segunda-feira, 14 de julho de 2014

FORMAÇÃO SOLENE DE POSSE DO NUCLÉO DE CIDADANIA DOS ADOLESCENTES – NUCA DE GUAMARÉ PERÍODO 2014 Á 2016.

A prefeitura Municipal de Guamaré, a Secretaria de Assistência Social, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promoveram na manhã desta sexta-feira, dia 11 de julho de 2014, na Câmara Municipal, a Formação Solene de Posse dos Adolescentes para o NUCA de Guamaré período 2014 á 2016. 
O evento foi realizado pelo GT1 (Grupo de Trabalho 1) sob a coordenação da Mobilizadora da área da educação – Rita Anjos, o Moderador, Conselheiro e Professor Adelson Góes a adolescente do NUCA Thaynara e o adolescente do NUCA – Fernando.

A programação teve inicio com a acolhida das 08:30h as 09:00h, logo após o facilitador Caio fez a abertura oficial do evento com o  Hino Nacional e logo em seguida a formação da mesa que foi composta pelo 


Prefeito Hélio Willamy, Secretária de Assistência Social e Articuladora do selo Unicef Marisa Rodrigues, O Secretário de Saúde Adriano Diógenes, A Secretária de Educação Iracema Morais e sua vice Gorete, 
A Vereadora Lisete Negreiros, O Vereador Ednor Albuquerque e A Presidente do Conselho Tutelar Mirtes. 

Além das autoridades presentes da mesa participaram também outros secretários municipais, Planejamento, Tributação, ex- vereadores Carlos Câmara e Rosendo, representantes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Crianças e Adolescentes-CMDCA; alunos; pais de alunos; diretores de escolas; professores; Jandir Candéas historiadora da referida cidade; facilitadores da área da Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte, e os 40 adolescentes escolhidos para comporem o NUCA.



Na sequência foi ouvido o hino nacional, seguida da fala das autoridades, e o cordelista Francisco de Betânia, que fez uma capela falando sobre o NUCA e recitou uma poesia sobre o selo UNICEF, onde foi muito aplaudido por todos os presentes.



Logo após a apresentação cultural a Secretária Marisa externou o seu contentamento com a formação dos 40 adolescentes onde a participação, 
discussão e envolvimento desses jovens nos debates sobre a diversidade e as desigualdades do município, em termos de Gênero, Raça e Etnia, Renda, Condição Pessoal, Território e Idade e sobre as políticas públicas que irão ajudar a fazer valer os seus direitos e anseios para uma vida digna.



A solenidade teve como objetivo a participação de adolescentes como elemento crucial para o alcance dos objetivos do Selo. 


O envolvimento dos jovens é também um caminho privilegiado para envolvê-los em debates sobre políticas públicas que vão ajudar a fazer valer os seus direitos, descreveu a Articuladora e Secretária de Assistência Social Marisa Rodrigues.



O UNICEF recomenda a implantação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), para que adolescentes possam refletir e discutir sobre a diversidade e as desigualdades do município.



O NUCA deve contribuir ainda para que eles se organizem em redes e sejam capacitados na Metodologia das Competências para a Vida, descrita em um material que foi oferecido pelo UNICEF


Na fala do Secretário Adriano e do Vereador Ednor é que Guamaré tem um gestor que quer cada vez mais acertar, e que, prioriza a participação popular para que os anseios da população sejam ouvidos e solucionados. Para isso acontecer, a prefeitura mobiliza pessoas e organizações dos diversos setores, une esforços com a sociedade civil, famílias, adolescentes, escolas, comunidades, grupos religiosos e culturais, veículos de comunicação e empresas com entusiasmo para superar os desafios.



A Coordenadora do grupo I e Mobilizadora da área da educação – Rita Anjos, e o Moderador, Conselheiro e Professor Adelson Góes apresentaram um vídeo para os presentes principalmente os adolescentes sobre o compromisso que os mesmos estavam assumindo a partir dali e as ações a serem realizadas nas diversas etapas do selo.



Foi chamado a frente o adolescente Fernando para fazer o juramento firmando o compromisso nas ações do selo para o município, na sequência foi ouvida a musica de autoria dos adolescentes do NUCA. Logo em seguida o Prefeito foi chamado para se pronunciar.



 O Prefeito Hélio em suas palavras disse que a formação e o engajamento dos adolescentes para o NUCA tratam – se de um direito fundamental e de um instrumento de geração de conhecimento e de oportunidades de desenvolvimento.




Em seu discurso o gestor municipal deixou claro que reconheceu a importância da adesão ao Selo UNICEF em 2013, e que a cada dia vem reconhecendo a dimensão desse trabalho, que é o de fortalecer o controle social e as políticas públicas do seu município. 




Enfatizou bem que gosta de apoiar as crianças e os adolescentes. Continuou se mostrando satisfeito e otimista, acreditando que sua equipe prestará um excelente serviço junto à população, pois os jovens estão sendo treinados para saberem identificar as necessidades de cada segmento da sociedade guamareense.




A participação instiga a formação e o empenho dos adolescentes para a transformação de suas realidades, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades e para a superação das desigualdades e violações que afetam as suas vidas. E para finalizar a sua fala deixou a secretária Marisa liberada na compra de instrumentos musicais para ajudar nas composições das músicas para o NUCA.


Para finalizar a solenidade foram chamadas as autoridades para fazerem as entregas dos certificados a todos os 40 adolescentes 

escolhidos através do voto popular nos pré – fóruns realizados em todas as comunidades e também na 1ª formação realizada no Balneário de Lagoa Doce na composição do NUCA no município de Guamaré.


O evento foi encerrado com a dança da “Ciranda” onde todos puderam se descontrair e depois foi servido um Cofee Brak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário