12 de outubro de 2017

Guamaré no dia de mobilização nacional contra o corte de orçamento federal do SUAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Guamaré promoveu nesta quinta- feira (28 de setembro) o dia Nacional de Luta e mobilização convocado pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS, contra o corte no orçamento da Assistência Social para 2018, a nível Federal e em defesa do SUAS (Sistema único de Assistência Social).

A mobilização ocorreu junto aos usuários atendidos pela assistência social. Trabalhadores da Assistência, conselho municipal de assistência social e demais segmentos da população.

A Secretária de Assistência Social Marisa Rodrigues, afirmou que o corte no orçamento Federal prejudicará a gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais executados nos municípios brasileiros em benefício à população que vive em situação de pobreza, extrema pobreza e de desproteção social, implicando no (des) financiamento do SUAS, que organiza e operacionaliza a oferta de serviços em todo País. 

¨Esse momento é decisivo, propõe articulação de todos em defesa do orçamento, com mudanças drásticas na previsão orçamentária no SUAS, poderá impactar diretamente no atendimento a população usuária¨


A Secretária Marisa destacou que o movimento foi para garantir e defender os direitos dos nossos usuários e da nossa assistência social. Precisamos resistir e avançar e não retroceder nas conquistas do Sistema Único de Assistência Social´.

Em carta aberta divulgada aos municípios, o CONGEMAS ainda destaca o anúncio de corte do orçamento do Programa Bolsa Família para o ano que vem, de 11,8%, e que para a manutenção das unidades da rede socioassistencial, como o CRAS, CREAS e Centro POP, são necessários no mínimo R$ 2,75 bilhões/ano.Para o Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, todos os recursos da Assistência Social são Obrigatórios, exatamente porque são essenciais para materializar direitos sociais constitucionais.

A Assistência Social representa cerca de 13,9 milhões de famílias beneficiadas do Programa Bolsa Família, quase 14 mil entidades de Assistência social no Brasil, mais de 5.000 municípios ofertam serviços diretamente e mais de 600 mil trabalhadores no sistema 
Único de Assistência Social – SUAS e não podemos aceitar a escolha do Governo Federal que tem por opção a retirada de Direitos Sociais e que toda esta parcela da população Brasileira seja totalmente desconsiderada no Panorama Nacional com as necessidades básicas avaliadas como descartáveis e que fiquem a mercê dos interesses econômicos de poucos¨ (CNAS)


Nenhum comentário:

Postar um comentário