quarta-feira, 11 de junho de 2014

GUAMARÉ EM BUSCA DO SELO UNICEF - REALIZA O 1º PRÉ - FÓRUM COMUNITÁRIO NO ASSENTAMENTO DE SANTA MARIA III.

A Prefeitura Municipal de Guamaré, Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA Realizou no dia 10 de Junho de 2014 o 1º Pré- Fórum Comunitário no Assentamento Santa Maria III, 0 evento aconteceu na Escola Francisco Maciel, onde estiveram presentes crianças, adolescentes e toda a comunidade local. Estes Pré – Fóruns acontecerão em todas as localidades do município, com o intuito de ouvir as reivindicações e os anseios das crianças e adolescentes de cada comunidade do município de Guamaré.



A abertura teve como atração cultural o grupo de crianças e adolescentes músicos do PROART e ASPAM com musicas ao som de violino. Logo em seguida de uma forma objetiva o Prefeito Hélio e a Secretária de Assistência Social e Articuladora do selo UNICEF – Marisa Rodrigues da Silva, falaram da importância do evento e o que representa o selo para o nosso município. 


A Articuladora apresentou um vídeo sobre as desigualdades sociais enfocando as 06 desigualdades e os objetivos dos Pré – Fóruns Comunitários na redução destas desigualdades na qual os grupos trabalharam com ajuda dos facilitares da área da educação, saúde, esporte e assistência sob os temas: Gênero – Raça e Etnia - Renda - Condição Pessoal - Território Idade.



Depois da apresentação da secretária, foram criados seis grupos temáticos, referenciando as desigualdades vividas de forma local.



Na apresentação das propostas dos grupos quase por unanimidade eram os mesmos anseios e as reivindicações que desejavam para a melhoria do Assentamento Santa Maria III.



No grupo 01 - Reduzir as desigualdades relacionadas ao gênero - Objetivo - Reduzir a mortalidade infantil e materna. (Facilitadores Priscila, Jarbas) Propostas: Unidade de Saúde, Quadra de esporte, Caderneta do Adolescente, Palestras sobre a violência que “mesmo que a comunidade não tivesse casos de violência seria para a prevenção”.



Na proposta do grupo 02 - Reduzir as desigualdades relacionadas à Raça e Etnia - Objetivo – Todas as crianças e adolescentes acessando, permanecendo e concluindo a educação básica de qualidade na idade certa, com sucesso na aprendizagem. (facilitadoras Rita e Glorimar) acrescentaram a reformulação da proposta pedagógica para uma prática mais efetiva e inclusiva;




No grupo 03 - Reduzir as desigualdades relacionadas à Renda - Objetivo – Reduzir a transmissão vertical (da mãe para o bebê) e os casos de HIV/AIDS entre adolescentes, especialmente meninas. (facilitadoras Mirtes, Conceição e Maria Luiza), a reivindicação for por parceria para a horta comunitária, poços por lotes, melhoria no transporte, e a presença do conselho tutelar nas escolas.



No grupo 04 - Reduzir as desigualdades relacionadas à Condição pessoal - Objetivo – Diminuir a violência, a exploração e os abusos contra crianças e adolescentes; fortalecer o sistema de garantia de direitos, garantindo a realização equitativa dos direitos e levando em consideração as dimensões de gênero, raça/etnia, e deficiências. Facilitadoras (Nara, Gildete, Larissa e a participação do prefeito Hélio) as propostas: cardápio exposto da Merenda escolar, quadra de esporte, praça pública, acesso aberto para a internet, melhoria nos ônibus de acesso a comunidade.




No grupo 05 – Reduzir as desigualdades relacionadas a Território - Objetivo - Adolescentes acessando politicas públicas multissetoriais e sendo reconhecidos pela sociedade por sua capacidade de contribuir para transformar a sua realidade.  (Facilitadoras Patricia e Rosane) Propostas do grupo foi de: Calçamento na comunidade, Saneamento Básico, Trabalho educativo para as famílias quanto ao ajuntamento e coleta do lixo local, Construção de uma adutora que pudesse atender a todas as localidades do município.



No grupo 06 - Reduzir as desigualdades relacionadas à Idade – Objetivo – Todas as comunidades do munícipio com acesso à informação e conhecimentos sobre a situação das crianças e adolescentes e promovendo iniciativas pela redução das desigualdades. Facilitadoras (Ana Cristina, a psicóloga do CREAS e Rayane) As propostas do grupo – Melhoria na saúde, atendimento odontológico, acompanhamento no pré-natal e pós-parto, médico local, transporte da saúde, acesso ao programa do leite.



Ao término da exposição das propostas a Coordenadora do Bolsa Família fez a seleção de alguns representantes da comunidade para que através do voto popular pudessem escolher dois dos que mais representaria Santa Maria III para o grande Fórum que acontecerá no mês de Julho, 




As escolhidas pelo o voto popular foram à senhora Andressa Ângela Souza (Bolsa Família) e a Adolescente Renata Rodrigues Cavalcante.

No encerramento do evento a secretária de assistência social do município Marisa Rodrigues, falou o quanto foi proveitosa àquela noite e que ficava muito honrada com a acolhida e o desempenho de todos os moradores daquela comunidade, já o prefeito Hélio Willamy, agradeceu a comunidade presente e aproveitou para dizer ao povo do assentamento Santa Maria III que algumas das reivindicações, já estavam em fase de licitação e que o mais breve possível, a estrada que liga o assentamento a BR 406 será totalmente pavimentada, o que dará segurança e conforto àqueles que trafegam por ela. E completou a sua fala dizendo que, “... fará de tudo para que todas as reivindicações que a comunidade expos na noite será atendida dentro das possibilidades no seu governo e que estará sempre ao lado do povo para ouvir o que eles desejam do poder executivo para ter uma vida digna, que é um direito de todos”.


A população de Santa Maria III participou ativamente do evento, tanto em número de participantes, como também falando dos problemas enfrentados na comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário