sexta-feira, 14 de outubro de 2016

A IV Semana do Bebê de Guamaré iniciou com as gestantes em visita ao hospital na OFICINA GESTAÇÃO SAÚDE.


A Secretaria Municipal de Saúde de Guamaré executa uma das ações mais exitosas da Semana do Bebê, através das visitas realizadas ao Hospital Municipal Manoel Lucas de Miranda, onde as gestantes do município atendidas pelos ESF’s (Estratégia Saúde da Família) podem conhecer a estrutura que irá atendê-las na hora do parto. Divididas por grupos de acordo com a unidade pelas quais são acompanhadas, as visitas este ano aconteceram logo no primeiro dia da IV Semana do Bebê, na manhã de quinta-feira (06/10), e nesta segunda – feira (10/10) o dia inteiro.



No primeiro momento, é realizada palestra sobre gravidez e os tipos de parto, onde é apresentado às gestantes os benefícios do parto normal tanto para mãe, quanto para o bebê. Elas aproveitam para tirar dúvidas corriqueiras sobre a gestação, e as enfermeiras aproveitam para desconstruir mitos e preconceitos. Após a parte teórica, as visitantes são convidadas a conhecer as instalações do Hospital, para que saibam exatamente os procedimentos pelos quais vão passar durante o parto. A visita é iniciada pela sala de pré-parto, em seguida são apresentados os alojamentos conjuntos, e finalizada na sala de parto.


O segundo momento da atividade é realizado no Projeto Bem-Estar, onde a Educadora Física Layla Danielle faz uma breve apresentação sobre alimentação saudável e exercícios físicos na gestação e, em seguida, ensina exercícios de alongamento para as futuras mamães. A visita é finalizada com um lanche realizado no Projeto, e as gestantes saem mais tranquilas para encarar o desafio do parto, atenuando a ansiedade e, muitas vezes, o medo da dor que presumem sentir na hora do parto.



A ação foi extremamente satisfatória e pertinente, visto que as gestantes tiveram a oportunidade de conhecer a sala onde irão realizar o parto, o que proporciona uma aproximação com o ambiente, como também, a confiança juntamente aos profissionais que as orientam continuamente sobre todo processo da gestação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário