10 de outubro de 2018

O avanço de Guamaré nas políticas para primeira infância marca a abertura da VI Semana do Bebê


CAMINHADA DA PRIMEIRA INFÂNCIA




Começou oficialmente nesta segunda-feira, 08 de outubro 2018, a VI Semana do Bebê de Guamaré, com ações tradicionais do evento.

A primeira atividade aconteceu às 7h da manhã, em Guamaré e Baixa do Meio: a Caminhada da Primeira Infância, que teve como objetivo mobilizar as Políticas Públicas no atendimento prioritário à Primeira Infância, e anunciar o início da Semana do Bebê.

Com apoio dos técnicos das Secretarias envolvidas, e escoltada pela Guarda Municipal, a Caminhada teve seu ponto de partida na “Praça dos Idosos”, e seguiu pelas ruas de Guamaré até a Prefeitura.


Em Baixa do Meio, o percurso foi da Escola Municipal Deputado Jessé Pinto Freire, até o largo do Estádio “O Pajezão”, e também contou com a participação da Guarda Municipal, bem como representantes do Conselho Tutelar, coordenadores, professores, gestores, crianças, pais e técnicos das Secretarias.

Em Guamaré, a caminhada foi animada ao som de músicas infantis, fogos de artifícios e da Orquestra Filarmônica, e em Baixa do Meio, de igual modo, com a Bandinha Marcial da Escola Municipal Professora Sebastiana Ricardo. Foi um momento de despertar os cidadãos guamareenses, sinalizando o início deste importante acontecimento para primeira infância.


HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS








O Ato Solene de Hasteamento das Bandeiras do Brasil, de Guamaré e da VI Semana do Bebê, aconteceu logo após a Caminhada, em frente à Prefeitura. Hastearam as bandeiras a vice-prefeita, Iracema Morais, a Secretária Municipal de Educação, Cinthya Katterinny, e a Articuladora do Selo UNICEF e Secretária Municipal de Assistência Social, Marisa Rodrigues.

Em sua fala, a vice-prefeita enfatizou o cuidado que a gestão vem tendo em desenvolver no município políticas públicas para atender de forma integral a criança durante a primeira infância, que, se bem cuidadas, serão futuros brilhantes administradores do município.


A Secretária Cinthya disse que se sentia feliz ao ver o trabalho apresentado na Semana do Bebê como fruto de um esforço coletivo desenvolvido durante todo o ano, e que a Política de Educação no município vem se destacando a cada evento, e isso era resultado de um trabalho comprometido, com o empenho de todos os profissionais envolvidos nas inúmeras atividades.

A Articuladora do Selo UNICEF, Marisa Rodrigues, disse que a gestão do prefeito Hélio não tem medido esforços para desenvolver ações e projetos voltados para a criança, apontando que os números indicam uma evolução positiva, quer seja na área da Saúde, da Assistência Social ou Educação, e o compromisso com a primeira infância está sendo voltado para cada pequenino do município. Ela disse ainda que a gestão municipal, através das Secretarias envolvidas no atendimento à primeira infância, vem cuidando de suas crianças, e que esse é o compromisso do Prefeito Hélio, em todas as áreas de atendimento, e finalizou declarando aberta oficialmente a VI Semana do Bebê.

Antes de finalizar o evento, o Secretário Municipal de Administração, Fabrício Morais, foi convidado a abrir, junto com o médico Dr. Marcelo Medeiros e algumas crianças, uma ciranda de rodas, aos poucos sendo acompanhados pelos demais Secretários, professores, gestores e técnicos presentes, que foram dando as mãos, formando uma grande roda, finalizando esse lindo momento com união e brincadeira.

BLITZ DO BEBÊ


A Blitz do Bebê em Baixa do Meio aconteceu nas margens da BR 406, em frente à Rodoviária, e em Guamaré em frente à Guarda Municipal, pontos estratégicos com circulação intensa de veículos, por se tratar de uma via movimentada com acesso a vários municípios nas proximidades da Guamaré.

A mobilização foi realizada através de adesivação, distribuição de sacolas/lixeiras para carros, e panfletos alusivos a Semana do Bebê. O evento contou com a participação dos profissionais da Assistência Social e Saúde, Programa Acolher e NUCA, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Conselho Tutelar, e teve como objetivo sensibilizar e convidar a população para a Semana do Bebê, em prol do cuidado na primeira infância.


ABERTURA SOLENE




















Durante à noite, aconteceu a Abertura Solene da VI Semana do Bebê, com objetivo de dar início às discussões referente ao tema deste ano: A Prática da Intersetorialidade nas Políticas para Primeira Infância – A Experiência de Guamaré na Construção do PAPI.

A Mesa de Abertura foi formada pelas seguintes autoridades:  Marisa Rodrigues, Secretária Municipal de Assistência Social e Articuladora do Selo UNICEF; Adriano Diógenes, Secretário Municipal de Saúde; Cinthya Katterinny, Secretária Municipal de Educação; Larisa Mayara Pereira, Secretária Municipal de Esporte, Lazer e Juventude; Fabrício Morais, Secretário Municipal de Administração e representante da Comissão Executiva da Semana do Bebê; Lucila Tibúrcio, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Edna Fernandes, Coordenadora da Rede Estadual pela Primeira Infância do Rio Grande do Norte; Ana Paula Costa, Psicóloga especialista em educação sexual e representante da ATOSS-RN; Denise de Carvalho, palestrante convidada e doutora em Educação pela UFRN; e a vice-prefeita de Guamaré, Iracema Morais.

Após execução do Hino Nacional, os adolescentes do Programa Acolher da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Educação, fizeram a leitura dramática do poema “Dar à Luz”, de Bráulio Bessa, emocionando o público.

Em seguida, as autoridades presentes deram boas vindas ao público, começando pela Secretária Marisa Rodrigues, que enfatizou o comprometimento do Prefeito Hélio Willamy às políticas públicas para Primeira Infância. A vice-prefeita Iracema Morais destacou a atuação do Prefeito como um gestor reponsável no cuidar das crianças guamareenses, que desde pequenas entendem o que é cidadania, e se tornarão jovens engajados, adultos cidadãos e idosos responsáveis pelo futuro do município. Também parabenizou o empenho de todas as Secretarias, que a cada ano aumenta o número de participantes envolvidos.

A Presidente do CMDCA, Lucila Tibúrcio destacou o dever da sociedade e do poder público pela defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente, como preconizado no ECA, e pediu que todos se vestissem de “força e amor” por tais direitos, uma vez que muitos querem destruí-los. Ela também parabenizou o trabalho da Secretária Marisa, que não mede esforços para realização deste trabalho, que culmina lindamente na experiência da Semana do Bebê.

Ana Paula, representante da ATOSS, disse que era maravilhoso ver a intersetorialidade atuante na prática, pois ela é essencial na garantia de direitos, e destacou que era muito bom perceber Guamaré cuidando há tempos de suas crianças. Edna Fernandes, da REPI-RN, disse que a cada visita ao município percebe a mudança e o crescimento. Esta é sua primeira visita este ano, e ficou feliz de encontrar políticas públicas tão importantes trabalhando juntas, parabenizando a todos pelo empenho.

A Dra. Denise Carvalho da UFRN, conferencista da noite, estava em êxtase por encontrar um município tão dedicado ao trabalho pela primeira infância, pois, na visão de quem trabalha com Educação Infantil, é maravilhoso ver uma “festa” voltada para crianças pequenas, e estava encantada por isso. Cinthya Katterinny, Secretária de Educação, destacou que ficou feliz ao chegar e ver tantos profissionais presentes, mostrando que o trabalho em Guamaré era feito com amor e dedicação: “o amor que temos para cuidar de nossas crianças”. Destacou também o tema da intersetorialidade, importante no fortalecimento das políticas públicas.

A Secretária Larisa agradeceu a presença de todos, bem como a colaboração dos profissionais, nesta Semana tão intensa de atividades. O Secretário Adriano atribuiu a noite para troca de conhecimentos e saberes, que venham convergir na execução de políticas públicas de qualidade para população. Por fim, o Secretário Fabrício destacou a autonomia que o Prefeito Hélio dava aos seus Secretários para execução dessas políticas públicas, que eram feitas com planejamento, monitoramento e orçamentos necessários.

Na oportunidade a secretária Marisa Rodrigues, fez uma retrospectiva das Semanas do Bebê em Guamaré, que iniciou em 2013, destacando, que cada uma possui um tema e subtema devidamente trabalhados pela Comissão Executiva, seguindo um padrão lógico de discussão. Esclareceu que o evento traz a oportunidade de discutir a construção de políticas públicas, pois é uma semana inteira na qual todos se dedicam aos estudos e ações para melhorar a infância de Guamaré.

Antes da realização da Semana do Bebê, ela mostrou que é construído o Planejamento, através de diversas reuniões intersetoriais para debater cada pormenor; além da Comissão Executiva, cada Secretaria também possui uma equipe técnica para realizar os trabalhos individuais. Após o Planejamento, vem a fase de Mobilização, para anunciar a Semana do Bebê através do que é chamado de pré-evento. Ela destacou que, por causa desse trabalho, cuidado e empenho que Guamaré já ganhou dois reconhecimentos internacionais do UNICEF pela realização Semana do Bebê.

Durante apresentação das atividades desenvolvidas nas edições anteriores, Marisa destacou o projeto “Leitura na Praça”, realizado em 2016, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação para incentivar o prazer da leitura e a imaginação dos pequenos, através da contação de histórias de maneiras lúdicas, que encantou crianças e adultos. Neste mesmo ano, foi realizado a “Copa da Turminha”, para fortalecer o incentivo ao esporte desde tenra idade. Em 2017, a pedido da população, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude entregou o Parque Alternativo de Pneus na comunidade do Quilombo, e este ano, durante o pré-evento da Semana do Bebê, foi realizada a Oficina de Planejamento de Espaços Urbanos para Primeira Infância, a fim de ampliar a discussão na garantia do direito ao lazer para crianças, e ao mesmo tempo auxilie no seu desenvolvimento.

Antes de finalizar sua apresentação, a Secretária e Articuladora Marisa Rodrigues falou aos presentes que o Bebê Prefeito 2018 já havia nascido na madrugada desta segunda-feira, e se chama Nicolas Gabriel. O Bebê Prefeito irá receber a Chave da Cidade no dia 12 de outubro, e seu crescimento será acompanhado de perto pelas políticas públicas.

A Dra. Denise Carvalho, atualmente professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, para apresentação do seminário: Políticas Públicas no Atendimento à Primeira Infância – Configuração das Políticas de Atenção Integral. Em sua fala, destacou o nível das políticas públicas para primeira infância em Guamaré, esperando acrescentar algo neste trabalho.

Ela começou falando sobre a compreensão de infância, oriundas de estudos de diversos campos, mostrando que a maneiras que entendemos essa fase hoje não é como entendíamos no passado. Falou também que as crianças são seres peculiares no seu desenvolvimento, pois são vulneráveis e demandam longo tempo para alcançar autonomia, o que requer atenção e cuidado da família, da Sociedade e do Poder Público. Ela também destacou a importância de pensar na criança como sujeito de direitos, e elencou a institucionalidade desses direitos desde 1924, com a Declaração de Genebra, até o Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, no Brasil. Somente em 2016, o Marco Legal da Primeira Infância foi promulgado, mostrando como essa fase da vida era relegada a segundo plano pelos governos, e que as políticas públicas precisam estar preparadas para efetivar esses direitos.

Finalizada a apresentação da professora, Marisa voltou para as considerações finais, apontando como o debate sobre a infância é novo, e o Marco Legal traduz isso, destacando que um dos trabalhos em Guamaré é ampliar esta discussão. Também enfatizou que o município já possui toda institucionalidade disponível para garantia dos direitos da criança, compartilhando essa responsabilidade com a Sociedade Civil, através do fortalecimento dos Conselhos de Políticas Públicas, e da atuação do Conselho Tutelar. Ademais, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente possui o FIA devidamente regularizado, o que possibilitou a captação de recursos através de Edital da Fundação Itaú para o desenvolvimento do Programa Acolher. Por fim, ela entregou a comenda de participação da Semana do Bebê às convidadas, e o evento foi encerrado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário