quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Capacitação a conselheiros em Guamaré finaliza edição


Como uma formação extra aos conselheiros tutelares e de direito, o município de Guamaré realizou na última quarta-feira do dia (17) do ano em curso, o último módulo de capacitação, ainda seguindo o tema "Fluxo de Redes". Resgatando a construção das discussões no encontro anterior, os participantes trouxeram duvidas, questões e encaminhamentos referentes ao Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

Com a presença de profissionais da educação, saúde e assistência, a formação garantiu a continuação da construção do fluxo coletivo, trazendo os limites e as possibilidades do município. A parir de toda a discussão referente ao fluxo, o debate trouxe também a relação da Rede com o sistema judiciário e como articular um diálogo para a garantia de direitos.


Apresentando também instrumentais que permitem a referência e a contra-referência desse fluxo, por fim, os profissionais elaboraram uma minuta descrevendo todo processo da formação nesses quatro encontros no município. Pactuando os encaminhamentos em conjunto, essa minuta será levada ao CMDCA de Guamaré e apresentado junto a gestão.



Também nessa minuta foi convencionado a criação de uma comissão intersetorial, com representantes de cada área (CRAS, CREAS, educação e saúde), nos quais terão a responsabilidade de garantir a efetivação da Rede e do SGD no município, através de estudos de casos, encaminhamentos, e articulação com o judiciário e a gestão. 

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Guamaré Implanta o Marco Legal da Primeira Infância.


Aconteceu nesta sexta-feira (19), na Câmara Municipal de Guamaré, o Seminário Municipal do Marco Legal da primeira Infância, coordenado pela Frente Parlamentar pela Primeira Infância e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.







Os trabalhos foram abertos pelo Vereador Edinor Albuquerque e em seguida foram apresentados três falas em vídeos do Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, o Senador Garibaldi Alves Filho e o Deputado Estadual Hermano Morais, os quais parabenizaram a iniciativa do Município de Guamaré/RN pela gestão comprometida com a primeira Infância.





Posteriormente a palestrante Luzia Laffiti Torres, psicóloga com especialização em desenvolvimento infantil nas relações mãe-bebê, Superintendente do Instituto da Infância – IFAN e secretária executiva da Rede Nacional da Primeira Infância – RNPI, que abordou sobre a importância da implementação da Lei 13.257/2017, destacando que a lei do Marco Legal é propulsora para as questões da intersetorialidade e do orçamento e que amplia as  políticas públicas, marcando também, a participação da criança no centro do protagonismo.






Dando continuidade a programação a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e Secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues, ressaltou em sua fala os avanços e conquistas implementadas no município para a Infância, bem antes da Lei Federal entrar em vigor, fazendo um comparativo do que já foi efetivado no âmbito da Lei, resoluções, decretos, planos e programas municipais em consonância com o Marco Legal.


Concluindo sua fala, a Presidente do CMDCA convida os secretários Adriano Diógenes da saúde e a secretária da Educação Cinthya Katterinny, para entregar a Frente Parlamentar às propostas coordenadas e deliberadas pelo CMDCA de todas políticas voltadas para infância no município.




Um dos momentos marcantes do evento foi o Lançamento do Pacto pela primeira Infância, que deu inicio no ato administrativo no gabinete da presidência da Câmara municipal pelo Prefeito Hélio Willamy, o Vereador Edinor Albuquerque e a Presidente do CMDCA, Marisa Rodrigues, seguindo na plenária a assinatura das demais autoridades, conselheiros e técnicos integrantes das políticas públicas voltadas para a infância.



















No período da tarde, o Professor Lino Macêdo- Graduado em Pedagogia, Mestre, Doutor e livre docente em psicologia pela Universidade de São Paulo, Especialista na teoria de Piaget aplicada à Psicologia ou a Educação, no qual explanou sobre as Funções Executivas e Desenvolvimento Infantil, 


fez uma brilhante palestra para todos os técnicos da rede que atuam com a infância, destacando a importância dos adultos responsáveis pelo cuidado e educação das crianças expressarem neles e desenvolverem nelas os componentes das funções executivas graças as quais seus cérebros receberão 




os melhores estímulos e as melhores oportunidades de se tornarem adultos, tendo vivido uma infância feliz, cuidadosa e preparatória das ferramentas que qualificam a nossa vida pessoal, social e institucional.







Ao final das atividades o vice-presidente do CMDCA, André Bertoldo manifestou o compromisso do conselho no planejamento de atividades relacionadas às políticas da primeira infância e que se sente orgulhoso de constatar como cidadão Guamarense a dedicação e seriedade de todos nesse processo.