sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Secretaria de Assistência Social realiza palestra e orientação com os beneficiários do Programa Subsídio Habitacional-PSH na localidade de Salina da Cruz.

Na tarde dessa quarta-feira (27), aconteceu o 1º encontro do projeto social de intervenção envolvendo as famílias beneficiárias do Programa Subsidio Habitacional – Salina da Cruz. 


O encontro foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, sendo representado pela assessora Walba e os profissionais do CRAS, o tema abordado foi a conscientização para com a importância do acompanhamento e informações do andamento das obras, tendo em vista que os encontros serão mensais, e todo mês será um tema diferente no decorrer do ano em vigência, houve a necessidade de explanar a enorme necessidade da participação dos mesmos em todas as reuniões.


Ao definir acompanhar significa conduzir a um objetivo, e esse acompanhamento no âmbito da Assistência Social vêm em forma de intervenção direcionada e compartilhada com as famílias, com intensão de promover a superação das vulnerabilidades e o enfrentamento dos riscos que limitam o exercício da cidadania. 


Sendo assim uma estratégia de defesa de direitos e promover reflexões sobre a realidade de cada um, onde possam refletir sobre sua realidade, construir novos projetos de vida e transformar suas relações com a perspectiva de transformação social com planejamento e participações para que tenham condições de vidas dignas, através da mediação de direitos para assim contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.


A palestra foi bem dialogada e teve muitas trocas de experiências onde os mesmos expuseram suas necessidades e observações para assim construir uma interação entre suas dificuldades e anseios.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

GUAMARÉ REALIZARÁ MOBILIZAÇÃO PRÉ-CARNAVAL CONTRA A VIOLÊNCIA E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL



A Prefeitura de Guamaré, através da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual da Criança e do Adolescente, irá realizar, nos dias 02 e 03 de fevereiro, a Mobilização Pré-Carnaval, a fim de conscientizar a população sobre a importância da denúncia como forma de proteger nossas crianças e adolescentes dos riscos de exploração e violência sexual.

A Campanha “Guamaré contra a Violência e Exploração Sexual Infantil” será feita tanto no Centro e arredores como em Baixa do Meio. 

O objetivo é sensibilizar a maior quantidade de pessoas, utilizando a Marca do Enfrentamento para demarcar os locais que são contra a prática da exploração sexual infantil, assumindo o compromisso de denunciar toda e qualquer atividade suspeita. Também será feita a Blitz da Conscientização, voltada mais para a população flutuante, que faz do município seu local de trabalho.

É importante que todos se unam para enfrentar esse mal silencioso, e a Prefeitura de Guamaré está de olho naqueles que ferem os direitos das nossas crianças e adolescentes!

COMEÇAM OS TRABALHOS PARA RETA FINAL DA CONQUISTA DO SELO UNICEF EM GUAMARÉ.

Nos dias 04 e 05 de janeiro de 2016, ocorreu na sala de reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, reuniões para dá início aos trabalhos da reta final da conquista do Selo Unicef no município de Guamaré. A reunião foi em dividida em dois momentos, na segunda foi realizada com representação da Secretaria de Educação e na terça com representação da secretaria de Saúde.


Os encontros foram presidido pela a Articuladora Municipal do Selo UNICEF, Secretária de Assistência Social e Presidente do CMDCA - Marisa Rodrigues da Silva, acompanhada da secretaria executiva – Kelly e do Assessor da secretaria de Assistência Social – Caio Farias e Secretário de Articulação Fabrício Morais.



O objetivo foi de avaliar os critérios das Ações Estratégicas do Plano de Ação, Linha de Base dos Indicadores e a validação dos documentos na Plataforma Virtual, requisitos fundamentais que a Gestão Municipal precisa cumprir para atingir as metas estabelecidas pelo Selo UNICEF Edição 2013-2016.

Na reunião realizada na segunda-feira, dia 25, com a Educação, estiveram presentes a senhora Goretti Dias (Secretária Adjunta de Educação), a senhora Geovânia Marinho (Coordenadora Pedagógica Central) e a senhora Jacqueline Fonseca (Representante do Departamento de Inspeção Escolar).


Onde se destacou pela área da Educação os avanços com relação à conclusão da Provinha Brasil, realizada em dezembro; o acesso a água de qualidade em todas as escolas; e a adaptação e reforma das escolas para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência. Outras ações serão concluídas ainda este ano, e serão discutidas durante o Encontro Pedagógico.

Nesta terça-feira, a reunião foi realizada com a Saúde, contando com as presenças do Secretário Municipal, senhor Francisco Adriano Holanda Diógenes, senhor Jarbas de Morais Paiva (Coordenador da Atenção Básica) e senhora Gabriela Beserra (Coordenadora de Epidemiologia).


Na fala do Secretário de Saúde Adriano as ações estão bastante avançadas, com 80% já concluídas, ressaltadas pelo Secretário Adriano que alguns percentuais apontados pelos indicadores superam a média do grupo.

A Articuladora fez um balanço das ações desenvolvidas até agora de forma positiva, embora tenhamos alguns desafios para superar, enfatizando a importância de continuar unindo esforços junto a todos os atores envolvidos no processo de atuação das Políticas Públicas para reverter este quadro em favor da criança e do adolescente.


A metodologia utilizada pelo Selo UNICEF vem contribuindo para o fortalecimento das Políticas Públicas desenvolvidas no município, e a Articuladora destaca que, desde que assumiu este compromisso, o Prefeito Hélio Willamy Miranda da Fonseca vem priorizando, em todas as áreas, a atenção, a defesa e a garantia dos direitos da criança e do adolescente, como meta da sua Gestão.

O Selo se caracteriza como reconhecimento público aos municípios que mais se destacaram na garantia dos direitos e na redução de desigualdades que afetam crianças e adolescentes.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, ATRAVÉS DO ASSESSUAS TRABALHO, INICIA CURSOS DO PRONATEC, PRIORIZANDO O PÚBLICO MULHERES MIL.

A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, junto à equipe ACESSUAS Trabalho, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, através dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e as Escolas Técnicas vinculadas as Universidades Federais, oferecerá três cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), a partir do dia 23/01/2016 (sábado) em Guamaré. Em meados de setembro de 2015, a Equipe que compõe o Programa ACESSUAS Trabalho do município, coordenado pela assistente social Juliana Oliveira iniciou as inscrições referentes aos três cursos contemplados pelo Governo Federal, os quais serão oferecidos pela Gestão Municipal, sendo eles: Preparador de Doces e Conservas (EAJ), Artesão em Cerâmica (EAJ) e Preparador de Pescado (IFRN – Macau). Os cursos tiveram grandes demanda e interesse pela população. Os mesmos pertencem ao Programa Mulheres Mil, estando integrado ao PRONATEC/BSM.


O Pronatec/BSM Mulheres Mil amplia a oferta de qualificação profissional às mulheres mais pobres, em especial às beneficiárias do Programa Bolsa Família, que no ano de 2015 em Guamaré foram contempladas 120 mulheres. Para melhor atender o público alvo a participar dos Cursos oferecidos pelo município, fez-se necessário, manter ações articuladas e intersetoriais com a Rede Socioassistencial (CRAS/CREAS) e grande apoio da Colônia dos Pescadores, no que corresponde ao Curso de Preparador de Pescado (IFRN Macau). Para o Curso de Artesã em Cerâmica houve grande demanda pelos Artesãos do município, público elegível, tenho em vista, pertencer ao grupo de famílias tradicionais, onde os mesmos, irão aprimorar as experiências, mediante conteúdos teóricos e práticos.


Para cada curso foram ofertadas (20) vagas. O curso de Preparador de Doces e Conservas (EAJ) teve a maior procura pelas mulheres, tendo sido realizadas (58) cinquenta e oito inscrições; Para o curso de Artesã em Cerâmica (EAJ), foram realizadas (25) vinte e cinco inscrições e o Curso de Preparador de Pescado (IFRN Macau), contou também com (25) vinte e cinco inscrições, totalizando um quantitativo de (108) cento e oito inscrições, referentes aos três cursos. Secretaria de Assistência Social inicia cursos do Pronatec, priorizando o público mulheres mil. Os cursos contemplarão o público alvo (mulheres) de diversas localidades do município: Santa Maria III; Baixa do Meio; Nova Jerusalém; Umarizeiro; Lagoa de Baixo; Lagoa Seca; Quilombo; Salina da Cruz; Centro Guamaré.


Em virtude da redução de cursos ofertados pelo Governo Federal, a Equipe Acessuas Trabalho já vem mantendo articulação com demais parceiros, na possibilidade de oferecer novos cursos para a população guamareense, tendo em vista, o demasiado interesse e procura de pessoas pelos cursos. Segundo a Secretaria de Assistência Social, Marisa Rodrigues, no ano de 2016 pretende-se atender as mulheres em situação de maior vulnerabilidade, qualificando-as profissionalmente, a fim de ampliar suas oportunidades de acesso e de mobilidade no mercado de trabalho e assim minimizando as consequências decorrentes da grande crise econômica em que se passa o País.

sábado, 16 de janeiro de 2016

“NAS FÉRIAS COM O PROERD" EM GUAMARÉ‏

A Prefeitura Municipal de Guamaré e Polícia Militar, através da Secretaria de Educação realizarão a 7ª. Edição do “NAS FÉRIAS COM O PROED” e convidam os alunos de 07 a 14 anos de idade para participarem.



Criançada fique atenta à data e horário de sua comunidade (o local será sempre uma escola municipal):

19 de janeiro as 08h00min – Lagoa de Baixo
19 de janeiro as 14h00min – Santa Maria III
20 de janeiro as 08h00min – Lagoa Doce e Mangue Seco II
20 de janeiro as 14h00min – Santa Paz
21 de janeiro as 08h00min – Umarizeiro
21 de janeiro as 14h00min – Baixa do Meio – MMS

Inscrições: Secretaria Municipal de Educação – 3525 2975


terça-feira, 12 de janeiro de 2016

VACINAÇÃO INFANTIL: O QUE MUDOU NO CALENDÁRIO DE IMUNIZAÇÃO PARA 2016

O Ministério da Saúde anunciou alterações nas doses de reforço das vacinas contra meningite e pneumonia e no esquema vacinal da poliomielite e da hepatite A.


O novo ano já começou com novidades no mundo das vacinas: nesta terça-feira (5), o Ministério da Saúde anunciou mudanças no Calendário Nacional de Vacinação. Elas entraram em vigor no dia 4 e valem para postos de saúde de todo o país. "Sempre que temos uma mudança na situação epidemiológica, nas indicações ou na incorporação de novas vacinas, fazemos modificações no calendário", justifica o secretário de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi.  

A maior parte das alterações envolve imunizantes administrados em bebês. Confira a seguir:

Pneumonia


A partir de agora, a vacina pneumocócica 10 valente será aplicada em duas doses (aos 2 e aos 4 meses de vida), seguida de um reforço preferencialmente aos 12 meses - mas que pode ser tomado até os 4 anos de idade. Segundo o ministério, estudos recentes mostram que esse modelo tem a mesma efetividade do que o esquema de três doses mais um reforço, adotado até então pelo sistema de saúde pública do Brasil.

Pólio


No novo calendário, a terceira dose da vacina contra a poliomielite, administrada aos 6 meses de vida, deixa de ser oral e passa a ser injetável, assim como as duas primeiras. Desse modo, as três aplicações iniciais do imunizante são feitas com a versão inativada, elaborada com vírus mortos. Isso reduz ainda mais os riscos de a criança desenvolver a doença, que leva à paralisia infantil. Vale lembrar que a vacina oral poliomielite (VOP) continua sendo utilizada como reforço aos 15 meses, aos 4 anos e anualmente durante a campanha nacional, voltada para os pequenos de 1 a 4 anos de idade.

Meningite


Em relação à vacina meningocócica C (conjugada) - que protege meninos e meninas contra infecções causadas pela bactéria meningococo C -, a mudança está no reforço. Antes, a dose extra era oferecida aos 15 meses; agora, ela deve ser dada aos 12. As primeiras doses continuam sendo feitas aos 3 e aos 5 meses de vida. 

Hepatite A


Em 2016, o esquema da vacina contra essa doença passará a ser feito em dose única, aos 15 meses de vida. Até então, a primeira dose do imunizante era aplicada quando o pequeno completasse 1 ano de idade e o reforço, depois de seis meses. 


O objetivo, segundo o ministério, é reduzir o número de vacinas injetáveis administradas e o desconforto que elas provocam. A pasta assegura que a mudança não comprometerá a eficácia do medicamento.