terça-feira, 27 de outubro de 2015

A INCANSÁVEL LUTA DE GUAMARÉ PELA CONQUISTA DO SELO UNICEF.

Desde assinatura do termo de adesão entre a prefeitura de Guamaré e a comissão do selo UNICEF na região nordeste, feita em de outubro de 2013 pelo o prefeito Hélio Miranda, que o município de Guamaré não mede esforços para conquistar o Selo UNICEF.

A partir desta data, o município vem realizando várias ações em prol da primeira infância como também o aprimoramento das políticas públicas assegurando as crianças a proteção, a saúde e uma educação de qualidade, promovendo a redução das desigualdades sociais no município.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

ENCERRAMENTO DO PÓS-ENCONTRO PROJETO ABRACE VIDAS – FAMÍLIA ACOLHEDORA

Teve início nesta quarta-feira (21/10) o Pós-encontro das Equipes técnicas dos Municípios que aderiram a Campanha Abrace Vidas. O Evento foi idealizado e promovido pelo Ministério Público em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social, ministrado pela promotora de justiça e coordenadora do CAOPIJF, Dra. Sandra Angélica Pereira Santiago.

Representantes dos Municípios que aderiram à Campanha Abrace Vidas

Além de Guamaré, participaram do Encontro os municípios de Apodí, São José de Mipibu, Lages, Parelhas, Mossoró, Portalegre Currais Novos, Viçosa, Jardim do Seridó, Tibau e Mossoró, que já se destacam na adesão à Campanha. Também participou o Governo do Estado através da SETHAS.

Dra. Sandra Angélica Pereira Santiago
Promotora de Justiça e Coordenadora do CAOPIJF
Na oportunidade, foram intensificadas as discussões acerca da implantação do Serviço nos municípios, troca de experiências e relatos dos avanços e entraves identificados por eles e a apresentação do fluxo de atendimento da família acolhedora.

Marisa Rodrigues
Secretária de Assistência Social

Durante o Encontro, também foi oportunizado aos participantes, realização de visitas institucionais à Unidade de Acolhimento Institucional Caminho do Lar e à Sede onde funciona o Serviço de Família Acolhedora no município. Mais uma vez, Guamaré foi elogiada por se encontrar em avançado estágio de implantação e execução do Serviço, já podendo contar inclusive com sede própria e equipe técnica e de apoio constituídas, de acordo com o que rege a Tipificação Nacional dos serviços socioassistenciais. 

Secretária de Assistência Social de Guamaré, Marisa Rodrigues;
Secretária de Assistência Social de Viçosa, Dalva Vieira
Secretária de Assistência Social de Apodí, Aloma Tereza;
Promotora de Justiça e Coordenadora do CAOPIJF Dra. Sandra Angélica

A Campanha ABRACE VIDAS é um projeto idealizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, empreendido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Infância, Juventude e Família (CAOPIJF), que visa fomentar junto aos municípios do RN a implantação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para crianças e adolescentes órfãos, abandonados ou afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva judicial e se apresenta como alternativa à institucionalização.


Equipe Técnica do Serviço de Família Acolhedora de Guamaré (Conceição Xavier – Assistente Social; Karina Brito – Coordenadora e Geíza Leoncio – Psicóloga) com a Dra. Sandra Angélica.

Na oportunidade a secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues destacou a importância e relevância do encontro para efetivação dos serviços de alta complexidade no âmbito do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte. Vamos a partir de agora iniciar uma grande mobilização e sensibilização da população para incentivar as famílias aderir ao serviço de acolhimento.

A SECRETARIA DE SAÚDE ATRAVÉS DOS ESFs I E II, REALIZARAM ATIVIDADES EXTRAS NA III SEMANA DO BEBÊ.


Intitulado Praça da alegria (CeD) crescimento e desenvolvimento da criança, foi realizado na III Semana do Bebê no dia 07/10/2015 às 16:00hs nos ESF- I e ESF-II. Na Estratégia da Família-I, no 




primeiro momento ocorreu uma palestra com o fisioterapeuta João Paulo: Teve dois focos, o primeiro foi em relação ao desenvolvimento psicomotor da criança, onde foi mostrado para as mães todas às 



fases do desenvolvimento e os eventos que marcam cada etapa, também foram mostrados na prática como as mães podem fazer para estimular a criança a desenvolver da maneira correta. O outro foi à 




postura, onde foi debatido diversas alterações posturais e os vícios de cada uma das presentes. Foram orientadas a cerca de várias posturas, começando pela melhor maneira de amamentar seu filho, até a melhor posição para dormir, perpassando por várias posturas do dia a dia.


Os dois ESFs realizaram brincadeiras com as crianças, tentando estimulá-las mais a uma maior prática de atividades físicas como: pula-corda, amarelinha, bambolê, rodas, vai e vem e outras, com brindes, entrega de livros educativos e lanche.




Contando com o apoio da educadora física Layla, das palhaças Pipoquinha (Maria de Pipoqueiro) e Pimentinha (Flávia) e toda equipe do ESF1.







Participação em média de 120 pessoas, entre mães, crianças, acompanhantes, convidados e profissionais da saúde.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

GUAMARÉ SEDIARÁ O PÓS ENCONTRO DO PROJETO ABRACE VIDAS E CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DE OUTROS GESTORES QUE ADERIRAM A CAMPANHA.


A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria de Assistência Social, aderiu a Campanha Abrace Vidas e atualmente se encontra em estágio avançado no tocante á implantação e execução do serviço após a equipe terem participado de capacitações e seminários relativos à temática.

O evento contará com cerca de 40 gestores e técnicos que aderiram à campanha e será coordenada pela a sua Excelência Dra. Sandra Angélica Pereira Santiago Promotora de Justiça e Coordenadora do CAOPIJF.

A Campanha Abrace Vidas é um projeto idealizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, empreendido pelo Centro de Apoio Operacional ás Promotorias de Infância, Juventude e Família (CAOPIJF), que visa fomentar junto aos municípios do RN a implantação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para crianças e adolescentes órfãos, abandonadas ou afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva judicial e se apresenta como alternativa á institucionalização, oferecendo uma opção mais humanizada para resguardar crianças e adolescentes, a fim de minimizar o sofrimento causado pelo afastamento do seu local e família de origem.

A modalidade de acolhimento faz parte dos Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.

Segue abaixo a programação dos dias 21 e 22 de outubro.

SS



domingo, 18 de outubro de 2015

GUAMARÉ DECOROU ESPAÇOS PÚBLICOS, PRAÇAS E MONTOU UMA GRANDE ESTRUTURA PARA A REALIZAÇÃO DA III SEMANA DO BEBÊ.

O centro da cidade, secretarias, escolas e a sede da prefeitura, foram todos decorados com; pinturas na parede, quadros, papéis de parede, pelúcias, quartos infantis, brinquedos que nos remete a infância.


A Semana do Bebê de Guamaré teve atrações para toda a família. Na cidade da criança, os pais puderam acompanhar seus filhos que iam se divertir nos brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, cama elástica, distribuição de brindes e outros atrativos ou mesmo nos atendimentos nos estande.


A Semana do Bebê recebeu um grande público de pessoas entre palestrantes, visitantes e comunidade que foram participar das atividades propostas na programação.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Guamaré, que está toda decorada a caráter, alusiva a III Semana do Bebê.



As ações da Semana do Bebê são voltadas para crianças de 0 a 6 anos.



PREFEITO HÉLIO ENTREGA CHAVE DA CIDADE PARA BEBÊ PREFEITA NA EDIÇÃO 2015 E ENCERRA A III SEMANA DO BEBÊ COM FESTA PARA TODAS AS CRIANÇAS.


O prefeito Hélio Willamy, acompanhado da vice-prefeita Maria de Souza, da secretária de assistência social, Marisa Rodrigues, vereadores, demais secretários de governo, entregou a chave da cidade no 




início da segunda feira 12 de outubro, à primeira criança Ana Lara Bezerra, que estava nos braços da avó, ele nasceu na última terça-feira (07) no Hospital Manoel Lucas de Miranda, dentro da programação da III Semana do Bebê 2015. Simbolizando a “Bebê Prefeita UNICEF”, e recebeu toda a assistência necessária antes, durante e após o parto.


“Desde o momento que cheguei à unidade até a hora do parto tive um atendimento único e maravilhoso. Além dos bons cuidados durante o pré-natal que recebi no hospital, a atenção dos médicos e enfermeiros foi muito especial”, disse. Valéria.


Também acompanharam o momento a avó e a tia do bebê, “Não faltou nada para minha neta e nem para minha filha. Ana Lara veio com saúde e a hospital está de parabéns. Fiquei muito emocionada com o carinho do prefeito”, comemorou a avó materna.


Houve ainda a entrega de enxoval básico para o recém-nascido, além do acompanhamento da família da criança ao domicílio, onde no local a mãe e os familiares receberam mais orientações sobre amamentação para garantir mais saúde ao bebê.


A Semana do Bebê é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Guamaré com a parceria do Selo UNICEF, REPI-RN, Hipoglós, Pampers, RGE, UFRN, IF, DETRAN-RN, Banco do Brasil e Pastoral da Criança. É mais uma forma da gestão municipal demonstrar sua atenção e prioridade com a saúde materno-infantil, esclareceu a secretária Marisa Rodrigues.


O prefeito Hélio disse que a realização do evento cumpriu os objetivos propostos. O chefe do executivo classificou como um sucesso o evento, congratulando os participantes e organizadores pela empreitada e reforçando o compromisso da realização da IV Semana do Bebê em 2016, segundo o prefeito será bem melhor.


Prefeitura de Guamaré comemora o dia das crianças em grande estilo dentro da programação da III Semana do Bebê.

A data tão esperada pelas crianças foi comemorada em grande estilo, alegria e muita diversão na cidade da criança, montado na arena do conjunto Vila Maria, dentro da festa de encerramento da III Semana do Bebê 2015.


A prefeitura presenteou todas as crianças e ofereceu momentos de alegria durante todo o dia com uma vasta programação. Além da presença do prefeito Hélio e da vice-prefeita Maria de Souza, vereadores, secretários fizeram presente a festa das crianças.

A arena no conjunto Vila Maria, reuniu milhares de crianças na cidade da criança da sede e da zona rural do município.


Além de parque diversificado, presentes, lanches, picolés e guloseimas, a apresentação dos personagens cover do mundo encantado da Disney, fazendo um verdadeiro resgate as brincadeiras infantis.





O Prefeito Hélio fez questão de marcar presença no meio das crianças, afinal, já virou rotina à presença do prefeito em todos os eventos, dando um gás a mais de alegria a criançada. “Essa é uma 




data muito especial, pois estamos comemorando o dia de crianças que dão vida a nossa cidade. É maravilhoso ver o quanto elas estão se divertindo. Sinto-me muito feliz em contribuir para a realização de um momento como esses”, afirma.


No meio da arena, os palhaços fizeram o diferencial distribuindo doces e muitas alegrias, contagiaram as crianças com sua irreverência e criatividade.


Durante o evento, ainda foram disponibilizadas camas elásticas, pula-pula, piscinas de bolinhas, pintura facial e um tobogã inflável que fizeram a alegria da criançada. Além disso, a distribuição gratuita de água, picolé, algodão-doce, pirulitos, balas, pipocas e cachorro-quente.











A Guarda Municipal garantiu a ordem do evento, colocando todos seus efetivos distribuídos em vários pontos da arena.