quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Guamaré recebe 3° Ciclo de Capacitação para Conselheiros


Em sua terceira edição do ciclo de capacitação para conselheiros tutelares e de direito, o município de Guamaré garantiu, com o CEDECA Casa Renascer, mais uma vez a participação de profissionais das políticas públicas de educação, assistência social e saúde para formação em direitos humanos das crianças e adolescentes. Ocorrendo durante essa última terça (26) e quarta-feira (27), a capacitação teve como tema "Articulação no trabalho de fortalecimento das Redes de promoção e proteção infanto-juvenis".

Iniciando pela manhã da terça, houve num primeiro momento a apresentação das atribuições de cada política pública do município pelos seus representantes presentes: conselho tutelar, educação, saúde e assistência social. Além disso estudos de casos interdisciplinares também foram discutidos na perspectiva de ampliar a rede de promoção de direitos.

Exibindo as políticas do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) dentro de Guamaré, a formação possibilitou um amplo espaço de reconhecimento dessas políticas a partir de seus três eixos: promoção, defesa e controle. Com isso, os profissionais deram início a construção de um fluxo de Rede a partir de instituições voltadas para o SGD de Crianças e Adolescentes do município. Para isso, apresentaram um caso de violação de direito e o desenvolveram em paralelo a construção desse fluxo de encaminhamento às instituições.

Essa formação que ocorre desde março é destinada aos os novos conselheiros eleitos no ano de 2015 para a nova gestão. Entre os temas debatidos durante o semestre foi abordado: "Direitos Humanos", no primeiro módulo, e "Gênero, Raça, Violências e Opressões", no segundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário