domingo, 30 de novembro de 2014

PREFEITO HÉLIO MIRANDA FEZ A ENTREGA DE CARTEIRA PROFISSIONAL PARA ARTESÃOS GUAMAREENSES.

A Prefeitura Municipal de Guamaré, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, fez a entrega de carteiras de reconhecimento nacional aos artesãos do município, durante uma solenidade realizada nesta quinta-feira (27) no Clube da Praia, em parceria com a o Programa Estadual do Artesanato (Proart).

Segundo a  Coordenadora do Proart, Elaine Morgado, recebendo a carteira nacional do artesão, estes profissional terá vário benefícios, entre eles: Mapeamento do trabalho por região, descontos em lojas especializadas, participação de feira, além de outros incentivos para progredir com a produção dos seus trabalhos.

A Secretária Marisa Rodrigues da SEMAS, disse que organizar e capacitar os artesãos, é um compromisso da Assistência Social, que tem este público dentro das suas políticas públicas, como público prioritário. Desta forma, os artesãos recebem uma atenção especial dentro do Programa Capacitar e Empreender. “Estamos incentivando os artesãos de Guamaré a se organizarem, para que possam progredir, e assim, ter o apoio institucional dos Governos: Municipal, Estadual e Federal”. Finalizou.

O próximo passo a ser dado dentro do cronograma de apoio aos artesãos guamareenses, é um encontro com Técnicos do Programa RN Sustentável, que deverá acontecer no começo de dezembro.

A partir de agora diversos artesãos do município serão reconhecidos profissionalmente em qualquer parte do território nacional, um incentivo do governo municipal que representa a valorização do trabalho e uma oportunidade para os artesãos locais expor e comercializar os seus produtos por todo o país.

Para a artesã Maria Luiza, a carteirinha dá mais segurança para o profissional trabalhar. “Agora posso comprar materiais em outras cidades e transportar com segurança. Vou produzir com mais rapidez e vender com mais facilidade”, compartilha.
Na sua fala, o prefeito Hélio Miranda, disse que em julho de 2014, a prefeitura lançou o “Projeto Capacitar e Empreender Para Guamaré Ficar Cada Vez Melhor”, visando proporcionar oportunidades, principalmente o desenvolvimento sustentável no município. Capacitar e criar oportunidades para artesãos, pescadores, recicladores, agricultores e beneficiários dos programas sociais, é o objetivo principal do projeto.

Disse ainda que a prefeitura está apoiando os artesãos para expor e vender seus produtos, através da carteirinha de artesão que pode ser usada a nível nacional. Ela dá condições legais para a classe se organizar e divulgar seus trabalhos por todo o Brasil. Desejo sucesso a todos vocês, ressaltou na ocasião o prefeito Hélio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário