7 de junho de 2014

GUAMARÉ REALIZARÁ PRIMEIRO ENCONTRO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA FORMAÇÃO DO NÚCLEO DE CIDADANIA DOS ADOLESCENTES.



Será realizado neste sábado (07 de junho) nas instalações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV em Lagoa Doce o 1º encontro com crianças e adolescentes, organizado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) Junto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, com o objetivo de divulgar a participação de Guamaré/RN no Selo Unicef – Município Aprovado – Edição 2013-2016. O Selo UNICEF Município Aprovado é uma estratégia do UNICEF realizada em parceria com os municípios do Semiárido Brasileiro, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes dessas regiões. 

Os municípios que se inscrevem no Selo assumem o compromisso de elaborar, em um processo participativo, um diagnóstico da situação da população de zero a 17 anos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam as meninas e meninos. Os municípios também se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os objetivos alcançados por meio de indicadores e de debates nos fóruns comunitários.

Para isso acontecer, a prefeitura mobiliza pessoas e organizações dos diversos setores, une esforços com a sociedade civil, famílias, adolescentes, escolas, comunidades, grupos religiosos e culturais, veículos de comunicação e empresas. O município se enche de vida e de entusiasmo para superar os desafios. O engajamento de todos os segmentos é indispensável para o sucesso dessa iniciativa em prol das crianças e adolescentes, diz o Prefeito Hélio que estará participando integralmente do evento.

Será discutido  com as crianças e adolescente presentes a importância da criação do NÚCLEO DE CIDADANIA DOS ADOLESCENTES – NUCA. A participação de adolescentes é um elemento crucial para o alcance dos objetivos do Selo. Trata- se de um direito fundamental e de um instrumento de geração de conhecimento e de oportunidades de desenvolvimento. A participação instiga a mobilização e o empenho dos adolescentes para a transformação de suas realidades, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades e para a superação das desigualdades e violações que afetam as suas vidas. A participação também é um caminho privilegiado para envolver os adolescentes no debate sobre políticas públicas que vão ajudar a fazer valer os seus direitos, descreve a Articuladora e Secretária de Assistência Social Marisa Rodrigues.

O UNICEF recomenda a implantação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), para que adolescentes possam refletir e discutir sobre a diversidade e as desigualdades do município, em termos de gênero, raça e etnia, deficiências, vida urbana e rural. O NUCA deve contribuir ainda para que eles se organizem em redes e sejam capacitados na Metodologia das Competências para a Vida, descrita em um material que foi oferecido pelo UNICEF.

AÇÃO: Formação para seleção dos adolescentes que irão compor o NUCA( Núcleo de Cidadania Adolescente).

PÚBLICO ALVO: Alunos, participantes de grupos de jovens, escoteiros, alunos dos projetos, grupos de igrejas.

ORGANIZADORES: SEMAS, CMDCA e GT1 -  Grupo de Trabalho Intersetorial Formação do Nuca, Atividades Lúdicas dos Fóruns e Lançamento do Selo.

COMPONENTES DO GT 1: Rita Anjos, Conselheira Sayonara, Conselheira Manoela, Fernando(adolescente) Secretária de Esporte Larissa, Conselheiro e Professor Adelson Goes, Tainara(adolescente) e Conselheiro Tutelar Silvio.

PROGRAMAÇÃO:

08:30h as 09:00h – Credenciamento.
09:00h as 09:20 – Café.
09:20h – Fala da articuladora do Selo Unicef – Marisa Rodrigues.
               Fala do Prefeito Hélio Willamy
09:40h – Dinâmica ” Ser adolescente onde moro”.
10:20h – Relaxamento jovem com a Professora Lili (ASPAM).
10:30h – Palestra: Selo Unicef é papo de adolescente (Professora Rita Anjos e Professor Adelson Goes).
11:00h – GTS – As Politicas Publicas do meu município para atingir os 08 objetivos do milênio (Mediadores: profissionais das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e Esportes).
12:00h – Almoço – lazer  com interação.
14:00h – Apresentação do NUCA – Marisa Rodrigues e os Adolescentes Fernando e Tainá.
15:00h – O Adolescente por dentro do SELO UNICEF.
15:20h – Painel das expectativas da Formação.

15:00h – Encerramento com a integração do NUCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário