28 de maio de 2015

PALESTRA DO PBF COM DIRETORES, SECRETÁRIOS ESCOLARES E REPRESENTANTES DA DIRED.

Deu-se no dia 21 de maio de 2015, ás 9h, na sala de multimídia da Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório, uma mesa redonda com Diretores das escolas Estaduais – Nádia Maria Câmara na direção de Ana Lúcia Maciel Costa (Baixa do Meio), a escola Monsenhor Joaquim Honório cuja gestora a senhora Marta Campelo da Cruz, a Inspetora escola da 6ª DIRED – Edna Maria R. Filgueira, Eliana Maria de Gois – Técnica de Inspeção Escolar da 6ª DIRED/Macau, a Ana Isabel Rodrigues da Silva – Assessoria NPS /Secretaria Municipal de Educação, Fábio Pinheiro Bezerril- Coordenador do Programa Bolsa Família na Educação, Coordenador do Projeto Presença e Coordenador do Mais Educação, a Coordenadora do Cadastro Único e Bolsa Família pela Secretaria de Assistência Social- Jocilda Maria Ferreira Dantas, o Lindembergue Silva de Almeida- mediador do PBF nas escolas, as digitadoras das escolas – Nádia Maria Câmara- Marcia Maria Silva Marques e da Escola Estadual Mons. Joaquim Honório – Vânia Lúcia Morais de L. Ribeiro e as Secretárias Escolares- Jarcelene Evangelista da Costa, Andreza Ribeiro Oliveira(E. M. Maria Madalena), Janeide da S. Santos, Betânia Souza de Melo Lima


O objetivo deste encontro foi para tratar de assuntos relevantes no que diz respeito à frequência escolar e de que forma se dará o preenchimento de dados no sistema presença, visto que; será feito a partir do período de referência dos meses de abril e maio do ano em curso nas escolas estaduais do município de Guamaré. Na fala de Fábio para alimentar o sistema presença a cada bimestre o diretor escolar escolherá um técnico da escola de preferência o digitador ou o secretário escolar para cadastra-lo e depois disto assumir essa atribuição.


A diretora Marta Câmpelo em sua fala, relatou que depois da sua participação na capacitação que houve em Macau na qual estava como palestrante o coordenador estadual - Josafá do Bolsa Família na Educação, entendeu que era preciso ter um olhar diferenciado quanto aos alunos beneficiários do bolsa pois até na sua prática de ensino a mesma não gostava de fazer a chamada e hoje como gestora da escola ela se preocupa se o alunado está frequentando diariamente e quando sente a falta de um aluno a escola vai no domicilio do mesmo para saber o motivo da ausência em sala de aula.


Dando continuidade a coordenadora do bolsa pela Assistência Social – Jocilda, relatou da importância dos programas e projetos para reforço escolar e apresentou para o publico presente sobre a diferença do Cadastro Único e Programa Bolsa Família como também da importância de informar o motivo que provocam a frequência inferior a 85% (BFA) e 75% (BVJ) e a responsabilidade de todos que fazem parte deste processo na busca de resolução dos problemas que afetam o não avanço escolar de crianças e adolescentes principalmente as que estão inseridas nos programas. Salientando que; no município há 2.152 crianças e adolescentes oriundos de famílias beneficiárias do PBF, e que o objetivo de todos seja para a emancipação e autonomia,  e a inclusão social através da educação.


Amostra online do sistema presença e de como as escolas do estado irá a partir desse bimestre alimentar o sistema 

Nenhum comentário:

Postar um comentário