Ao longo de cinco edições, a Semana do Bebê tem trazido bons resultados para a política de assistência a primeira infância no município de Guamaré. O evento acontece este ano entre os dias 08 e 12 de outubro, como parte da estratégia de mobilização social do programa Selo UNICEF.
Desde 2013, Guamaré vem realizando a Semana do Bebê, após a adesão ao Selo Unicef. “Nós entendemos que esse investimento assegura às crianças um futuro mais pleno e saudável, além de garantir-lhes o que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente: direito à proteção, à saúde, à educação de qualidade”, destacou o prefeito Hélio Willamy.
A primeira infância é definida como o período que vai do nascimento até os seis anos de idade. Através do reconhecimento nas Mostras Internacionais das Semanas do Bebê – 2014 e 2016, respectivamente, Guamaré vem estabelecendo diretrizes que norteiam as ações de todos aqueles que trabalham direta ou indiretamente com a primeira infância no município.
“É nesta perspectiva que preparamos a cidade para a VI Semana do Bebê, tendo por base a execução do Programa de Atendimento na Primeira Infância – PAPI, fruto de bem sucedidas edições das Semanas do Bebê”, ressaltou a Secretária de Assistência Social no município, Marisa Rodrigues.
A VI Semana do Bebê terá como tema: “A Prática da Intersetorialidade nas Políticas para Primeira Infância”, e subtema: “A Experiência de Guamaré na Construção do PAPI”, sendo o evento realizado em duas importantes etapas: a primeira aconteceu nessa primeira semana de setembro, com o Pré-evento, também chamado de mobilização.
“Foi o momento em que as Secretarias fins, ou seja, aquelas diretamente envolvidas com as atividades do evento, em conjunto com a Comissão Executiva da Semana do Bebê, Secretarias parceiras e entidades da sociedade civil, que atuam como apoiadoras, anunciaram em todo o município através de atividades externas e internas que o evento está para começar”, explicou Marisa Rodrigues.
Foram mobilizadas nesse período preparatório, as comunidades de Mangue Seco I e II, Lagoa Doce, Lagoa de Baixo e Salina da Cruz, Ponta de Salina, Morro do Judas, Quilombo e Lagoa Seca, Centro de cidade e conjunto Vila Maria, Santa Maria III, Santa Paz, Nova Esperança, Encruzilhada, Nova Jerusalém, Umarizeiro e do distrito de Baixa do Meio.
A segunda etapa se dará entre os dias 06 e 12 de outubro. Nesta fase, as Secretarias fins realizam atividades durante toda Semana com o público alvo: criança até 06 anos (Primeira Infância), gestantes e seus familiares. O objetivo principal de toda a programação é fortalecer os vínculos afetivos e comunitários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário