21 de novembro de 2014

MOBILIZAÇÃO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM GUAMARÉ E BAIXA DO MEIO

Tema: Por uma infância sem racismo

Ocorreu no dia 20 de Novembro do ano em curso em Guamaré/sede e no distrito de Baixa do Meio nos horários matutino e vespertino, visitas nas escolas, objetivando fazer à mobilização e sensibilização sobre o Dia da Consciência Negra, cujo tema: Por uma infância sem racismo.


Esta ação foi coordenada pela secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através dos adolescentes do grupo do Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes-NUCA, juntamente com as Equipes técnicas dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS/Baixa do Meio e CRAS/ Guamaré, em Baixa do Meio ficou a frente da ação o Professor Adecio de Gois, e em Guamaré a Coordenadora do CRAS – Mércia e a parceria da secretaria de Educação para a realização desta campanha.


Na oportunidade, puderam contar com total apoio dos professores, coordenadores, secretários e demais funcionário das escolas (Centro de Educação Infantil Maria do Socorro de Melo,



Escola Estadual Nádia Maria Câmara e Escola Municipal Sebastiana Ricardo)



(Escola José Silvino de Oliveira, Escola Benvinda Nunes Teixeira, Centro Infantil Olindina Vieira de Melo e Escola Francisca Freire) assim, realizando uma mobilização e conscientização com as crianças das instituições visitadas.


Na ocasião, técnica de referência do CRAS/Baixa do Meio (Rosane Vicente e Professor Adecio de Gois), fez uma explanação da importância do DIA, com breve história, nos aspectos políticos, sociais e religiosos de nosso país. Ressaltando ainda, que é um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a inclusão em todos os aspectos a cultura afro-brasileira, porém, de forma clara com brincadeiras, perguntas e respostas, levando para o lado lúdico das crianças, assim obtendo maior compreensão por parte deles.


Em sequencia, teve apresentações culturais como capoeiras e pinturas simbolizando Paz, Amor, Harmonia, Respeito nas camisetas que foram dadas aos professores e diretores de cada escola.  


Contudo, esta campanha esta dentro do cronograma do selo Unicef no município, pois Guamaré esta concorrendo ao selo Unicef edição de 2013 - 2016, e o município está seguindo a risca toda a sequência das ações antes planejadas pela a articuladora - Marisa Rodrigues, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e as comissões técnicas e intersetoriais envolvidas. 


sendo finalizada a mobilização com interação e comprometimento de todos envolvidos de forma direta e indireta não só no âmbito escolar do município de Guamaré, mais o compromisso de toda a comunidade. A ação contabilizou mais 133 pessoas que prestigiaram este evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário