3 de abril de 2014

A Prefeitura Municipal de Guamaré Secretaria Municipal de Assistência Social através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA, promoveram a Semana do Bebê



A Prefeitura Municipal de Guamaré, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA realizaram a 1ªSemana do Bebê em Guamaré cujo tema “O Bebê e o mundo que o cerca”. O evento é uma iniciativa do UNICEF como estratégia de mobilização social em prol da primeira infância, uma vez que ao se investir nesta etapa do desenvolvimento, assegura ás crianças à proteção: à saúde, a educação e uma assistência de qualidade. Promovendo a redução das desigualdades sociais, incentivando um novo comportamento em relação às gestantes e aos bebês.


Para a preparação deste evento, o CMDCA constituiu uma Comissão Executiva composta pelas instituições: Prefeitura Municipal de Guamaré, CMDCA, Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Saúde, Turismo, Conselho Tutelar, e Pastoral da Criança.


Como estratégia de mobilização o CMDCA realizou durante a semana de 18 a 22 de Novembro, sensibilizações nas localidades e distritos do Município Assentamentos: Santa Paz, Santa Maria III, Umarizeiro, Encruzilhada, Nova Jerusalém, Lagoa de Baixo, Salina da Cruz, Mangue Seco I e II, Lagoa Doce, Salina da Cruz e Baixa do Meio.


A mobilização teve como objetivo de divulgar e articular a importância da participação de toda a comunidade nesta causa.
A Semana do Bebê, instituída pela Lei Municipal nº 609/2013 aconteceu entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro de 2013 com uma programação preparada de forma especial e atividades promovidas simultaneamente em todo o município.


O Prefeito de Guamaré, Hélio Willamy, sancionou a Lei Nº 609/2013, aprovada pela Câmara Municipal que Institui a Semana do Bebê do Município de Guamaré na segunda semana do mês de outubro de cada ano.


A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de 0 até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.


A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância. Cada município define a data e as atividades a serem realizadas, tais como: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário