quarta-feira, 26 de agosto de 2015

SUBCOMISSÃO DE MOBILIZAÇÃO REALIZA OFICINA DAS AÇÕES DA SEMANA DO PRÉ-EVENTO Á III SEMANA DO BEBÊ DE GUAMARÉ.

As ações realizadas nesta semana que antecede a semana do bebê é uma orientação recomendada do UNICEF como estratégia de mobilização social e têm o propósito de induzir não só as mães de crianças de 0 a 6 anos (primeira infância) e gestantes,  mas a adesão da população, autoridades, organizações da sociedade civil, SGD, empresas, mídia, adolescentes, grupos religiosos, gestores e técnicos inseridos nas políticas públicas na conquista do selo UNICEF Edição 2013-2016, para participarem da semana do Bebê e propõe o engajamento de todos os segmentos indispensáveis para o sucesso dessa iniciativa, na garantia e eficiência no acesso aos direitos para cada criança e adolescente, sem distinção de cor, gênero, ou situação socioeconômica.


A oficina aconteceu na sala de reunião da Secretaria de Assistência Social, no dia 25 de agosto de 2015, e teve como objetivo unir as ideias e construir junto a educação, saúde, esporte NUCA, durante os dias 28/09 a 02/10 uma semana de mobilização nas localidades de: Santa Maria III; Santa Paz, Baixa do Meio, Encruzilhada; Nova Jerusalém; Umarizeiro, Lagoa Doce/ Mangue Seco I e II; Lagoa de Baixo, Lagoa Seca; Quilombo; Morro do Judas, Ponta de Salina; Salina da Cruz e Guamaré e em todas as Instituições Públicas que atendem as crianças com essa faixa etária.

A estratégia que será usada é de divulgar de forma lúdica e interativa as atividades que acontecerão na III Semana do Bebê no município de Guamaré, através de panfletagem, carro de som, “Trupe da alegria” nas ruas das comunidades, abordagem nas escolas, bares restaurantes, comércios, etc. As ações serão distribuídas por setor e localidade.

Participaram da ação, Jocilda Dantas – Mobilizadora pela área da Assistência Social; Goretti - Mobilizadora pela área da Educação; Rayanne - Mobilizadora pela área da Saúde; Hairton (Adolescente do NUCA) e Secretaria de Esporte realizou simultaneamente uma reunião interna, coordenada pela Secretária Larissa.


No final todos levaram o projeto do pré – evento e cada secretaria fará a mobilização e divulgação da programação da III Semana do Bebê interna, através de palestras com funcionários do ensino médio e superior, também através de grupos atendidos nas unidades de saúde, CRAS, e será feita de forma lúdica (NUCA) uma mobilização nas escolas de ensino infantil do município. 

DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

É na Educação Infantil que se constrói a base para o desenvolvimento integral de nossas crianças. A Prefeitura Municipal de Guamaré celebra esta data com o reconhecimento do compromisso do Prefeito Hélio com a Educação Básica do município.


O município conta com cinco instituições de Educação Infantil, estendendo esse atendimento nas demais escolas da zona rural, garantindo o direito de toda criança estudar o mais próximo de sua residência.

O prefeito Hélio parabeniza todos os profissionais que trabalham direta e indiretamente com a Educação Infantil do Município.

COMISSÃO EXECUTIVA DA SEMANA DO BEBÊ REALIZA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO.

Neste dia (24), pela manhã foi realizada uma reunião de Planejamento para Semana do Bebê 2015, que terá o tema: “Guamaré cuidando da Primeira Infância” e Subtema – “Responsabilidade de todos: Família, Estado e Sociedade”.


Estiveram presentes à Comissão Executiva da Semana do Bebê, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Dra. Edna Fernandes (REPI RN – Rede Estadual da 1a. Infância do Rio Grande do Norte). 


A Semana do Bebê de Guamaré, será realizado no período de 05 a 12/10/2015.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

GUAMARÉ ESTRUTURA O FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA – FIA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guamaré, através da Presidente e demais conselheiros, vem desenvolvendo a estruturação dos mecanismos institucionais, para fortalecer o controle social no âmbito da atenção das politicas pública voltadas para crianças e adolescentes do município.


A estruturação do Fundo da Infância e da Adolescência – FIA pelo decreto nº 025/2015, sancionado pelo o prefeito Hélio Willamy, no que dispõe sobre a regulamentação do fundo especial, criado na lei municipal nº 454/2010 e que tem por objetivo facilitar a captação, o repasse e a aplicação dos recursos destinados exclusivamente a implantação das ações de programas de atendimento a crianças, adolescentes e as suas respectivas famílias.


À tarde na casa dos conselhos a convite da presidente do CMAS – Marisa Rodrigues, o gestor e consultor do FIA – João Valério Alves Neto, da cidade de Apodi, participou da reunião e fez uma exposição dos conselhos e a captação dos recursos de pessoa física e pessoa jurídica.

Na oportunidade a presidente Marisa criou um grupo de trabalho para elaborar as prerrogativas da instituição de uma comissão especifica para atuar na inscrição, aprovação e acompanhamento de entidades públicas e privadas, que se habilitarão de acordo com o edital no acesso aos recursos.


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

REPRESENTAÇÃO DA COMISSÃO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

A Comissão Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual contra Criança e Adolescente de Guamaré se reuniu em Natal no dia 11 de agosto no CEDECA para avaliação dos eixos do Plano de Enfrentamento a Violência Sexual contra Criança e Adolescente, todos Unidos para garantir a efetivação dos direitos.


O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDECA Casa Renascer é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 02 de janeiro de 1991, com sede e foro na cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. O CEDECA Casa Renascer tem como prioridade a ampliação e o fortalecimento do controle social sobre as políticas públicas de promoção dos direitos de crianças e adolescentes, bem como garantir sua proteção jurídico-social nos casos onde haja situação de violência sexual.

Ação social ‘Saúde Sem Limites’ chega à zona rural de Guamaré.

“Mutirão da secretaria de saúde leva atendimento em exames, consultas médicas, palestras na zona rural do município”.


A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria de Saúde, e ESFs do município, promoveram durante todo dia de hoje (12), a ação social “Saúde sem Limites”, em comemoração ao Dia Nacional da Saúde “Dia “D” de promoção à saúde e prevenção de doenças” na zona rural do município.




Foi o dia inteiro com vários profissionais e especialistas atendendo as famílias das comunidades do Morro do Judas, Quilombo, Ponta de Salina e Lagoa Seca, com ações educativas e preventivas  para os moradores.



Os profissionais dos ESFs realizaram exames de Aferição de pressão, peso e altura, Glicemia Capilar, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C, consulta médica, C e D, avaliação odontológica, e aplicação de flúor, pré-natal, avaliação nutricional, avaliação fonoaudiologia, educação sem saúde mental, saúde sexual e reprodutiva, realização de citológico, vacinação, busca ativa de hanseníase e tuberculose e espaço de beleza.



O secretário de saúde Adriano Diógenes, participou da ação juntamente com todos os diretores e profissionais dos ESFs do município. Ele falou da importância da participação da população em cuidar da sua saúde.



Disse ainda que a secretaria além de ter o hospital e os EFSs para atender a população, equipes da secretaria ainda vai levar atendimento onde o povo está, como estamos levando hoje aqui as famílias do Morro do Judas, Quilombo, Ponta de Salina e Lagoa seca. 




O apoio da prefeitura de Guamaré na pessoa do prefeito Hélio Miranda tem sido de suma importância para a população para as ações acontecerem. Concluiu.







Ao todo entre crianças e adultos “cerca de 300 pessoas”, foram atendidas com os serviços básicos de saúde oferecidos durante todo o dia, pela Secretaria Municipal de Saúde, através dos ESFs do município que trabalharam em conjunto nesta ação.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

RESULTADO DA NUMERAÇÃO DOS CANDIDATOS PARA O PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DO CONSELHO TUTELAR DE GUAMARÉ.

Considerando que o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), no exercício da competência que lhe fora outorgada nos termos do art. 2º, da Lei 8.242/91 para elaborar normas gerais da política nacional de atendimento à criança e adolescente, editou a Resolução 170/2014, a qual estabeleceu, dentre outras temáticas, diretrizes a serem observadas por ocasião do processo de escolha unificado dos membros do Conselho Tutelar em todo território nacional.


Considerando o que regula e disciplina o Edital 001/2015, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através da Coordenadoria da Comissão Eleitoral para escolha dos membros do conselho Tutelar de Guamaré/RN, no uso de suas atribuições legais resolve: Art. 1º Tornar público o resultado do sorteio da numeração dos candidatos para o Processo de escolha unificado do Conselho Tutelar de Guamaré conforme quadro abaixo:

 Nº DO CANDIDATO NOME DO CANDIDATO
18 ADAILTON PEREIRA DA SILVA
24 MARIA DAS DORES SIMÕES DE OLIVEIRA
26 EDSON DE ALBUQUERQUE MELO
30 CARLA RAIANE AMORIM DE SOUZA
32 ARYSON DA SILVA COSTA
34 ANA MARIA MODESTO DA SILVA SANTOS
35 MOZANIEL DO NASCIMENTO SANTOS
37 LINDOELMA BEZERRA DE OLIVEIRA
38 FRANCISCO DANIEL GOMES DA SILVA FERNANDES
39 ELIONAIDE MENDES AVELINO
41 FÁBIO MYCHEL BARBOSA SIMÃO
42 WITAMAR MENDONÇA DA SILVA
46 SILVIO ROBERTO CUNHA DA SILVA
47 MYRTHS SMYTH SILVA SOUZA
48 FRANCIS GREGORY DA SILVA SANTOS
49 GREYCE MARCAL DE MESQUITA SIQUEIRA


Art. 2º – Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação. Guamaré/RN, 06 de agosto de 2015. Marisa Rodrigues da Silva Presidente do CMDCA.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O 2º DIA DA VI CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL TEVE COMO OBJETIVO PROMOVER A CONSTRUÇÃO COLETIVA DAS PROPOSTAS DE AÇÕES DA POLÍTICA E DO PLANO DECENAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM GUAMARÉ

O evento teve inicio ás 7h do dia 05 de agosto de 2015, na Câmara Municipal de Vereadores, contou além dos trabalhadores do SUAS com uma grande participação de delegados escolhidos nos encontros preparatórios realizados nas comunidades de Guamaré, a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – Marisa Rodrigues e Maria Raimunda Nonata Cadó - Representante do Conselho Nacional de Assistência Social (Conselheira Nacional que representa no assento do CNAS as entidades de assistência social. Assistente Social e Cientista Social, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente participa do grupo de Estudos e Pesquisa “Trabalho, Ética e Direitos Humanos” no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, no Departamento de Serviço Social da UFRN, com a pesquisa de instituição Fé e Alegria, intitulada: Pobreza, Desigualdade Social e Violação de Direitos de Crianças, Adolescentes e Jovens nos bairros de Lagoa Azul e Felipe Camarão.



A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Secretária Municipal de Assistência Social: Marisa Rodrigues da Silva fez o pronunciamento de abertura das atividades. Em seguida a palestrante – Cadó falou sobre o SUAS: Reflexões a partir das cinco dimensões do tema da Conferência.





A formação dos grupos de discussões, considerando a necessidade de avaliar e propor diretrizes para a implementação da Política de Assistência Social no Município, 



teve como objetivo de realizar uma avaliação técnico-política do SUAS em cada esfera de governo, sob o ponto de vista dos diferentes segmentos envolvidos e a partir daí construir propostas para os próximos 10 anos. 






Depois das discussões houve uma pausa para o almoço (servido no local).


No retorno foram apresentadas as propostas, com a formação da plenária para apresentação das propostas de acordo com a discussão das dimensões, mediada por Luzmarina (assessora técnica).












Para finalizar ocorreu a eleição dos delegados que irão defender as propostas de Guamaré na Conferência Estadual de Assistência Social, deu por encerrada a VI Conferência Municipal de Assistência Social de Guamaré.