17 de outubro de 2017

COM VÁRIAS AÇÕES REALIZADAS SIMULTANEAMENTE EM TODO O MUNICÍPIO, ENCERRA-SE A SEMANA DE PRÉ-EVENTO, DANDO INÍCIO AS ATIVIDADES ALUSIVAS Á V SEMANA DO BEBÊ DE GUAMARÉ

Na quarta e quinta-feira (04 e 05/10) aconteceram os últimos eventos da Mobilização da V Semana do Bebê em Guamaré, com palestras da Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer, e atividades lúdicas para o público infantil. Na quarta-feira, o dia foi marcado com a 


Palestra “Família e Escola: A importância da afetividade e do cuidado na Primeira Infância”, realizada pelas Assistentes Sociais Renata Leão e Vilmara Araújo, nas Escolas Municipais Antônio Theodorico, Monsenhor José Tibúrcio, 


Jesuíno Vieira de Melo e CMEI Luíza Ferreira de Morais, com objetivo de conscientizar as famílias e os próprio profissionais da escola que o afeto aumenta significativamente a autoestima da criança, criando laços importantes para estabelecer uma convivência sadia e harmoniosa, além do pleno desenvolvimento das crianças como sujeitos de direitos. Foi um momento de muita interação entre família e escola, valorizando assim um ambiente saudável de desenvolvimento ainda na primeira infância.


Público na palestra “Família e Escola: A importância da afetividade e do cuidado na Primeira Infância”, promovida pela Secretaria Municipal de Educação


A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude realizou uma Mesa Redonda voltada para os profissionais que trabalham diretamente com o público infantil, como educadores físicos, pedagogos e psicólogos do município, e contou com os profissionais Leônidas de Oliveira (fisioterapeuta), Fábyo Anderson Bernardo (psicólogo) e Larissa Karla Fernandes Araújo (assistente social) compondo a mesa.


Palestrantes da Mesa Redonda:

“Como os conflitos familiares interferem no desenvolvimento motor e psicológico na Primeira Infância?”


O tema da Mesa, “Como os conflitos familiares interferem no desenvolvimento motor e psicológico na Primeira Infância”, teve como objetivo abordar os conflitos familiares e suas implicações no desenvolvimento cognitivo, físico e social de crianças de 0 a 6 anos.


Público na Mesa Redonda promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude





Na parte lúdica, a Secretaria Municipal de Educação promoveu dois eventos simultâneos em Guamaré e Baixa do Meio, o “Cine SESI” e o “Leitura na Praça”, respectivamente. O Cine SESI aconteceu na Praça dos Idosos, com maciça participação de crianças, responsáveis, docentes, e comunidade em geral. 






Esta atividade faz parte do Projeto Cinema na Praça, que tem por objetivo promover espaço sociocultural como forma de incentivo às práticas de lazer saudável, e dar mais oportunidades de socialização às crianças e promover o enriquecimento cultural da escola, trazendo para si a família dos educandos. 






A gerente do SESI Macau, Aldécia Cortês, ressaltou a importância desse momento e agradeceu o convite da Secretaria Municipal de Educação, se propondo a fortalecer essa parceria através de ações e serviços integrados.


Apresentação do Cine SESI no Projeto Cinema na Praça, promovido pela Secretaria Municipal de Educação



Público no Projeto Cinema na Praça, promovido pela Secretaria Municipal de Educação



O Projeto “Leitura na Praça” tem como objetivo incentivar a formação de novos leitores através da cultura, com experiências lúdicas e significativas de teatro e contação de histórias. O evento aconteceu na praça da Escola Municipal Jessé Pinto Freire, em Baixa do Meio.

Público no Projeto “Leitura na Praça”, em Baixa do Meio




Apresentação teatral no Projeto “Leitura na Praça”, em Baixa do Meio, realizado na noite de quarta-feira (04/10)





O último evento de Mobilização da V Semana do Bebê, a Oficina de construção do Programa de Atendimento na Primeira Infância – PAPI, aconteceu na tarde de quinta-feira (05/10), no Auditório da Pousada Ebenezér. 



O Programa nasceu da idealização das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Esporte e Lazer em trazer à prática o Plano Municipal pela Primeira Infância, construído em 2015. O PAPI visa trabalhar de forma intersetorial o atendimento à Primeira Infância (0 a 6 anos), com primazia para Primeiríssima Infância – fase que vai da gestação aos três anos de idade, quando a criança absorve todos os estímulos do meio externo.



A Oficina contou com apresentação dos Diagnósticos municipais das três Secretarias fins (Saúde, Assistência e Educação), que trabalham diretamente com este público, e apresentação de projetos da Secretaria de Esporte e Lazer voltado para as gestantes e 



para o estímulo a brincadeiras que desenvolvam a psicomotricidade das crianças. Além disso, houve palestra da pedagoga Lígia Cabral Barbosa, que também tem formação em Psicologia e atualmente coordena o Grupo de Trabalho da Rede Nacional pela Primeira Infância na construção de Planos Municipais.


A palestrante elogiou o município de Guamaré e disse que estava palestrando para “verdadeiros doutores” em Primeira Infância. A Secretária Marisa Rodrigues conduziu as apresentações e suscitou questões sobre a concretização do Programa e os caminhos a serem trilhados. 



A Oficina foi voltada para os profissionais das Secretarias citadas, a fim de definir um instrumental que pudesse colaborar no Planejamento Integrado, visto que as crianças são seres em formação, cheias de “diversidades e singularidades”, e uma só política pública não é capaz de dar conta de todas essas particularidades.




Por fim, as Secretárias presentes, Cinthya Katerinny (Educação) 



e Larissa Pereira (Esporte e Lazer), agradeceram a colaboração dos profissionais na construção e efetivação do PAPI, e a representante da Saúde,



Gabriela Solano, ressaltou a importância deste Programa para zerar os indicadores negativos no município. 



A Secretária Marisa Rodrigues classificou o momento como “rico e cheio de aprendizado”, destacou a importância de forma coletiva da concretização do atendimento à primeira infância, e convocou outro momento com representantes das Secretarias fins que pudessem participar ativamente do planejamento, monitoramento e avaliação do Programa.


Comissão Intersetorial Permanente do Programa de Atendimento na Primeira Infância – PAPI



Outro ponto em destaque foi a renomeação da Comissão Intersetorial Permanente do Programa de Atendimento na Primeira Infância – PAPI, que este ano conta com a nomeação dos Secretários das pastas de Assistência Social, Saúde, Educação, Esporte e 


Lazer, Turismo, Meio Ambiente, Articulações e Administração, e seus respectivos suplentes, além de representantes da Sociedade Civil dos Conselhos Municipais de Saúde, Educação e Direitos da Criança e do Adolescente, bem como Conselho Tutelar, Pastoral da Criança e Comunicação Social. Todos trabalhando juntos em prol da Primeira Infância de Guamaré.



COMEÇA OFICIALMENTE A V SEMANA DO BEBÊ


A Semana do Bebê em Guamaré começa oficialmente no dia 06 de outubro, e vai até o dia 12 de outubro com realização de atividades, palestras e brincadeiras que promovem temas sempre voltados para Primeira Infância. Como todos os anos, o primeiro dia da SDB é marcado pela Abertura Solene, que acontecerá logo mais às 19h na Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário