11 de outubro de 2018

VI Semana do Bebê de Guamaré: Segundo dia promove cultura e capacitações


Expo Baby: Cultura e entretenimento para primeira infância na VI Semana do Bebê de Guamaré












Aconteceu na tarde desta terça-feira, 09 de outubro de 18, no Distrito de Baixa do Meio, a segunda edição da Expo Baby – evento que tem por objetivo proporcionar um momento de lazer, entretenimento, incentivo cultural e lúdico às crianças e suas famílias, através de oficinas lúdicas e exposição de stands.

Depois da festa do Dia das Crianças, a Expo Baby tem se firmado como maior evento cultural para primeira infância do município, realizada intersetorialmente através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, Turismo e Esporte, e os parceiros: Pastoral da Criança, grupos de artesanato como Ateliê Mimos da Kyvia e Souza Artesanatos, e o Instituto Embeleze, que ofertou um espaço de beleza com design de sobrancelhas e maquiagem para as gestantes.

No palco principal do evento, ocorreram apresentações artísticas da Orquestra Filarmônica de Guamaré, contação de estórias através de apresentação teatral realizada pelo Programa Acolher da SEMAS, e apresentação do Ballet Baby Class do PROART. O evento teve a presença de quase 600 pessoas, e foram distribuídos gratuitamente picolés, algodão doce e água mineral a todos que visitaram a Expo Baby.

No final, foram entregues pela Secretária Municipal de Assistência Social e Articuladora do Selo UNICEF, Marisa Rodrigues, uma comanda de agradecimento da VI Semana do Bebê, aos parceiros que sempre colaboram e estão presentes nas atividades e ações realizadas pela Prefeitura de Guamaré em prol de sua população.


Roda de Conversa: “Prevenindo a Exposição Precoce”














A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta terça feira (09) uma roda de conversa com o tema: “Prevenindo a Exposição Precoce”. A atividade foi realizada no Clube Municipal e foi conduzida pela Professora Doutora Andreza Tavares. A professora possui experiência com a área de informática e, além do doutorado em Educação, ela trata há anos da temática relativa às exposições significativas de nossas crianças e adolescentes aos meios informacionais, redes sociais, smartphones e afins.

Como público alvo a atividade teve como participantes os diretores e coordenadores das escolas da rede municipal de ensino, os técnicos e coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, além da presença do Conselho Tutelar e técnicos de outras secretarias.

O principal objetivo da roda de conversa foi o de alcançar a conscientização dos profissionais da área da educação do município acerca do fato de que o universo online é didático e também muito importante como ferramenta de ensino porque favorece o aprendizado, impulsiona inclusão e aproxima os alunos.

Entretanto, a professora alerta para o fato de que precisamos aprender a lidar com esse espaço virtual corretamente, de acordo com limites, critérios e até mesmo faixa etária, para não corrermos o risco de afetar de forma negativa o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes, ou contribuir para a dependência digital e o isolamento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário