quarta-feira, 22 de junho de 2016

GUAMARÉ REALIZARÁ O I FÓRUM MUNICIPAL DO IDOSO


O Conselho e Fundo Municipal de Direitos da Pessoa Idosa – CMDI de Guamaré/RN, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/Centro, realizará nesta quarta-feira, 22 de junho de 2016, às 14h, o I Fórum Municipal do Idoso, que acontecerá na Plenária da Câmara Municipal de Guamaré. O Fórum é uma extensão das atividades desenvolvidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV voltado para população idosa, e ofertado pela Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS.

O objetivo do encontro é discutir a importância do Controle e Participação Social para garantia e efetivação de Direitos e exercício da Cidadania, tendo como público alvo os Conselheiros do CMDI e os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV dos CRAS de Guamaré e Baixa do Meio. Para facilitar o debate e fomentar a participação de todas as comunidades do município, foram convidados representantes de cada comunidade, usuários do Serviço de Convivência, além da presença dos próprios conselheiros – representantes maiores deste segmento.

Serão tratadas questões relevantes ao Controle e Participação Social da pessoa idosa, o desenvolvimento das políticas públicas para este segmento no município, e o papel do Ministério Público na defesa e efetivação desses direitos. Lembrando também que o Fórum é a finalização das atividades desenvolvidas durante a Semana do 15 de junho, dia mundial de Combate à Violência Contra o Idoso.

PROGRAMAÇÃO:


14h – Apresentação do CMDI

         Ciclo de debates:

1.    Palestrante: Marisa Rodrigues, Secretária Municipal de Assistência Social e Conselheira do CMDI de Guamaré/RN.
Tema: A Gestão Municipal na Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa
Objetivo: Apresentar a política de Assistência Social, voltada para garantia e efetivação dos direitos da pessoa idosa.

2.    Palestrante: Adna de Souza Martins, Coordenadora dos Direitos Humanos e Defesa das Minorias e Conselheira do CEDEPI/RN.
Tema: O papel dos Conselhos Estadual e Municipal de Direitos do Idoso na Promoção da Cidadania
Objetivo: Apresentar o papel dos Conselhos Municipal e Estadual como órgão de referência na Participação e Controle Social.

3.    Palestrante: Paulo Pimentel, Promotor da Comarca de João Câmara/RN.
Tema: Atuação do Ministério Público em Defesa da Pessoa Idosa
Objetivo: Apresentar o papel do Ministério Público na defesa dos direitos da pessoa idosa.


4.    Encerramento: 16h30min – Café da tarde.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Prefeitura Municipal de Guamaré, Secretaria de Assistência Social, através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realiza atividade com o grupo de gestantes do CRAS.


O CRAS do centro realizou uma atividade com as gestantes, sob o comando da presidente das artesãs – Rosângela, que realizou a oficina junto as gestante de reciclagem com caixas de leite, cujo objetivo é possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades; Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários. 


O que é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)


Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. 


Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.



quarta-feira, 8 de junho de 2016

GUAMARÉ REALIZA II FÓRUM COMUNITÁRIO – RETA FINAL DO SELO UNICEF!


Guamaré realizou nessa segunda-feira, 06 de junho de 2016, seu II Fórum Comunitário, pré-requisito final para conquista do Selo UNICEF. O evento aconteceu concomitantemente na Plenária da Câmara Municipal e na Rua do Centro Administrativo, onde foi realizada a Feira de Ações Estratégicas.



Na Feira, foram apresentadas as ações da Saúde, com a Caderneta do Adolescente; a trajetória de formação do Núcleo de Cidadania do Adolescente – NUCA; a construção e implantação do Plano Municipal pela Primeira Infância – PMPI,













através da Assistência Social; projetos de permanência na escola, através da Educação; ações e projetos de esporte educacional e inclusivo, e Semana do Bebê de Guamaré, que este ano já ganhou a segunda placa de reconhecimento na III Mostra Internacional da Semana do Bebê.










A feira foi realizada em barracas ao ar livre, e os convidados e população em geral podiam conhecer as políticas desenvolvidas no município nos últimos três anos de adesão ao Selo, além de “priorizar” – simbolicamente com a moeda do milho! – as melhores ações para serem apresentadas na Assembleia do Fórum. 


As políticas escolhidas foram Educação, Assistência e NUCA. Durante a realização da Assembleia, a fala da Articuladora do Selo UNICEF, Marisa Rodrigues, fez uma breve retrospectiva das 27 Ações Estratégicas e destacou os avanços e desafios do município através dos dados de acompanhamento cedidos pelo próprio UNICEF e órgãos federais.








Após, as ações mais votadas foram apresentadas ao público, que tirou dúvidas diretamente com os articuladores dos projetos. Por fim, a Mediadora do Selo Unicef, senhora Kátia Pontes, teceu um breve comentário sobre Guamaré, destacando que havia gostado muito da acolhida na cidade, encontrando organização e envolvimento por parte da administração e dos atores das políticas públicas na atenção da criança e adolescente e que era apenas um pequeno tijolo na construção do Selo.



           
Em seguida, houve destaque para as falas do vereador Ednor Albuquerque, que parabenizou os adolescentes do NUCA pelo trabalho de mobilização realizado no município, o salto de qualidade nos serviços oferecidos, o Projeto Família Acolhedora e a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, do qual ele faz parte.




Por fim, o prefeito Hélio Willamy, que acompanhou todo o Fórum, agradeceu a todos os envolvidos e disse estar orgulhoso da participação da população que vem compreendendo o esforço e o empenho da gestão na seriedade com o que trata a criança e o adolescente, que estava participando da reta final para conquista do Selo UNICEF e enfatizou que através das ações estratégicas, o seu governo tem feito a criança e adolescente prioridade absoluta das políticas públicas, trazendo melhorias e desenvolvimento para todos.



Destacou que a prioridade da Gestão é a população, e que o bem para o povo de Guamaré era maior que qualquer gestor. O fim do evento contou com uma surpresa agradável para um dos adolescentes do NUCA, Daniel, que completou 13 anos. A Comissão Intersetorial não deixou a data em branco, e organizou uma pequena surpresa para o jovem, com direito a bolo e parabéns por todos os gestores e articuladores municipais.