29 de julho de 2014

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROMOVE A 2ª OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO SELO UNICEF – EDIÇÃO 2013/2016

Ocorreu no dia 17 de julho de 2014, no clube municipal a 2ª oficina de capacitação do selo UNICEF Edição 2013-2016, com técnicos das áreas da Assistência Social, Educação, Saúde e Esporte, o evento teve como objetivo a elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município.


A oficina ocorreu em dois momentos no primeiro momento a Articuladora municipal do selo UNICEF – Marisa Rodrigues agradeceu aos participantes pela a presença e ressaltou sobre a importância daquele momento, 



logo após a assessora técnica da Assistência Social Luzmarina Gouveia fez apresentação do que é diagnóstico e de como está os indicadores do nosso município. Em seguida a assistente Social Neide Pereira, relatou aos presentes os resultados dos pré-fóruns e as propostas em evidencias levantadas por cada comunidade.



Logo no início foi anunciado que o Fórum Comunitário de Guamaré será realizado no dia 13 de Agosto e a secretária de esportes do município Larissa Mayara falou dos projetos que já estão em andamentos e outros que estão por vir para beneficiar os moradores de Guamaré e de todos os seus distritos, tais como uma criação de uma comissão municipal de esportes; expansão dos projetos esportivos para Salina da Cruz; criação de novas quadras poliesportivas; criação do Complexo Esportivo Parque das Palmeiras em Guamaré e também a inclusão de pessoas com deficiências no esporte local, preparando-as até mesmo para competições.


Logo em seguida, foi à vez da secretária de educação do município Iracema Morais, falar sobre como anda a educação de Guamaré e foi mostrado em gráficos a aprovação/reprovação e abandono dos alunos da rede municipal de ensino. Foi falado também sobre a criação de novas escolas e ampliação e reformas das já existentes no município.


contou ainda com a participação de 12 adolescentes do NUCA e representantes das comunidades escolhidos nos pré fóruns.



A oficina contou também com a presença dos 04 gestores das politicas publicas: a secretária Municipal de Assistência Social Marisa Rodrigues da Silva; o secretário Municipal de saúde Adriano Holanda Diógenes; a secretária Municipal de Educação Iracema Morais e a secretária Municipal de esportes Larissa Mayara, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar, Comissão Organizadora e também com a ilustre presença do Excelentíssimo Prefeito Hélio Willamy, 



Depois, o coordenador de atenção básica Jarbas de Morais, da Secretaria Municipal de Saúde falou da criação de novas unidades de saúde, aquisição da carteira de saúde do adolescente, vacinas, pré-natal e outros serviços que a secretaria está prestando a população do município.


No segundo momento ocorreu à formação dos grupos por secretarias envolvidas com objetivo de estudar o diagnóstico de cada uma e visualizar os gargalos existentes que dificultam o cumprimento dos direitos e déficit dos indicadores. Após esta discussão os grupos apresentaram seu diagnóstico, pontuaram seus gargalos e a proposta de reversão dos mesmos.



Na fala do prefeito que na ocasião destacou a importância, das politicas públicas voltadas para proteção da criança e do adolescente no âmbito do seu governo,  


também destacou que estará envolvido em todo o processo, participando dos eventos e dando apoio e estruturação para reverter os quadros negativos dos indicadores na área da educação, saúde e assistência social bem como a construção de uma Política de Proteção Integral da Criança e do Adolescente, melhorando assim os índices de desenvolvimento humano das nossas crianças e adolescentes no nosso município.


Além do apoio aos secretários para o atingimento das reversões destes gargalos e a melhoria dos nossos indicadores, para que ao final da desta edição do selo possamos ser um município aprovado. 


O mesmo também cobrou o comprometimento de todos e que se buscasse soluções para os problemas levantados por todas as secretarias envolvidas no evento e que todas as secretarias se unissem em prol do bem estar dos munícipes de Guamaré.


Após a fala do prefeito, a secretária municipal de assistência social Marisa Rodrigues ao se pronunciar diz que para se conseguir o sucesso do trabalho iniciado na gestão, todos tem que arregaçar as mangas e trabalhar de uma forma coordenada e que as secretarias municipais tem que trabalhar em sintonia uma com as outras de uma forma a sanar eventuais falhas que venham a aparecer.


Para terminar foram feitas as considerações finais por parte dos secretários envolvidos e todos foram unânimes em dizer que a oficina foi um sucesso e que se depender da garra e da vontade de trabalhar em prol do município, proporcionando melhoria de vida a população guamareense, o selo UNICEF é nosso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário