A
Secretaria Municipal de Educação e Cultura através da sua mobilizadora e
integrante da Comissão Intersetorial, a Professora Rita de Cássia A. dos Anjos,
iniciou no dia 25 de Março do ano em curso as formações por blocos de escolas
do município. As formações tiveram como objetivos SENSIBILIZAR E MOBILIZAR todos
os funcionários das escolas para que conheçam o significado do que é SELO
UNICEF e seus indicadores, para que seja possível traçar um plano de ação
setorial com foco no objetivo 02 do guia desta edição que compete a Secretaria
de Educação, em elevar seus índices e assim nosso município chegar a ganhar
pela primeira vez o SELO.
As
palestras ocorreram de 25 de Março a 10 de Abril, nos seguintes locais: Clube Municipal,
Escolas Maria Madalena e Bibiano Xavier e também nos Ginásios de Salina da
Cruz, Mangue Seco – I e o ginásio da Escola Maria Madalena/Baixa do Meio. Público
presente - Diretores Escolares; Vice-diretores; Professores das Etapas de
Ensino Infantil – Anos Iniciais – Anos Finais e Eja e Ensino Médio; Coordenadores
pedagógicos; Merendeiras; Secretários e Secretárias Escolares; Porteiros; A.S.G;
Inspetores de turno; Responsáveis escolares; Equipe pedagógica do Centro Darcy
Ribeiro e Secretaria de Educação; Escolas
Municipais: José Silvino de Oliveira – C.E.I Olindina V. da Câmara Olegário –
Profª Francisca Freire de Miranda – Benvinda Nunes Teixeira – Profº Antonio
Theodorico – Jesuino V. de Melo - C.E.I Luiza Ferreira – Monsenhor José Tibúrcio
– Pedro Guilherme – José Nunes – Felipe Alves – Profº João Batista – Luiz
Cândido - C.E.I Maria do Socorro – Jessé
Freire – Sebastiana Ricardo – Francisco Maciel Escola Estadual: Nádia Maria
Câmara e Núcleo Municipal de atendimento especializado
As
formações aconteceram sempre com a seguinte pauta: Acolhimento com o vídeo de
Nelson Mandela; Interação entre escolas; Apresentação da Metodologia do SELO
UNICEF; Nosso papel no Selo UNICEF local; Lanche; Construindo estratégias para
os indicadores; Apresentação final; Encerramento com o vídeo “Os valores das
diferenças”.
A
metodologia de selecionar as escolas em blocos facilitou muito o trabalho e a
compreensão de todos os presentes, sendo que nosso município tem 19 escolas
municipais e 02 do estado e mais um Núcleo de atendimento especializado a
crianças com necessidades especiais. Durante a formação foi aberto espaço para
que os participantes relatassem algumas experiências com as edições anteriores
e o que estavam percebendo de diferente nessa edição, e foi relatado por alguns
que a estratégia de primeiro informar os funcionários das escolas, já que são
as mesmas que atuarão durante a edição 2013-2016 foi muito plausível, pois se
algum membro que estava ali sendo formado for indagado sobre seu papel no selo
UNICEF e até mesmo o que significa, eles poderiam responder perfeitamente já
que estavam empoderados do lema “Guamaré em Busca do Selo Unicef”.
A
informação é uma forma de democratizar o contato e o conhecimento que todo
cidadão é digno de possuir, e quando se trata de elaborar e indicar ações que
se transformem em políticas publica para nossa sociedade e principalmente para
nossas crianças e adolescentes o envolvimento e a sensibilização nos torna em
uma unidade. Ao passo que cada parte da pauta foi sendo cumpridos, os
participantes iam interagindo mais com a metodologia da formação. Acredito ter
ficado bem compreendido o que precisamos fazer para essa conquista, cada
instituição presente se envolveu bem durante todos os momentos, sendo cientes
de cada passo que temos que dar unidos por essa causa e que os beneficiados de
toda a cão são os alunos, percebi nos relatos que o compromisso de cada um será
de grande relevância nessa trajetória das ações do selo UNICEF em nosso
município. Ainda foram apresentados quais os indicadores que temos que melhorar
e criar estratégias, que são eles:
OBJETIVO
02 - Todas as crianças e adolescentes acessando, permanecendo e concluindo a
educação básica de qualidade na idade certa, com sucesso na aprendizagem.
IMPACTO
SOCIAL 6. Taxa de abandono no EF (por raça, etnia e gênero) – MEC/INEP 7.
Distorção idade-série nos anos finais (5º a 9º ano) do EF diurno da rede
municipal MEC/INEP 8. % de crianças beneficiadas pelo BPC que estão na escola –
MDS/MEC 9. % de escolas da rede pública municipal que atingiram ou
ultrapassaram a meta do IDEB, anos iniciais – MEC/INEP
OBJETIVO
2 – AÇÕES ESTRATÉGICAS - POLÍTICAS PÚBLICAS
3.
Município implementando programas para a inclusão e permanência de crianças na
educação básica 4. Município realizando as 2 etapas da Provinha Brasil nas
escolas da rede municipal, com matrícula no 2º ano do EF 5. Município
promovendo o acesso à água de qualidade, banheiro (M e F) e cozinha nas
escolas.
OBJETIVO
2 – AÇÕES ESTRATÉGICAS - POLÍTICAS PÚBLICAS 6. Município implementando as leis
10.639 e 11.645 nas escolas 7. Município desenvolvendo ações de educação para a
convivência com o Semiárido - PARTICIPAÇÃO
SOCIAL - 3. Município promovendo ações de mobilização nas escolas em torno da
campanha do UNICEF Por uma infância sem racismo.
Após
a apresentação dos indicadores, objetivos e das etapas até 2016, todos sentaram
por escolas e deram inicio a um plano de ação para sua escola e pensando nas
demais, em como faremos para alcançar cada indicador. Ficou acordado que a
mobilizadora iria retornar a cada escola e sentar com a equipe gestora para
finalizar as estratégias para o plano de ação com base nos indicadores.
Enfim,
Consideramos a formação muito produtiva, pois pudemos observar na postura e nos
comentários dos presentes o desejo de dizer - Meu Município tem o SELO UNICEF, Meu
Município tem políticas publica para nossas crianças e os adolescentes. Foram
finalizadas as formações num total de 07 por blocos com um total de 432
participantes.
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