19 de setembro de 2018

Adolescentes do NUCA de Guamaré integram o Comitê Estadual de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no RN – CEAPETI


Aconteceu no Centro Educacional Dom Bosco, na quarta feira dia 12 de Setembro, o I Encontro Potiguar de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – Epapeti. O Referido evento reuniu em torno de 40 adolescentes de municípios do Rio Grande do Norte e resultou na realização de debates sobre trabalho infantil no RN e aprovação de regras gerais para composição e funcionamento do Comitê Estadual.


A programação do Evento contou com a Mesa de Abertura composta pelo CONAPETI, FOCA, SRtb/RN, SETHAS, TRT 21ª Região, MPT21ª Região MPT 7ª Região e CONSEC. Após a mesa de Abertura aconteceu a divisão dos Grupos, onde no Grupo 01 ficaram os Adultos, Coordenado pelo FOCA, representado pelos técnicos de cada município, onde o Município de Guamaré, a Psicóloga e Técnica de Referência do NUCA, Nadia Raphaela se fez presente representando o município. E no Grupo 02, os Adolescentes representantes do RN, onde este grupo foi coordenado pelo CONAPETI e CEDECA. Em cada grupo foi discutido acerca da importância da Participação e do Protagonismo de Adolescentes e uma roda de conversa com os municípios para o diagnóstico Municipal e Estadual a respeito da Situação do Trabalho Infantil.


No período da tarde, aconteceu uma mesa redonda sobre o Trabalho Infantil no Brasil: Compromissos Internacionais, Realidade, Responsabilização dos exploradores do Trabalho Infantil, ações urgentes no RN. Com a participação de Xisto Tiago Medeiros Neto, Atualmente é Procurador Regional do Trabalho – Ministério Púbico do Trabalho, lotado na Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região, professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor da Escola Superior do Ministério Público da União e Zéu Palmeira, Juíz do trabalho, professor da UFRN, onde leciona Direito do Trabalho e Direito Previdenciário e realiza pesquisas nas áreas de Direito da Seguridade Social, Direito do Trabalho e Sociologia. E foi mediado por Virna Soraya.

Ao final do evento foi criado o Comitê Estadual de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Rio Grande do Norte (Ceapeti-RN). Onde os adolescentes do Município de Guamaré/RN, participantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, Rannia Lorena Martins Maciel e João Caitano de Araújo Neto, foram escolhidos para compor o Comitê Estadual – CEAPETI.





Nenhum comentário:

Postar um comentário