaré contaram com o apoio da equipe do CRAS e funcionários da SEMAS, sob as orientações de Gracinha, Coordenadora do CRAS de Baixa do Meio. 


A Secretária Marisa Rodrigues, não pôde acompanhar os idosos, pois participa nesta sexta-feira de evento na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

23 de julho de 2015

CRIANÇAS DA PRÉ – ESCOLA DO CENTRO INFANTIL OLINDINA VIEIRA DA CÂMARA OLEGÁRIO PARTICIPAM DE PIQUENIQUE NA PRAÇA DO CONJUNTO VILA MARIA.

Crianças da turma da Pré – Escola do Centro Infantil Olindina Vieira da Câmara, do turno matutino participam hoje (23) pela manhã de uma aula de campo na praça próximo a referida escola.


As professoras Léia e Rosineide prepararam um piquenique junto as crianças num delicioso festival de cores, sabores e saberes" que teve como temática "As plantas no ambiente". Esta atividade trabalhou as plantas que que servem de alimentos, na qual chamaram muito a atenção das crianças, em especial, às frutas.


Tendo em vista que muitas delas apresentam o hábito de já chegarem à escola com balas, salgadinhos, bolachas recheadas, refrigerantes dentre outras guloseimas a serem degustadas na hora da merenda. 

22 de julho de 2015

SECRETARIA DE ESPORTES PROMOVENDO A QUALIDADE DE VIDA AS GUAMAREENSES COM O PROJETO BEM ESTAR.

Amparado pela Lei Municipal nº 584/2013, que dispõe sobre a Política Municipal de Esportes, Lazer e Desenvolvimento Humano, que institui o Calendário Anual de Eventos e Atividades, o Projeto Bem-Estar da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, foi criado com o objetivo de proporcionar atividades físicas, o bem-estar e uma melhor qualidade de vida a todas as mulheres do município de Guamaré e seus distritos.


O Projeto Bem-Estar foi idealizado e implantado em Guamaré e Baixa do Meio, onde todas as atividades físicas são orientadas por profissionais qualificados. Em parceria com a Secretaria de Saúde por meio dos ESF (Estratégia Saúde da Família) e a secretaria de Assistência Social por meio do Serviço de fortalecimento de Vínculos e a interação social da comunidade a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude conduz de forma qualificada todo o processo de participação das comunidades.


Antes, para participar do Projeto Bem Estar é necessário que as pessoas passem por uma avaliação médica para atestar a sua aptidão para prática de exercícios físicos. No momento, no Bem Estar, está apto e participando 200 pessoas em Guamaré e 120 em Baixa do Meio.


O Projeto Bem Estar, ainda desenvolve várias atividades como palestras sobre nutrição, alimentação saudável, autoexame e exames clínicos para um diagnóstico precoce do câncer de mama. Além de atividades recreativas, esportivas, caminhadas e passeios ciclísticos.


Entre outros projetos de destaques, o Bem Estar é uma iniciativa de sucesso em seus resultados. Fato comprovadamente observado que através das atividades físicas, onde as pessoas que participam, após avaliação médica, diminuíram medicações que tomavam e outras até pararam de tomar. Os benefícios das atividades fizeram alguns participantes que sentiam dores, pararem de sentir, provando que hábitos saudáveis podem mudar a realidade de cada indivíduo.


"O mais importante é sempre procurar um profissional. Fazer exercícios sem orientação pode ocasionar lesões serias e essa orientação juntamente com as aulas, a Prefeitura de Guamaré através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude disponibiliza gratuitamente". Comentou a Secretária de Esporte e Lazer, Larissa Mayara.


Fonte e fotos: blog Guamaré News

PREFEITURA REALIZA ENTREGA DOS NOVOS CARTÕES DO PROGRAMA RENDA CIDADÃ NA SEDE DO MUNICÍPIO.

A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Setor de Benefícios e Serviço, está realizando durante todo o dia de hoje (22), a entrega dos novos cartões do Programa Renda Cidadã na sede do município.



O Programa Renda Cidadã – Lei 647/2015 – Tem por objetivo principal atender famílias em situação de extrema pobreza, com iminentes riscos sociais e econômicos, com fim do exercício da cidadania.
Amanhã (23), a equipe da assistência estará realizando a entrega em Baixa do Meio, na quadra da Escola Maria Madalena, das 8h às 16h.



Na sexta dia (24), será a vez do Assentamento Umarizeiro na casa do Programa Mais Educação às 8h. Na comunidade de Nova Jerusalém será dia (24), na casa de Geraldo Raposa 16h.



CONFIRA A LISTA DOS CANDIDATOS APROVADOS E APTOS A CONCORRER AS ELEIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR EM GUAMARÉ.


A Comissão Eleitoral das Eleições Unificadas do Conselho Tutelar de Guamaré aplicou neste domingo (19), a prova de Conhecimento Especifico do Processo de Escolha Unificado das Eleições do Conselho Tutelar Quadriênio 2016/2019.  16 candidatos que estão aptos a concorrer às eleições que acontecem em outubro deste ano.
Confira abaixo a lista dos classificados:

01-MARIA DAS DORES SIMÕES DE OLIVEIRA
02-ARYSON DA SILVA COSTA
03-SILVIO ROBERTO CUNHA DA SILVA
04-FRANCISCO DANIEL GOMES DA SILVA FERNANDES
05-GREYCE MARCAL DE MESQUITA SIQUEIRA
06-ELIONAIDE MENDES AVELINO
07-FRANCIS GREGORY DA SILVA SANTOS
08-MOZANIEL DO NASCIMENTO SANTOS
09-MYRTHS SMYTH SILVA SOUZA
10-CARLA RAIANE AMORIM DE SOUZA
11-ANA MARIA MODESTO DA SILVA SANTOS
12-FÁBIO MYCHEL BARBOSA SIMÃO
13-EDSON DE ALBUQUERQUE MELO
14-LINDOELMA BEZERRA DE OLIVEIRA
15-WITAMAR MENDONÇA DA SILVA

16-ADAILTON PEREIRA DA SILVA

20 de julho de 2015

GUAMARÉ REALIZA PROVAS ESPECÍFICA DE CONHECIMENTO PARA OS CANDIDATOS A CONSELHEIRO TUTELAR.

A prova aconteceu no domingo (19/07) no horário das 08:30h às 11:30h na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório, foi a segunda etapa do Processo de Escolha Unificada para Conselheiros Tutelares, de acordo com o Edital 001/15 que trata  da avaliação específica de conhecimento.


Os candidatos (a) para serem aprovadas nessa etapa deverão obter média igual ou superior a 6.0 (seis). 


Nesta etapa coordenada pela Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA composta pela Presidente, Marisa Rodrigues e os membros conselheiros, Gabriela Beserra Solano, Jacqueline Fonseca de Queiróz, Sayonara de Morais Silva Bezerra e Manoela Galvão de Miranda Andrade Nunes, deu início a realização das provas com a presença dos 20 (vinte) candidatos inscritos, como também a presença do Ministério Pública representada pela Dra. Aline Paiva Beserra Cabral de Oliveira.


O gabarito das provas será publicado hoje segunda feira dia 20/07 pela manhã nos seguintes sites: http://www.mprn.mp.br/portal/, http://www.femurn.org.br/ e http://www.congemas.org.br/.


Quanto ao resultado dos candidatos de Guamaré, a Comissão Organizadora divulgará através de resolução pelo CMDCA no dia 24/07/2015, datas de recurso de 27 a 29/07 até as 12:00hs na casa dos conselhos.

17 de julho de 2015

OPORTUNIDADE: PROJOVEM URBANO O PROGRAMA QUE CAPACITA JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO.

