domingo, 13 de julho de 2014

PRÉ – FÓRUM COMUNITÁRIO É REALIZADO NAS COMUNIDADES DE LAGOA SECA, MORRO DO JUDAS E QUILOMBO.

A Prefeitura Municipal de Guamaré, Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA Realizou no dia 03 de Julho de 2014 na Escola José Tibúrcio o 5º Pré- Fórum Comunitário na comunidade de Lagoa Seca, Morro do Judas e Quilombo.


Estiveram presentes o GT 2 na coordenação de Neide, os representantes da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, Secretária Municipal de Assistência Social e Articuladora do selo UNICEF Marisa Rodrigues, Facilitadores da Educação, Saúde, Esporte, Conselho Municipal de Crianças e Adolescentes-CMDCA, o Moderador, Conselheiro e Professor Adelson Góes a adolescente do NUCA Thaynara e o adolescente do NUCA – Fernando. Além de alunos, educadores, pais de alunos, e adolescentes que formam o Núcleo de Crianças e Adolescentes-NUCA e toda a comunidade local.


Este Pré – Fórum é a continuação de uma maratona de visitas às comunidades do município, com o intuito de ouvir as reivindicações e os anseios dos adolescentes e da população de cada comunidade do município de Guamaré.


A abertura teve a fala de Marisa a Articuladora apresentando o selo UNICEF e também os objetivos dos Pré – Fóruns Comunitários na redução das desigualdades locais sob os temas: Gênero – Raça e Etnia - Renda - Condição Pessoal - Território  Idade.


Logo em seguida foi ouvido a música do NUCA criada por três adolescentes e como atração cultural ficou por conta do grupo de teatro da Escola Municipal Maria Madalena que fez uma belíssima apresentação arrancando aplausos do público.





Os grupos de trabalho foram divididos em 6 com ajuda dos facilitares da área da educação, saúde, esporte e assistência para tratarem as desigualdades vividas na comunidade.


Na apresentação das propostas dos grupos quase por unanimidade eram os mesmos anseios e as reivindicações que desejavam para a melhoria de crianças e adolescentes dessas localidades mais carentes de Guamaré.



um vídeo sobre as desigualdades sociais enfocando sobre o selo UNICEF e os objetivos dos Pré – Fóruns Comunitários na redução destas desigualdades na qual os grupos trabalharam com ajuda dos facilitares da área da educação, saúde, esporte e assistência sob os temas: Gênero – Raça e Etnia - Renda - Condição Pessoal - Território  Idade.





A Articuladora apresentou um vídeo sobre as desigualdades sociais enfocando as 06 desigualdades e os objetivos dos Pré – Fóruns Comunitários na redução destas desigualdades na qual os grupos trabalharam com ajuda dos facilitares da área da educação, saúde, esporte e assistência sob os temas: Gênero – Raça e Etnia - Renda - Condição Pessoal - Território  Idade.



Depois da apresentação da secretária, foram criados seis grupos temáticos, referenciando as desigualdades vividas de forma local.



Na apresentação das propostas dos grupos quase por unanimidade eram os mesmos anseios e as reivindicações que desejavam para a melhoria de Lagoa Seca, Morro do Judas e Quilombo.




Ao término da exposição das propostas a Coordenadora do GT 1 Neide Pereira fez a seleção de alguns representantes da comunidade para que através do voto popular pudessem escolher dois dos que mais representaria uma família do Bolsa Família e do adolescente para compor o NUCA.






No encerramento do evento a secretária de assistência social do município Marisa Rodrigues, falou o quanto foi proveitosa àquela noite e que ficava muito honrada com a acolhida e o desempenho e a participação maciça de todos os moradores daquela comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário