30 de abril de 2014

NOTÍCIAS DO SELO!


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) deu início ao 2º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013 - 2016. Até o dia 30 de maio, 15 cidades de 10 estados do Semiárido brasileiro serão polos de encontros de formação de lideranças adolescentes, gestores e técnicos municipais. Até o final do ciclo, representantes de 1.120 municípios serão capacitados para organizar o 1º Fórum Comunitário e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), ações estratégicas de participação social obrigatórias do Selo. 

A segunda etapa do programa de formação do UNICEF começa em Fortaleza/CE (de 22 a 24/04) e Vitória da Conquista/BA (24/04). O cronograma ainda prevê encontros em: Teresina/PI (28 a 30/04); Feira de Santana/BA (29 e 30/04); Vitória/ES (29/04 e 28/05); Natal/RN (06 a 08/05); Barreiras/BA e Pombal/PB (13/05); Campina Grande/PB (14/05); João Pessoa/PB (15/05); Arapiraca/AL (21/05); Maceió/AL (22/05); Salgueiro/PE (27/05); Arcoverde/PE (28/05) e Caruaru/PE (29 e 30/05). As datas dos encontros de Minas Gerais e Sergipe ainda serão definidas. 

O 1º Fórum Comunitário deverá ser realizado pelos municípios até 31/07/2014. “O 1º Fórum é um momento crucial da caminhada do Selo porque dá oportunidade à realização de diagnósticos participativos da situação da infância e adolescência e de Planos Municipais de Ação para a Proteção Integral de Crianças e Adolescentes”, diz Helena Oliveira, Coordenadora do Escritório do UNICEF em Salvador. “Juntas, lideranças locais vão identificar fatores de desigualdades no acesso aos direitos e planejar ações integradas para qualificar a atenção às meninas e meninos de até 17 anos”, completa. 


O NUCA, outro tema em destaque na 2º Ciclo de Capacitação, é todo espaço de encontro, formação e debate de adolescentes sobre assuntos que afetam as suas vidas. “Os núcleos vão qualificar a participação de jovens lideranças no Selo e na transformação de suas comunidades”, explica Oliveira. Segundo ela, os adolescentes deverão alimentar a reflexão do município sobre diversidade e desigualdades, em termos de gênero, raça e etnia, deficiências, vida urbana e rural. “A nossa expectativa é que eles possam contribuir na gestão municipal e na melhoria das políticas públicas para a infância e adolescência”, diz. 


O Selo UNICEF, Edição 2013 - 2016 é uma realização do UNICEF com o apoio da PETROBRAS, COELCE, CEMAR e Fundação Telefônica. A iniciativa conta com parceiros estaduais de implementação, entre governos, comitês gestores do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e organizações não governamentais: Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE); Ação Social Arquidiocesana (ASA/PI); Casa Pequeno Davi (PB); Casa Renascer (RN); Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC/SE); Juspopuli Escritório de Direitos Humanos (BA); Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social; e Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA/PE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário