quarta-feira, 30 de março de 2016

ASSISTÊNCIA SOCIAL NA COMUNIDADE – OS SERVIÇOS VÃO AO ENCONTRO DA POPULAÇÃO.

O Sistema Único da Assistência Social – SUAS obteve grandes avanços na última década, garantindo, através de políticas sociais próprias, a efetivação dos direitos básicos aos cidadãos brasileiros que delas necessitam, além de promover o acesso ao mundo do trabalho. Hoje, a Assistência Social é uma política pública que fomenta o controle e a participação social, contando com os gestores, trabalhadores e usuários da Assistência, o que tem assegurado a condução da Política de forma transparente e democrática.
O Sistema Único de Assistência Social –  SUAS na Comunidade tem por objetivo levar às localidades de Guamaré os serviços socioassistenciais e equipamentos disponíveis no município, a fim de realizar a chamada “busca ativa” na comunidade, que consiste na procura intencional dos usuários com renda per capita de até R$ 77,00, em situação de vulnerabilidade e risco social apontadas pelo Cadastro Único e Vigilância Socioassistencial, que ainda não  foram alcançados pelos serviços oferecidos dentro das proteções sociais. Na proteção social básica o público atendido serão: famílias que estão dentro dos critérios, porém não recebem o benefício do Bolsa Família; famílias que estão com seus Cadastros desatualizados desde o ano de 2012; pessoas com deficiência que não recebem o Benefício de Prestação Continuada – BPC; famílias que residem em tipos precários de moradia.
Na proteção social especial de média e alta complexidade, foram identificados para atendimento pela busca ativa: crianças e adolescentes que estão em situação de trabalho infantil; famílias que tem pessoas em sistema carcerário e crianças que residem com parentes de terceiro grau e/ou sem nenhum parentesco com a família.
Também é proposta do SUAS na Comunidade ampliar as discussões no Fórum Comunitário, onde serão dados retorno a população, das demandas estabelecidas em outros momentos de Participação Social, como o I Fórum Comunitário, realizado em 2014, em conjunto com outras Secretarias, a VI Conferência Municipal de Assistência Social e a III Semana do Bebê, realizadas em 2015.
Buscando atender o público prioritário da Assistência Social, a SEMAS inicia nesta quarta-feira (30/03), o SUAS na Comunidade, convidando a todos os cidadãos guamareenses a participarem deste momento ímpar na gestão do nosso Prefeito Hélio, que vem fortalecendo o acesso a população no atendimento aos seus direitos conforme, preconiza a política de Assistência Social.
Para a participação dos atendimentos estaremos oferecendo nossos serviços e discutindo nossa Política nas seguintes comunidades:
CRONOGRAMA DO SUAS NA COMUNIDADE:

COMUNIDADE
DIA/MÊS
HORÁRIO
SANTA MARIA III e SANTA PAZ
30/03/2016
TARDE E NOITE
UMARIZEIRO
12/04/2016
MANHÃ E TARDE
LAGOA DOCE, MANGUE SECO I E II
19/04/2016
MANHÃ E TARDE
LAGOA SECA
10/05/2016
TARDE E NOITE
PONTA DE SALINA, QUILOMBO E MORRO DO JUDAS
17/05/2016
TARDE E NOITE
SALINA DA CRUZ E LAGOA DE BAIXO
07/06/2016
MANHÃ E TARDE
BAIXA DO MEIO
21/06/2016
TARDE E NOITE
CENTRO DE GUAMARÉ
05/07/2016
TARDE E NOITE



Nenhum comentário:

Postar um comentário