8 de outubro de 2015

A SUBCOMISSÃO DE MOBILIZAÇÃO PARA A III SEMANA DO BEBÊ EDIÇÃO 2015, CRIA ESTRATÉGIAS PARA CONSEGUIR SENSIBILIZAR TODA POPULAÇÃO DE GUAMARÉ.

Sob o tema: Guamaré cuidando da primeira infância. E o subtema: Responsabilidade de todos: Família, Governo e Sociedade, A Subcomissão de Mobilização para a semana de pré-evento e 


Semana do Bebê, foi coordenada pela mobilizadora da área da Secretaria de Assistência Social – Jocilda Dantas em conjunto com representações das secretarias envolvidas no processo. 


De inicio no dia 21 de setembro, realizou uma reunião com a Secretaria adjunta da educação - Goretti, a representante da atenção básica Rayanne, representante da secretaria de esporte – Raylla e um represente do NUCA. 


Mobilização na Secretaria de Educação

Nesta reunião foi discutido como seria feita a mobilização interna pelas secretarias, quem seria responsável pelas ações e quem seria designado para representar seus respectivos setores na mobilização externa. 

Mobilização na Secretaria de Saúde
Mobilização na Secretaria de Esporte
Ao terminar a mobilizadora Jocilda e a agente de saúde Mara deram inicio a sensibilização nas Escolas Particulares e ESFs do município de Guamaré, distribuindo o cronograma e programação das atividades que serão desenvolvidas na semana do bebê dos dias 05 á 12 de outubro do ano em curso, 

Escola Arca do Saber
Escola Boa Semente
ESF- 
pela qual as escolas e as unidades de saúde estão inseridas em todas as atividades da semana. Além disso, a mesma participou de reuniões técnicas para apresentar o passo a passo de como estava acontecendo à mobilização por parte da subcomissão.




As secretarias de Educação, Saúde, Esporte, deu início a uma maratona de mobilização interna com atividades alusivas a semana do bebê, os adolescentes do NUCA ficou para mobilizar a comunidade em geral que começaria do dia 28 á 02 de outubro. 



Palestras.





A Secretaria de Educação realizou uma série de atividades de mobilização com reuniões com Diretores e Coordenadores escolares, ações nas escolas de ensino infantil em prol da Semana do bebê. 








A Secretaria de Esporte e Lazer através da sua secretária Larissa, reuniu a equipe e para atividades estrategistas para realizarem na semana do bebê. 


A Secretaria de Saúde fez a apresentação da programação para a equipe de médicos e Enfermeiros, Diretores das unidades, Agentes de Saúde, as reuniões foram presididas pela a enfermeira da atenção básica – Rayanne.

Mobilização com grupos de famílias acompanhadas - Quilombo
Mobilização com a equipe de médicos e enfermagem do hospital Manoel Lucas 
Mobilização com Coordenadores dos PSFs
Coordenadores dos PSFs
Mobilização com grupos de mães do CD

A estratégia usada de divulgação foi de forma descontraída e interativa com atividades que sensibilizaria o público presente á participar deste mega evento no município em prol da primeira infância. Para a mobilização Externa em toda a comunidade a coordenadora da subcomissão formou uma equipe de 30 pessoas de representações das secretarias e montou um cronograma de divisão de tarefas para que todas as ações fossem realizadas sem falhas de percurso.



A mobilização externa foi realizada após a equipe se reunir para traçar as estratégias de sensibilização para a população, (visto que, muitos entendem que a semana do bebê são ações voltadas só para a faixa etária proposta), conforme entendimento de muitos fortalecemos a ideia de induzi-los a 



participarem das atividades voltadas para o público adulto e que acompanham a primeira infância, a ideia principal através desta mobilização foi de induzir a população em geral para um olhar em favor 



da primeira infância e chamando a atenção para o conhecimento do que é a Semana do Bebê, o porquê da iniciativa do Município para este grande evento; a importância do envolvimento das crianças das localidades para participarem desta ação e também da importância da participação de todos para esta mega semana do bebê.



A mobilização em todo o território de Guamaré, como: Assentamentos; Povoados, Sítios; Fazendas, Localidades, Loteamentos, Distrito e Sede, correram em apenas 02 dias, teve inicio no dia 30 de setembro á 01 de outubro, começando por Santa Maria III, Santa Paz, Baixa do Meio, Umarizeiro, Nova Jerusalém, Encruzilhada, Lagoa Doce, Mangue Seco I, Mangue Seco II e Lagoa de Baixo. No segundo dia foram mobilizadas as comunidades de: Ponta de salina, Quilombo, Morro do Judas, Lagoa Seca, Salina da cruz e Vila Maria (Manhã) e a tarde concluiu-se Guamaré/sede.




A ação se deu, através de panfletagem, Cartazes, 02 Carros de som, abordagem nas escolas, bares restaurantes, comércios, etc. Foram mobilizadas 4.506 famílias em todo o território de Guamaré.







Enfim, a mobilização que antecedem a III Semana do Bebê no município de Guamaré encerrou com o objetivo concluído de sensibilizar as secretarias envolvidas e toda a população, para a importância de todos nesta semana de ações no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário