terça-feira, 9 de setembro de 2014

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZARÁ EVENTO PARA ARTESÃS E ARTESÃOS TEREM ACESSO À CARTEIRA NACIONAL


Amanhã, quarta-feira (10/09) a partir das 08 horas da manhã no Clube da Praia, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Guamaré (SEMAS), realizará evento em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social (SETHAS), para os artesãos terem acesso à carteira nacional do artesão.

A carteira de artesão faz parte do Cadastro Nacional de Artesanato do Ministério da Indústria e Comércio, sendo válida em todo o território nacional. Todos que realizam e confeccionam algo de forma manual, podem fazer a carteira do artesão. Com a aquisição da carteira, o artesão é isento do pagamento de impostos da sua produção, participa de feiras e exposições de artesanato, recebe apoio e incentivo do Governo e descontos na compra de materiais e insumos em diversas lojas.

Segundo a Secretária Marisa Rodrigues, este é mais um passo do Projeto “Capacitar e Empreender”, pois realizando o cadastro das artesãs e artesãos do município, a SEMAS irá incentivar os mesmos a se organizarem e fundarem uma associação, fortalecendo assim este grupo de trabalhadores.

No mês passado, uma comitiva do município de Guamaré, visitou o município de São José do Seridó, para conhecer várias experiências exitosas, como a experiência da Associação de Mulheres do Assentamento Seridó, que criam galinhas e peixes, e recentemente, através de parcerias com empresas privadas o município teve uma facção instalada na comunidade, gerando 30 empregos diretos.

“Conhecer experiências como a do Assentamento Seridó foi muito válida, pois tivemos a certeza que o Prefeito Hélio está no caminho certo, buscando sempre melhorias para o seu povo. Fazer este encontro com as artesãs e artesões, lhes proporcionando o apoio institucional que eles tanto precisam, será o primeiro passo de muitos eventos que realizaremos”, disse Marisa.

A Secretária Marisa lembrou que a SEMAS tem atuado junto aos artesãos e artesãs de Guamaré a participarem de feiras e divulgarem seus produtos.

“Artesãs, artesãos, pescadores, recicladores e assentados, são públicos prioritários da Assistência Social dentro do Projeto Empreender e Capacitar, pois desta forma iremos incluí-los no desenvolvimento econômico do nosso município”, completou Marisa.

Além de ter sua inscrição nacional para receberem a carteira nacional do artesão, todos terão também acesso a informações importantes sobre a importância do Associativismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário