terça-feira, 1 de julho de 2014

3º PRÉ-FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF É REALIZADO NAS COMUNIDADES DE LAGOA DOCE, MANGUE SECO I E II.

A Prefeitura Municipal de Guamaré e Secretaria de Assistência Social realizaram na noite desta segunda feira (30) Na comunidade de Lagoa Doce juntamente com Mangue Seco I e Mangue Seco II o 3º Pré - Fórum comunitário do selo UNICEF. O evento foi realizado na quadra de esportes de Lagoa Doce, ás 19:00 horas.


Estiveram presentes a Secretaria de Assistência Social e Articuladora do selo UNICEF – Marisa Rodrigues (palestrante) O Secretario de Saúde – Adriano Diógenes, o Secretário de Transporte Gean Eduardo, a Mobilizadora na área da educação – Rita Anjos, a Coordenadora do Renda Familiar – Neide Pereira, os técnicos das áreas da Educação, Assistência, Saúde e Esporte e a população no geral.


O Pré – Fórum em Lagoa Doce teve como objetivo de incentivar e qualificar a participação popular para as discussões das políticas públicas no fortalecimento a promoção e a garantia dos direitos básicos, indispensáveis ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes destas localidades do município de Guamaré.


Na fala da Articuladora Marisa no primeiro momento agradeceu a participação de todos e que aquela noite seria muito importante para as famílias daquelas localidades, pois iriam ter o conhecimento sobre o que é o ter o selo UNICEF para o município e também os objetivos do fórum comunitário.




Enfatizou que o selo UNICEF veio para impulsionar o município a traçar estratégias para reduzir os indicadores negativos que ainda existem no município mesmo apesar dos esforços por parte do gestor e secretários das áreas das politicas públicas. E que para melhorar a vida das crianças, adolescentes e de todas as do município é preciso à participação de todos.


Logo a pós a fala da articuladora foi dividido os 06 grupos de trabalho, referenciando todas as desigualdades vividas na comunidade, tudo sob a orientação de facilitadores das áreas da educação, assistência, saúde e esporte. Depois das discussões em mesa redonda de cada grupo foram apresentadas as propostas de todos os grupos; Os pontos mais abordados pela a população foi a coleta de lixo, transporte, segurança, melhorias na educação dentre outros.





Ao término da exposição das propostas foi feita a escolha dos representantes da comunidade através do voto popular, os escolhidos um que represente uma família beneficiária do bolsa família e um adolescente para compor o Nuca.





No encerramento Marisa falou sobre todas as propostas apresentadas pelos adolescentes e enfatizou que o gestor quer cada vez mais acertar e é por isso que quer ouvir a população para tenha conhecimento das necessidades e anseios das famílias por localidade e principalmente dos meninos e meninas de todo o município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário