quarta-feira, 2 de julho de 2014

4º PRÉ-FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF É REALIZADO COM AS COMUNIDADES DE SALINA DA CRUZ, LAGOA DE BAIXO E PONTA DE SALINA.

A Prefeitura Municipal de Guamaré e Secretaria de Assistência Social realizaram na noite desta quarta (02) Na comunidade de Salina da Cruz, Lagoa de Baixo e Ponta de Salina o 4º Pré - Fórum comunitário do selo UNICEF. O evento foi realizado no ginásio poliesportivo de Salina da Cruz, ás 19:00 horas.


Estiveram presentes a Secretaria de Assistência Social e Articuladora do selo UNICEF – Marisa Rodrigues (palestrante) a Secretária de Esporte e Lazer – Larissa Mayara, Mobilizadora na área da educação – Rita Anjos, a Coordenadora do Renda Familiar – Neide Pereira, a adolescente Thaynara do Nuca, o Moderador do NUCA Adelson de Gois, Silvio – conselheiro tutelar e os técnicos das áreas da Educação, Assistência, Saúde e Esporte e a população no geral.


O Pré – Fórum em Salina da Cruz teve como objetivo de incentivar e qualificar a participação popular para as discussões das políticas públicas no fortalecimento a promoção e a garantia dos direitos básicos, indispensáveis ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes de todas as localidades do município de Guamaré.



Na fala da Articuladora Marisa no primeiro momento agradeceu a participação de todos e que aquela noite seria muito importante para as famílias daquelas localidades, pois iriam ter o conhecimento sobre o que é o ter o selo UNICEF para o município e também os objetivos do fórum comunitário.





Enfatizou que o selo UNICEF veio para impulsionar o município a traçar estratégias para reduzir os indicadores negativos que ainda existem no município mesmo apesar dos esforços por parte do gestor e secretários das áreas das politicas públicas. E que para melhorar a vida das crianças, adolescentes e de todas as do município é preciso à participação de todos.




A apresentação cultural ficou por conta do grupo de teatro da escola Maria Madalena na qual encenaram uma peça com o tema “A feira” que tratou sobre os preconceitos, o bulling e as diversas desigualdades sociais. Ao término da apresentação foi apresentado um vídeo com imagens representativas enfocando as 06 desigualdades; quanto à – Gênero - Raça e Etnia - Renda - Condição Pessoal - Território e Idade.



Logo a pós a fala da articuladora foi dividido os 08 temas sobre as desigualdades sociais para dois grandes grupos de trabalho, referenciando todas as desigualdades vividas na comunidade. Tudo sob a orientação de facilitadores das áreas da educação, assistência, saúde e esporte. 



Depois das discussões em mesa redonda com os grupos foram apresentadas as propostas; Os pontos mais abordados pelo grupo 1,2,3 Que tratou sobre as desigualdades relacionadas á Gênero - Raça e Etnia e Renda as propostas foram: 


Centro Cirúrgico, Disciplinas nas escolas sobre a temática da sexualidade e reprodução humana, Distribuição da caderneta do adolescente, Trabalho intensificado com adolescentes grávidas e vitimas de violência, Intensificação do Conselho tutelar em ambientes públicos, 


Ampliação no atendimento odontológico, Associação de Costureiras, Implantação do Jovem aprendiz, Iluminação para Salina da Cruz, Ronda noturna da Guarda Municipal, Espaço de Convivência e Lazer, Academia do Bem estar, Campos de futebol, Praça Pública, Implementação da Lei 10.639, Projetos e Campanhas sobre Racismo; 


Exploração do Trabalho Infantil e violência Sexual, Criação e fortalecimento de programas e projetos para os contra turno nas escolas da rede pública, Ampliação dos espaços escolares para um melhor resultado na aprendizagem, Fortalecimento do Programa Mais Educação, Fiscalização mais intensa por parte das autoridades que trabalha com a proteção de crianças e adolescentes nas áreas de risco, Construção de creche na localidade de Salina da Cruz.  


Os pontos abordados pelo grupo 4,5,6  Que tratou sobre as desigualdades relacionadas á - Condição Pessoal - Território e Idade as propostas foram: Concurso Público, Acessibilidade, Creche, Rampas e Banheiros Adaptados, Área de Lazer, Praças,



Projetos voltados para a primeira infância, Documentação para crianças e adolescentes, Criação de grupos de Agentes de Proteção, Ronda dos Conselheiros Tutelares nos Bares, casas de Show, Festas abertas ao Público, etc. Pavimentação das ruas, Saneamento Básico, Pediatra para atender nos ESFs do município.


Ao término da exposição das propostas foi feita a escolha dos representantes da comunidade através do voto popular, os escolhidos um que represente uma família beneficiária do bolsa família e um adolescente para compor o Nuca.



No encerramento Marisa falou sobre todas as propostas apresentadas pelos adolescentes e as famílias ali representadas e enfatizou que o gestor quer cada vez mais acertar e é por isso que está disposto a ouvir a população para ter o conhecimento das necessidades e anseios das famílias por localidade e principalmente dos meninos e meninas de todo o município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário