sexta-feira, 20 de junho de 2014

2º PRÉ – FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF EM BAIXA DO MEIO/ SANTA PAZ, ENCRUZILHADA, NOVA JERUSALÉM E UMARIZEIRO.

Ocorreu no dia 16 de Junho de 2014 á 19h, O Pré – Fórum Comunitário do Selo UNICEF no Distrito de Baixa do Meio com as comunidades de Santa Paz, Encruzilhada, Nova Jerusalém e Umarizeiro.



Com o objetivo de mobilizar, incentivar e qualificar a participação popular para as discussões das políticas públicas no fortalecimento a promoção e a garantia dos direitos básicos, indispensáveis ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes destas localidades do município de Guamaré.


No primeiro momento a Secretária de Assistência Social e Articuladora do Selo UNICEF - Marisa Rodrigues fez a Apresentação do Selo e os objetivos do Fórum.


Na sua fala inicial agradeceu a presença do Vereador Ednor a Secretária de Educação – Iracema Morais ao Secretário de Transporte – Eduardo aos Adolescentes do Nuca Luiz Fernando e Thaynara e a Mobilizadora da área da educação Rita Anjos e o GT 1 pela dedicação a  todos os facilitadores que representam todas as áreas das políticas públicas do município e agradeceu também a toda a população que se deslocaram das suas casas para participarem deste evento.


Na fala da articuladora aquela noite iria ficar na história de Baixa do Meio pois o governo através do seus representantes  estão saindo de trás dos seus birôs e indo a cada localidade ouvir os anseios e reivindicações da população inclusive os adolescentes para uma melhor qualidade de vida para todos,
Marisa enfatizou que o Selo UNICEF veio para impulsionar o município a traçar estratégias para reduzir os indicadores negativos que ainda existem no município mesmo apesar dos esforços por parte do gestor e secretários das áreas das politicas públicas.


Salientou que, para melhorar a vida e construir um futuro com dignidade para as crianças e adolescentes é preciso à ajuda de muitas mãos iniciando pelo o gestor, secretários, Técnicos da saúde, educação, Assistência,


Organizações da sociedade civil, os conselhos de direito e tutelar e também a população nos debates e discussões no que é preciso para o desenvolvimento e qualidade de vida para a sede distrito e comunidades.



Logo a pós a fala da articuladora a apresentação cultural ficou por conta do grupo de teatro da escola Maria Madalena na qual encenaram uma peça com o tema “A feira” que tratou sobre os preconceitos, o bulling e as diversas desigualdades sociais. Ao término da apresentação foi apresentado um vídeo com imagens representativas enfocando as 06 desigualdades; quanto à – Gênero - Raça e Etnia - Renda - Condição Pessoal - Território e Idade.





Divisão dos 06 grupos de trabalho, referenciando todas as desigualdades vividas na comunidade, tudo sob a orientação de facilitadores das áreas da educação, assistência, saúde e esporte.


Depois das discussões em mesa redonda de cada grupo foram apresentadas as propostas de todos os grupos;


No grupo 01 - Reduzir as desigualdades relacionadas ao gênero - Objetivo - Reduzir a mortalidade infantil e materna. (Facilitadores Adriana enfermeira e Karina creas) Propostas: - Atendimento Humanizado na assistência do pré-natal – Garantir a realização de todos os exames e consultas com especialistas – Aumentar as informações e orientações sobre os direitos reprodutivos e sexuais nas escolas – Oferecer e distribuir a caderneta de vacina para todos os adolescentes – Criar um grupo de apoio no CRAS que seja apto a ouvir e orientar os adolescentes vitima de violência.



Na proposta do grupo 02 - Reduzir as desigualdades relacionadas à Raça e Etnia - Objetivo Todas as crianças e adolescentes acessando, permanecendo e concluindo a educação básica de qualidade na idade certa, com sucesso na aprendizagem. (facilitadoras Rita e Glorimar) acrescentaram a reformulação da proposta pedagógica para uma prática mais efetiva e inclusiva; Propostas: Promover atendimento humanizado que priorize as necessidades independentes de cor ou condição pessoal em todos os órgãos públicos, assegurando os direitos constituídos especialmente a crianças e adolescentes – Criação de um atendimento multidisciplinar nas escolas onde conte com a presença de psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo que atue preventivamente em situações que possam expor os alunos a discriminação – Construir uma creche com tempo integral para que as mães possam trabalhar – Ampliação do PROART para uma escola de arte que ofereça um maior número de vagas em todo o município e que atenda desde a primeira infância até aos 21 anos de vida – Investir em uma escola técnica com cursos profissionalizantes.





No grupo 03 - Reduzir as desigualdades relacionadas à Renda - Objetivo – Reduzir a transmissão vertical (da mãe para o bebê) e os casos de HIV/AIDS entre adolescentes, especialmente meninas. (facilitadoras Conceição e Gabriela), as propostas foram: Reativar a associação das costureiras com melhorias – Criar associação de artesanato – Inserir os jovens no mercado de trabalho – Ofertar cursos de acordo com a demanda de Baixa do Meio – Melhorar a infraestrutura das escolas – Lazer para as crianças – Segurança nas escolas – Igualdade na distribuição de empregos.



No grupo 04 - Reduzir as desigualdades relacionadas à Condição pessoal - Objetivo – Diminuir a violência, a exploração e os abusos contra crianças e adolescentes; fortalecer o sistema de garantia de direitos, garantindo a realização equitativa dos direitos e levando em consideração as dimensões de gênero, raça/etnia, e deficiências. Facilitadoras (Nara, e Fabrício) as propostas:




Colégios adaptados para deficientes acesso e melhoria na estrutura e professores capacitados – Igualdade de transporte para todos os alunos – Guarda municipal e segurança em todas as escolas em todos os turnos – Palestras e atividades que mobilizem a comunidade para discutir sobre a sexualidade – PROART – Que as quadras que existem, funcione para o público e também que tenha várias atividades e modalidades – Torneio no campo interagindo com a comunidade – Casa de cultura – Um espaço que desenvolva o ciclismo – Atletismo e uma pista de skate. 

No grupo 05 – Reduzir as desigualdades relacionadas a Território - Objetivo - Adolescentes acessando politicas públicas multissetoriais e sendo reconhecidos pela sociedade por sua capacidade de contribuir para transformar a sua realidade.  (Facilitadoras Rosane e Mércia) Proposta do grupo foi de: Saneamento básico – Trabalho educativo junto à comunidade, sobre a importância da reciclagem e coleta do lixo – A construção de uma adutora – Casa de cultura – Um centro poliesportivo – Projetos sociais profissionalizantes voltados para adolescentes.






No grupo 06 - Reduzir as desigualdades relacionadas à Idade – Objetivo – Todas as comunidades do munícipio com acesso à informação e conhecimentos sobre a situação das crianças e adolescentes e promovendo iniciativas pela redução das desigualdades. Facilitadoras (Ives e Ana Cristina) As propostas do grupo – Na área da Saúde – Uma maternidade para os filhos do município. Na Educação maior quantidade na hora de distribuir a Merenda escolar – Mais empenho dos professores devido ao auto índice de professores faltosos o que acarreta em sucessivas evasões e em reprovações de alunos – Mais atuação do PROERD no combate as drogas – Na área do esporte mais lazer para as crianças e adolescentes. Na fala da adolescente Vitória “que se todos se unirem a como ter um futuro melhor e que o tempo de mudar é agora”.





Ao término da exposição das propostas a Coordenadora do Bolsa Família fez a seleção de alguns representantes da comunidade para que através do voto popular pudessem escolher dois dos que mais representaria Baixa do Meio, Assentamento Santa Paz, Assentamento Encruzilhada, Loteamento Nova Jerusalém e o Assentamento de Umarizeiro. Os escolhidos pelo o voto popular foram à senhora Ana Maria Alexandre da Silva (Bolsa Família) e o adolescente Mateus Francisco da Silva



No encerramento Marisa falou sobre todas as propostas apresentadas pelos adolescentes e enfatizou que o gestor quer cada vez mais acertar e é por isso que quer ouvir a população para tenha conhecimento das necessidades e anseios das famílias por localidade e principalmente dos meninos e meninas de todo o município. Finalizou

Nenhum comentário:

Postar um comentário