21 de março de 2016

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE IMPLANTA O NÚCLEO DE PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA


A Secretaria Municipal da Saúde de Guamaré implantou o Núcleo de Prevenção a Violência na Infância e Adolescência (NPVIA) no Município. O ato segue as normas de Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências, que estabeleceu diretrizes e responsabilidades institucionais de cada ente da Federação visando minimizar o impacto dos acidentes e das violências com medidas inerentes à promoção da saúde e prevenção de agravos externos.

Além de normas e portarias a nível nacional, foi considerado a aprovação do Plano Municipal da Saúde de Guamaré exercício 2014/2017 pelo Conselho Municipal de Saúde, incluindo como meta a formalização dos Núcleos de Prevenção de Violência nos serviços de saúde do Município de Guamaré instituindo assim, o Núcleo de Prevenção à Violência na Infância e Adolescência – NPVIA no Município. Onde o Núcleo de Prevenção à Violência na Infância e Adolescência – NPVIA será a equipe de referência da Unidade de Saúde responsável pela organização para a superação da violência e promoção da cultura de paz.

O NPVIA além de outras atribuições importantes criará estratégias para fortalecer o cuidado ampliado e integral das pessoas em risco ou situação de violência, utilizando o dispositivo de projeto terapêutico singular e as tecnologias de cultura de paz. Promovendo fóruns de discussões e reuniões locais, que tenham como objetivo a prevenção da violência e a promoção da saúde e cultura de paz, entre outros.

Serão formados dois NPVIA, um contemplando o centro urbano de Guamaré e as comunidades circunvizinhas, tais como: Salina da Cruz, Ponta de Salina, Morro do Judas, Lagoa Seca, Assentamento Lagoa de Baixo, Mangue Seco I e II e Lagoa Doce e, o outro, o Distrito de Baixa do Meio e comunidades circunvizinhas, tais como: Assentamentos Umarizeiro, Encruzilhada, Santa Paz e Santa Maria III.

Cada NPVIA será formado por quatro profissionais que atuem diretamente na atenção básica da área de abrangência do seu respectivo Núcleo.

Com Informações do Diário Oficial do Município


Nenhum comentário:

Postar um comentário