O Projovem Urbano destina-se a jovens de 18 a 29 anos que apesar de alfabetizados não concluíram o ensino fundamental. Os jovens participam de um curso com duração de 18 meses ininterruptos, com carga horária de duas mil horas.
O Projeto Pedagógico Integrado – PPI do Programa prevê a articulação de três dimensões: a formação básica no ensino fundamental por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos; a qualificação profissional inicial composta de formação técnica geral e de formação técnica específica; e a formação para a participação cidadã. Os jovens recebem um auxílio de R$ 100 por mês condicionado a 75% de frequência nas atividades presenciais e a entrega de trabalhos pedagógicos.
Atualmente a coordenação do Projovem Urbano está sob responsabilidade do Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/SECADI. Desse modo o Programa passa a integrar a política educacional, sendo desenvolvido no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos em articulação com as políticas públicas de juventude.
Em Guamaré as matrículas estão sendo feitas na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório. O início das aulas está previstas ainda no mês de julho de 2015. 

GUAMARÉ FORMANDO EM REDE PARA A GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTES.

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, realizou no dia 14 (terça-feira) de Julho do corrente ano às 08:30h na Câmara Municipal de Guamaré/RN,  a Capacitação - CEDECA, e realização do III MÓDULO - FORMANDO EM REDE PARA A GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO A VSCA


Ministrada pela Casa Renascer – CEDECA, o qual possuiu o objetivo de apresentar aos Técnicos e Profissionais das Politicas Públicas de Assistência Social, Saúde, Educação, Esportes e demais entidades do Sistema de Garantia de Direitos – SGD a nível municipal, conhecimentos sobre o Plano Decenal de Enfrentamento a Violência contra Crianças e Adolescentes, como também a exposição dos Eixos e Objetivos do Plano Nacional de Enfretamento a Violência Sexual.



A referida Capacitação é de suma importância para a concretização de uma Politica Pública voltada para a temática da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes no município, como também desenvolver um processo formativo junto aos Profissionais da Rede de Atendimento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes – VSCA, visando assim à elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual cometida contra Crianças e Adolescentes.


Durante este momento de formação estiveram presentes a secretária de Assistência Marisa Rodrigues, bem como os Profissionais que trabalham a nível municipal na rede de atendimento voltada para crianças e adolescentes vitimas de Violência Sexual (Abuso/Exploração Sexual): Politicas Públicas de Assistência Social, Saúde, Educação, Esportes, Segurança Pública, Conselho Tutelar, CMDCA, e adolescentes que compõe o Núcleo de Participação de Desenvolvimento dos Adolescentes – NUCA.


O III Módulo da capacitação foi Ministrada pelos seguintes Profissionais do CEDECA: Ângela Gertrudes Kung - Psicóloga do CEDECA Casa Renascer, Fabiana Damasceno Galvão - Assessora de Projetos e Relatórios do CEDECA Casa Renascer e Sayonara Dias – Coordenadora Politico-Pedagógica do CEDECA Casa Renascer.


Após a exposição da temática pertinente a capacitação, foram constituídos Grupos de Trabalho para a discussão dos Eixos norteadores da construção do Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes - VSCA, os quais estão compostos por cada integrante do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, e em seguida ocorreu a apresentação de propostas dos Grupos por cada Eixo.


Este processo de formação culminará com o Plano Municipal, e a próxima etapa será realizada na Sede do CEDECA – Casa Renascer em Natal/RN, com os Coordenadores dos Eixos trabalhos neste 


III MÓDULO, ou seja, os representantes envolvidos no Sistema de Garantia de Direitos, para a de Construção do Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes do município de Guamaré/RN.



SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE GUAMARÉ PROMOVE A INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA DOS CATADORES

A Prefeitura Municipal de Guamaré/RN, em parceria com a Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social – SETHAS/RN, através de acordo firmado com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar – FUNDEP, trouxeram para o município o “Projeto Inclusão Socioprodutiva de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis do Rio Grande do Norte”, cujo objetivo é contribuir para inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis atuantes no município, bem como seus familiares, no intuito de fomentar empreendimentos econômicos solidários.


A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, por meio dos setores CRAS/Centro e ACESSUAS Trabalho, cumpriram a primeira etapa do Projeto, que tinha por objetivos: identificar, sensibilizar e cadastrar os catadores e seus familiares. Tal identificação teve como subsídio o acompanhamento dos catadores já realizado pelo CRAS/Centro, tendo como base o público inscrito no Cadastro Único/PBF. 


A mobilização ocorreu nas localidades do Morro do Judas e Quilombo, comunidades onde residem a maioria dos catadores atuantes em Guamaré, e cuja identificação está voltada para o trabalho social coletivo, sendo, preferencialmente, público elegível ao processo de credenciamento para Agente Mobilizador.


Feita essa busca ativa, a equipe do CRAS/Centro foi diretamente ao lixão, junto com a equipe ACESSUAS Trabalho, para mobilizar todos os trabalhadores à reunião realizada no dia 10 de maio 


de 2015, na Sala de Multiuso do CRAS/Centro, às 19h, visando informá-los acerca do Credenciamento e Processo Seletivo de Agentes Mobilizadores de Desenvolvimento Solidário/Mobilizadores Sociais (Edital 04/2015), referente ao Projeto de Inclusão Socioprodutiva.


Na ocasião, as duas equipes falaram brevemente sobre os objetivos do Projeto, bem como o caráter seletivo do mesmo, ou seja, nem todos seriam contemplados, mas haveria uma seleção, realizada pela 


própria FUNDEP, que acarretaria na capacitação e provimento de uma bolsa no valor de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) para o candidato selecionado. A reunião contou com a presença de 15 (quinze) trabalhadores, entre os catadores e seus familiares


16 de julho de 2015

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA A ENTREGA DOS NOVOS CARTÕES DO RENDA CIDADÃ

A Secretaria Municipal de Assistência Social através do Setor de Benefícios e Serviço estará realizando no período de 16 a 24 de Julho de 2015, a entrega dos novos cartões do Programa Renda Cidadã.



O Programa Renda Cidadã – Lei 647/2015 – Tem por objetivo principal atender famílias em situação de extrema pobreza, com iminentes riscos sociais e econômicos, com fim do exercício da cidadania.
A entrega dos Cartões com um novo layout será realizado nas comunidades do nosso município de acordo com o quadro abaixo.

CRONOGRAMA PARA A ENTREGA DOS NOVOS CARTÕES DO PRC


         LOCALIDADES
LOCAL DA ENTREGA
DIA/HORÁRIO

Lagoa Doce e Mangue Seco I


Balneário de Lagoa Doce




16 de Julho
Ás 08hs
Quinta Feira
Mangue Seco II
Casa de Sandra
16 de Julho
Ás 14hs
Quinta Feira

Lagoa de Baixo


Ginásio Poliesportivo
17 de Julho
Ás 08hs
Sexta feira
Baixa da Jurema e Quilombo


Casa do PSF


17 de Julho
Ás 14hs
Sexta feira
Lagoa Seca
Igreja Católica
20 de Julho
Ás 08hs
Segunda Feira
Santa Maria III
Prédio da Associação
20 de Julho
Ás 14hs
Segunda Feira
Salina da Cruz e Ponta de Salina
Ginásio Poliesportivo 
21 de Julho
As 14hs
Terça Feira
Centro - Guamaré
Toca da Raposa
22 de Julho
Das 08hs às 16hs
Quarta Feira
Baixa do Meio
Quadra da Escola Maria Madalena
23 de julho
Das 08hs às 16hs
Quinta Feira
Umarizeiro
Casa do Mais Educação
24 de julho
As 08hs
Sexta Feira
Santa Paz
Quadra Poliesportiva
24 de Julho
As 14hs
Sexta Feira
Nova Jerusalém
Casa de Geraldo Raposa
24 de Julho
As 16hs
Sexta Feira