16 de agosto de 2014

LIDERANÇA É FAZER O QUE É CERTO QUANDO NINGUÉM ESTÁ OLHANDO. “GEORGE VAN VALKENBURG”

É fato público que a Secretaria Municipal de Assistência Social, tem trabalhado incansavelmente no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovendo serviços de Proteção Básica e Proteção Social Especial aos cidadãos que dela necessitarem em todo o município de Guamaré.
Na realização do 1º Fórum Comunitário realizado no Clube da Orla do Rio Aratuá, a secretária Marisa Rodrigues ganhou inúmeros parabéns pelo o trabalho que vem realizando a frente da pasta com sua equipe, os parabéns partiu por parte do prefeito Hélio, da promotora de justiça Drª Isabel Menezes e do público presente. Os elogios serviram de incentivo para uma mulher simples e sem vaidade, trabalhar muito mais pela politica de assistência social do município de Guamaré.
Na sua fala, Marisa disse que a secretaria Municipal de Assistência Social de Guamaré trabalha diariamente para ser referência nacional na defesa e garantia de direitos e na prestação de serviços, programas, projetos e benefícios às famílias do município, orientados pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A atuação da Assistência Social ocorre em base a princípios e diretrizes tendo como objetivo garantir o atendimento às necessidades básicas e proporcionar o desenvolvimento pessoal, familiar e social, bem como, oportunizar a capacitação, facilitando a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.
Dentre seus princípios destacam-se o da universalização dos direitos sociais; o respeito à dignidade do cidadão; o direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar. As balizas para ocorrência destes atendimentos respeitam a descentralização político-administrativa e a participação da população, tendo a centralidade das ações na família.
Em Guamaré, a Secretaria Municipal (SEMAS) presta atendimento socioassistencial às pessoas e famílias, articula os serviços e potencializa a rede de proteção social básica tendo como porta de entrada os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS); e, no caso do apoio, orientação e acompanhamento a situação de ameaça ou violação de direitos, este se realiza por intermédio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).
Hoje, o município conta com programas que o mantém em destaque no âmbito nacional. Como foram sábias as palavras de George Van Valkenburg ao dizer: “Liderança é fazer o que é certo quando ninguém está olhando”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário