quinta-feira, 16 de abril de 2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAMARÉ, SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, ATRAVÉS DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REALIZARAM A II CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE GUAMARÉ

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Guamaré (CMDCA), vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS realizou nesta terça-feira (14/04), a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guamaré. 
O respectivo evento teve início a partir das  08hs no Clube Municipal de Guamaré e teve como conferencista convidada a Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre em serviço social Elisângela Cardoso de Araújo Silva na qual fez a Palestra Magna sob o tema: “Política e Plano dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente”.

Essa conferência foi o foro máximo de debate entre os segmentos da sociedade em todos os níveis de atuação na defesa, garantia e assistência á criança e ao adolescente no município de Guamaré. 


E teve como objetivo promover a construção coletiva das propostas de ações da política e do Plano Decenal dos Direitos da Criança e Adolescentes, a partir do fortalecimento dos conselhos voltados para meninos e meninas e de contra a partida a escolha dos delegados para representar o município na estadual.


Os delegados que tiveram direito a voz e voto, foram eleitos antecipadamente nas Conferências Livres realizadas no município nos dias 29 e 30 de outubro de 2014, no distrito de Baixa do Meio e na sede do município, sendo escolhidos 30 adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA.

A conferência teve como público alvo, participantes que atuam nas politicas públicas voltadas para crianças e adolescentes, jovens adolescentes, representantes da sociedade civil e governo, conselhos, conselho tutelar e autoridades.

No período da tarde, após a apresentação cultural com o coral “Canto Jovem” do Projeto “Criança Petrobras”, foram divididos por tema os grupos de discussões, que teve como base três eixos: Oficina Eixo 02: Proteção e Defesa dos Direitos; Oficina Eixo 03; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes e a Oficina Eixo 04; Controle Social de Efetivação dos Direitos.

O processo de apreciação e aprovação do relatório final deu-se através das propostas de cada oficina; discussão das propostas pela plenária. E encaminhada para a mesa relatora coordenada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Marisa Rodrigues da Silva, que submetia as propostas para a votação pela plenária e era aprovada a proposta que obtivesse a maioria de votos.

CMDCA escolheu os 08 delegados e seus suplentes para conferência estadual, conforme orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do adolescente (CONANDA) avaliou e compartilhou as ações e experiências do poder público municipal nas ações efetivas para crianças e adolescentes no município de Guamaré, além de debater a realidade desse público. 








Os que irão representar o município de acordo com cada segmento, são;
Maria Helena Maciel Bezerra (adolescente) – eleita com 11 votos e a suplente Renata Silva de Araújo – eleita com 8 votos
Leonilson dos Santos Oliveira (adolescente) – eleito com 13 votos e o suplente Deivid da Silva Souza com 06 votos.

Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (representante da Sociedade Civil) Titular: Adelson de Gois, eleito com 15 votos - Suplente: Sayonara de Morais Silva Bezerra.

Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, representante Governamental: Titular- Gabriela Solano, eleita com 14 votos.

Conselheiro do Conselho Tutelar: Titular- Maria da Dores Simões, eleita com 23 votos.
Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social: Titular- Laís Galdino, eleita com 12 votos- Suplente Maria da Conceição Xavier, eleita com 12 votos.
Representante da Secretaria Municipal de Saúde: Titular- Eliane Guedes, eleita com 23 votos.
Representante da Secretaria Municipal de Educação:Titular- Jacqueline Fonseca de Queiroz, eleita com 22 votos.
Representante da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer: Titular - Nara da Silva Dias, eleita com 23 votos.


Feito a escolha dos Delegados que representarão o município de Guamaré na Conferência Estadual, a Presidente do CMDCA - Marisa Rodrigues, deu por encerrada a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, agradecendo e destacando a importância da presença de todos, desejando uma exitosa participação na futura Conferência Estadual.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário