22 de janeiro de 2016

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, ATRAVÉS DO ASSESSUAS TRABALHO, INICIA CURSOS DO PRONATEC, PRIORIZANDO O PÚBLICO MULHERES MIL.

A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, junto à equipe ACESSUAS Trabalho, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, através dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e as Escolas Técnicas vinculadas as Universidades Federais, oferecerá três cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), a partir do dia 23/01/2016 (sábado) em Guamaré. Em meados de setembro de 2015, a Equipe que compõe o Programa ACESSUAS Trabalho do município, coordenado pela assistente social Juliana Oliveira iniciou as inscrições referentes aos três cursos contemplados pelo Governo Federal, os quais serão oferecidos pela Gestão Municipal, sendo eles: Preparador de Doces e Conservas (EAJ), Artesão em Cerâmica (EAJ) e Preparador de Pescado (IFRN – Macau). Os cursos tiveram grandes demanda e interesse pela população. Os mesmos pertencem ao Programa Mulheres Mil, estando integrado ao PRONATEC/BSM.


O Pronatec/BSM Mulheres Mil amplia a oferta de qualificação profissional às mulheres mais pobres, em especial às beneficiárias do Programa Bolsa Família, que no ano de 2015 em Guamaré foram contempladas 120 mulheres. Para melhor atender o público alvo a participar dos Cursos oferecidos pelo município, fez-se necessário, manter ações articuladas e intersetoriais com a Rede Socioassistencial (CRAS/CREAS) e grande apoio da Colônia dos Pescadores, no que corresponde ao Curso de Preparador de Pescado (IFRN Macau). Para o Curso de Artesã em Cerâmica houve grande demanda pelos Artesãos do município, público elegível, tenho em vista, pertencer ao grupo de famílias tradicionais, onde os mesmos, irão aprimorar as experiências, mediante conteúdos teóricos e práticos.


Para cada curso foram ofertadas (20) vagas. O curso de Preparador de Doces e Conservas (EAJ) teve a maior procura pelas mulheres, tendo sido realizadas (58) cinquenta e oito inscrições; Para o curso de Artesã em Cerâmica (EAJ), foram realizadas (25) vinte e cinco inscrições e o Curso de Preparador de Pescado (IFRN Macau), contou também com (25) vinte e cinco inscrições, totalizando um quantitativo de (108) cento e oito inscrições, referentes aos três cursos. Secretaria de Assistência Social inicia cursos do Pronatec, priorizando o público mulheres mil. Os cursos contemplarão o público alvo (mulheres) de diversas localidades do município: Santa Maria III; Baixa do Meio; Nova Jerusalém; Umarizeiro; Lagoa de Baixo; Lagoa Seca; Quilombo; Salina da Cruz; Centro Guamaré.


Em virtude da redução de cursos ofertados pelo Governo Federal, a Equipe Acessuas Trabalho já vem mantendo articulação com demais parceiros, na possibilidade de oferecer novos cursos para a população guamareense, tendo em vista, o demasiado interesse e procura de pessoas pelos cursos. Segundo a Secretaria de Assistência Social, Marisa Rodrigues, no ano de 2016 pretende-se atender as mulheres em situação de maior vulnerabilidade, qualificando-as profissionalmente, a fim de ampliar suas oportunidades de acesso e de mobilidade no mercado de trabalho e assim minimizando as consequências decorrentes da grande crise econômica em que se passa o País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário