11 de junho de 2014

PREFEITURA DE GUAMARÉ, SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ATRAVÉS DO CMDCA, PROMOVERAM A 1ª FORMAÇÃO PREPARATÓRIA PARA CRIAÇÃO DO NUCA.

O evento foi realizado pelo GT1 (Grupo de Trabalho 1), no balneário de Lagoa Doce no dia 07 de Junho de 2014, a programação se deu das 9h e estendeu até as 16h, e contou com a presença de mais de 90 adolescentes de todas as comunidades do município, com a participação de diversos representantes de grupos religiosos e culturais.
Estiveram presentes no evento o prefeito Hélio, a secretária de Assistência Social Marisa Rodrigues, a secretária de Educação Iracema, o secretario de Indústria e Comércio Mário de Lucila a Secretária executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Jaciane  Capristano as Mobilizadoras pela área da educação Ritas Anjos e a Mobilizadora pela área da Assistência Social – Jocilda Dantas, a representante do Conselho Tutelar- Mirtes e equipe de trabalho da comissão intersetorial.
A Mobilizadora do selo pela área da educação, Rita Anjos e a secretária Marisa Rodrigues, articuladora do Selo UNICEF em Guamaré, fizeram a abertura explicando o objetivo do Fórum para os jovens. Rita ressaltou dizendo que o trabalho que envolve a metodologia do selo está sendo realizado em conjunto com todas as secretarias do município.
Marisa enfatizou a importância da participação dos jovens na discussão as políticas públicas e dos processos do NUCA em Guamaré.
“O dia de hoje representa as mudanças que o município de Guamaré necessita. Os nossos jovens serão os orientadores das políticas públicas para o atual e futuros gestores” Disse Marisa.
Marisa falou do empenho do prefeito Hélio e da sua participação, dizendo que o prefeito é um gestor preocupado com a implantação das políticas públicas para atender as crianças e os adolescentes do município.

O que é ser adolescente em Guamaré?
Foram realizadas as dinâmicas de avaliação com a participação dos adolescentes divididos em grupos por cores com tema de discussão, “O que é ser adolescente em Guamaré?”. A dinâmica produziu um plano de ação que serviu para selecionar 15 alunos que participarão do fórum comunitário que será realizado no dia 27 de junho em Guamaré.
Rita Anjos e professor e conselheiro tutelar Adelson (que por unanimidade foi escolhido o moderador do NUCA) ,apresentaram e discutiram com os jovens o que é o selo Unicef e objetivos do milênio.
“É muito importante o papel dos jovens em ajudar na construção dos objetivos para conquista do selo” Disse Rita Anjos
Rita explicou que o processo do selo atinge cerca de 126 municípios, envolvendo 634 mil crianças e adolescentes no RN.
Os 8 objetivos do milênio.
Os adolescentes foram divididos em 8 grupos para discutir os 8 objetivos do milênio e elaboração de propostas e encaminhamento para implantação no município.
Durante apresentação das propostas foram encenados os temas discutidos por cada grupo.
Encerramento:
Durante o encerramento a secretária Marisa Rodrigues e articuladora do Selo agradeceu participação de todos e elogiou os colaboradores pela a forma como foi realizado o fórum e disse que Guamaré estava vivendo um dia ímpar na sua História
“O NUCA é o espaço democrático onde o jovem tem vez e tem voz” Disse Marisa.
Elogiou a postura do prefeito Hélio, pela dedicação de participar de todo o processo do selo e de está presente no fórum ouvindo diretamente as reivindicações dos jovens que participaram do evento.
“Hoje é um dia mais que especial para Guamaré, pois estamos construindo a formação do Núcleo de Cidadania do Adolescente- NUCA de Guamaré, um espaço crucial para o alcance dos objetivos do Selo Unicef. O NUCA é um direito fundamental e de um instrumento de geração de conhecimentos e de oportunidades de desenvolvimento” Enfatizou Marisa.
Seguiu dizendo: “A participação e o empenho dos adolescentes para a transformação de suas realidades, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades e para superação das desigualdades e violações que afetam as suas vidas”.
“O NUCA é o espaço democrático onde o jovem tem vez e tem voz” Concluiu Marisa.
Os jovens participaram do encerramento opinando sobre o fórum, comentaram da importância do fórum, oferecendo a oportunidade de pensar e falar o eles que acham, e que o município deve implantar para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes.
O prefeito Hélio iniciou dizendo que estava feliz com a presença e a participação dos jovens durante o encontro. Falou da importância do fórum para sua gestão e que está se empenhando o máximo participando ativamente das atividades e colaborando para conquistar o selo, um feito importante para município.
O prefeito anunciou que vai criar um NUCA com 60 participantes, abrangendo todas as comunidades do município e ofertando mais vagas e mais participação das crianças e adolescentes no processo.
“As políticas públicas direcionadas param as crianças e os adolescentes, é uma prioridade da nossa gestão. Assumo o compromisso de lutar para a conquista do selo e para que possamos ter uma Guamaré cada vez melhor” Disse o Prefeito Hélio.
Descontração
A professora de musica e dança Lili e realizou uma atividade física com alongamentos, depois juntamente com os músicos do programa criança Petrobras, presenteou no final do evento os jovens com belas músicas e muitos forró.
Os adolescentes tiveram todo apoio necessário com direito a café, almoço e lanche pois o evento terminou as 16:30h. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário