8 de outubro de 2014

PALESTRAS, OFICINAS E AÇÕES SIMULTÂNEAS MARCARAM O 2º DIA DA II SEMANA DO BEBÊ DE GUAMARÉ.

A II Semana do Bebê neste ano deixará um legado de boas práticas e mudanças positivas na vida das crianças do município.


O segundo dia de atividades teve inicio às 8h com a visita orientada das gestantes de Guamaré/sede 






ao Hospital Manoel Lucas de Miranda, pois além da palestra com os técnicos da SMS Gabriela e Rayane (Atenção básica) sobre a importância da Doula e do vínculo afetivo estabelecido entre a mãe e o bebê as mesmas tiveram também a oportunidade 



acompanhadas da obstetra Drª Ana Eulina de conhecerem as instalações onde ocorrerá o parto e os serviços ofertados durante o pré-parto, parto e pós-parto. Esta ação teve a parceria com as secretarias de Assistência Social e de Saúde.


Em uma ação simultânea ocorreu também no mesmo horário na comunidade de Umarizeiro em conjunto com o assentamento Encruzilhada e Nova Jerusalém um momento de interatividade com as crianças intitulada de Estação do Brincar e Conviver. 





O objetivo desta atividade foi de forma lúdica através de fantoches, oficinas de pintura, desenhos e jogos lúdicos 



para as crianças e uma oficina com os pais para fortalecimento de vínculos e o entendimento da importância do brincar para o desenvolvimento sócio, cognitivo e afetivo destas. Esta atividade teve como culminância a interação entre pais e filhos através do ato do brincar.


A Coordenação do Ensino Infantil. Diretores, Coordenadores e Professores das Escolas de Ensino 



Infantil e 1º Ano, realizaram de 9h, na creche Maria do Socorre e Quadra da Escola Benvinda simultaneamente uma oficina de leitura – 




brincando, encantando e informando através dos contos com Crianças da educação infantil e 1º ano das Escolas de Baixa do Meio e Guamaré. Esse momento proporcionou a leitura interativa ondes os professores oficineiros trabalharam três contos: A gata borralheira. João e Maria e Chapeuzinho Vermelho.

Dando continuidade no segundo momento ás 14h, na Câmara Municipal houve um Ciclo de Debate cujo tema: Direito a Vida, a Proteção, a Cuidar e Educar. 




O público participante foi: Os técnicos da SEMAS (CRAS; CREAS; SCFV; CMDCA E CASA DE PASSAGEM); EDUCAÇÃO (Diretores, Coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria) SMS (Coordenadores dos ESF’S, Assistentes Sociais da Secretaria, chefe do setor de enfermagem, coordenador da atenção básica) ESPORTE (técnicos da Secretaria); Guarda Municipal; Conselheiros Tutelares.


O debate contou com a participação das consultoras do selo UNICEF da área da primeira infância – Lucia Macedo Sales  e  Sandra Alves Consultora na área de proteção da 1ª infância. Tomando como base o subtema: Direito a vida, a proteção, a cuidar e educar, subtema estes diretamente relacionados com os indicadores da Linha de Base, que se constituem os desafios pertinentes a essa faixa etária no nosso município O Ciclo de debate deu-se com a explanação de como está funcionando a Rede de Proteção a Infância no município, correlacionando-a com a legislação das politicas publicas existentes. Outro momento a destacar no Ciclo de Debate foi a pactuação da Rede de Proteção e o lançamento do projeto piloto do Selo UNICEF no Município de Guamaré. O objetivo desta discussão foi de Promover o fortalecimento Intersetorial das políticas públicas na área da primeira infância, buscando empoderar os profissionais que atuam diretamente com esse publico, fortalecendo a Rede Municipal de Proteção a Infância.








As ações do dia 07 terminaram ás 19h, no Clube Municipal com um Jantar Solene para Todos os participantes do Ciclo de Debate e teve com atração – Voz e Violão (ASPAM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário