Ocorreu no dia
04 de Setembro de 2014 às 14:00h, na sala de reunião da Secretaria de
Assistência Social- SEMAS, uma reunião técnica com intuito de discutir e
construir de forma setorial as propostas a serem apresentadas para as outras
politicas públicas, sobre o pre´-evento e também a Programação da 2ª Semana do
Bebê.
Estiveram
presentes: Marisa Rodrigues da Silva – Secretária de Assistência Social,
Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Articuladora
do Selo UNICEF, a Mobilizadora pela área da Assistência Social - Jocilda Maria
Ferreira Dantas, a Coordenadora do CREAS - Patrícia Cristiane Palhares Lessa, a
Psicóloga/CREAS - Ana Catarina Torres França, a Assistente Social CRAS/Baixa do
Meio - Rosane Vicente Santos, Vigilância Socioassistencial - Caio Farias da
Silva, a Coordenadora Casa de Passagem - Karina Maria de Brito G. Castro e a Coordenadora
dos Serviços e Benefícios - Neide Pereira.
A articuladora
do Selo UNICEF Sra. Marisa Rodrigues da Silva, deu início a reunião,
agradecendo a presença de todos os Técnicos e mencionou que a programação da 2ª
Semana do Bebê deve estar embasada nos desafios a serem contornados pelas
politicas públicas (Assistência Social, Saúde e Educação); levando a faixa
etária da 1ª Infância (0 a 06 anos).
Foi mencionado
que os técnicos presentes neste encontro terão que se reunir para traçarem
propostas, dentro das atribuições de cada programa e especificidade; como
também será necessário o planejamento do Pré-evento, levando em conta os
Objetivos do ODM e os Indicadores do Selo UNICEF e também buscar integrar as
ações as localidades, analisar o que é importante ser trabalhado nas
comunidades do município.
O público alvo
será tirado do Cadastro Único, Bolsa Família e Renda Familiar. Sendo que a programação
deverá estar embasada pelos desafios das Secretarias de Assistência Social,
Saúde e Educação. A Secretaria de esporte ficará na integração das ações, e que
sejam como sugestão ações voltadas para a humanização do Parto Natural,
juntamente com a saúde, e vendo a possibilidade de realizar um curso
direcionado para as gestantes.
No decorrer da
reunião surgiram algumas propostas de temas e subtemas para a 2ª Semana do Bebê,
dentre elas: Crescendo com dignidade e Vida digna; Na garantia dos direitos da
criança na 1ª Infância; A Infância que queremos em Guamaré; A primeira infância
contribui para o desenvolvimento motor, cógnito e afetivo da criança e Bebê
feliz é bebê em família.
O Tema
escolhido para a apresentação na reunião intersetorial será: A Infância que
queremos em Guamaré: Compromisso de Todos; Subtema: Direito á vida, à Proteção,
á cuidar e educar.
As ações
durante a referida semana serão realizadas nas localidades, regionalizando
assim as atividades; estarão na programação às localidades de: Lagoa de Baixo,
Lagoa Seca, Morro do Judas, Quilombo, Ponta de Salina, Salina da Cruz, Santa
Maria III, Santa Paz, Baixa do Meio, Nova Jerusalém, Umarizeiro e Encruzilhada.
E as ações macro deverão ser realizadas na Sede e Baixa do Meio/distrito.
Deverá ser
incluída na programação: Ciclo de debates (Especialistas convidados para
trabalhar os subtemas, recomendados pelo UNICEF); Ofícina com Ação do Juizado:
Reconhecimento de Paternidade; discussão sobre Abuso e Exploração Sexual para
os profissionais.
Ficou definido
que na abertura será realizado o lançamento do Plano Municipal pela a 1ª Infância;
lembrando que a programação deverá seguir os moldes da programação do ano
passado, contida na descrição das ações.
As propostas
das ações a serem apresentadas na reunião deverão estar contidas em formato de
projeto, nos moldes da programação do ano passado e as alterações e inclusões
deverão estar em Vermelho para uma melhor identificação dos presentes.
A 1ª Ofícina que ocorrerá no
dia 11/09/2014 terá o objetivo de construir a programação da 2ª Semana do Bebê e as
Estratégias para o Pré-Evento, em que o mesmo consistirá na sensibilização e
mobilização nas comunidades sobre o tema da semana do bebê; sendo necessário o
engajamento também das politicas públicas envolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário