7 de setembro de 2014

2ª REUNIÃO TÉCNICA ORGANIZADORA PARA A 2ª SEMANA DO BEBÊ

Ocorreu no dia 04 de Setembro de 2014 às 14:00h, na sala de reunião da Secretaria de Assistência Social- SEMAS, uma reunião técnica com intuito de discutir e construir de forma setorial as propostas a serem apresentadas para as outras politicas públicas, sobre o pre´-evento e também a Programação da 2ª Semana do Bebê.


Estiveram presentes: Marisa Rodrigues da Silva – Secretária de Assistência Social, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Articuladora do Selo UNICEF, a Mobilizadora pela área da Assistência Social - Jocilda Maria Ferreira Dantas, a Coordenadora do CREAS - Patrícia Cristiane Palhares Lessa, a Psicóloga/CREAS - Ana Catarina Torres França, a Assistente Social CRAS/Baixa do Meio - Rosane Vicente Santos, Vigilância Socioassistencial - Caio Farias da Silva, a Coordenadora Casa de Passagem - Karina Maria de Brito G. Castro e a Coordenadora dos Serviços e Benefícios - Neide Pereira.

A articuladora do Selo UNICEF Sra. Marisa Rodrigues da Silva, deu início a reunião, agradecendo a presença de todos os Técnicos e mencionou que a programação da 2ª Semana do Bebê deve estar embasada nos desafios a serem contornados pelas politicas públicas (Assistência Social, Saúde e Educação); levando a faixa etária da 1ª Infância (0 a 06 anos).

Foi mencionado que os técnicos presentes neste encontro terão que se reunir para traçarem propostas, dentro das atribuições de cada programa e especificidade; como também será necessário o planejamento do Pré-evento, levando em conta os Objetivos do ODM e os Indicadores do Selo UNICEF e também buscar integrar as ações as localidades, analisar o que é importante ser trabalhado nas comunidades do município.

O público alvo será tirado do Cadastro Único, Bolsa Família e Renda Familiar. Sendo que a programação deverá estar embasada pelos desafios das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação. A Secretaria de esporte ficará na integração das ações, e que sejam como sugestão ações voltadas para a humanização do Parto Natural, juntamente com a saúde, e vendo a possibilidade de realizar um curso direcionado para as gestantes.

No decorrer da reunião surgiram algumas propostas de temas e subtemas para a 2ª Semana do Bebê, dentre elas: Crescendo com dignidade e Vida digna; Na garantia dos direitos da criança na 1ª Infância; A Infância que queremos em Guamaré; A primeira infância contribui para o desenvolvimento motor, cógnito e afetivo da criança e Bebê feliz é bebê em família.

O Tema escolhido para a apresentação na reunião intersetorial será: A Infância que queremos em Guamaré: Compromisso de Todos; Subtema: Direito á vida, à Proteção, á cuidar e educar.

As ações durante a referida semana serão realizadas nas localidades, regionalizando assim as atividades; estarão na programação às localidades de: Lagoa de Baixo, Lagoa Seca, Morro do Judas, Quilombo, Ponta de Salina, Salina da Cruz, Santa Maria III, Santa Paz, Baixa do Meio, Nova Jerusalém, Umarizeiro e Encruzilhada. E as ações macro deverão ser realizadas na Sede e Baixa do Meio/distrito.

Deverá ser incluída na programação: Ciclo de debates (Especialistas convidados para trabalhar os subtemas, recomendados pelo UNICEF); Ofícina com Ação do Juizado: Reconhecimento de Paternidade; discussão sobre Abuso e Exploração Sexual para os profissionais.

Ficou definido que na abertura será realizado o lançamento do Plano Municipal pela a 1ª Infância; lembrando que a programação deverá seguir os moldes da programação do ano passado, contida na descrição das ações.

As propostas das ações a serem apresentadas na reunião deverão estar contidas em formato de projeto, nos moldes da programação do ano passado e as alterações e inclusões deverão estar em Vermelho para uma melhor identificação dos presentes.

A 1ª Ofícina que ocorrerá no dia 11/09/2014 terá o objetivo de construir a programação da 2ª Semana do Bebê e as Estratégias para o Pré-Evento, em que o mesmo consistirá na sensibilização e mobilização nas comunidades sobre o tema da semana do bebê; sendo necessário o engajamento também das politicas públicas envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário