13 de novembro de 2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAMARÉ ATRAVÉS DO PRONATEC SOLICITA MAIS DE 100 CURSOS PARA 2015

O município de Guamaré através do Programa “Capacitar e Empreender para Guamaré Ficar Cada Vez Melhor”, só este ano, capacitou mais de 350 guamareenses, mesmo com a redução das ofertas de cursos pelo Ministério da Educação (MEC), devido a Copa do Mundo de Futebol, Eleições e corte de investimentos. 


Ainda este mês, mais 04 cursos serão concluídos, são eles: Operador de Computador, Manutenção e reparação de Computador, Soldador de eletrodos e Lixador, totalizando mais de 400 pessoas capacitadas para várias áreas.


Para o ano de 2015, a equipe do Acessuas Trabalho/Pronatec, formada por Carla Antunes (Coordenadora), Juliana Renata (Assistente Social), Lana Catarina (Auxiliar Administrativa), juntamente com o consultor do Projeto Empreender e Capacitar para o Mundo do Trabalho, Francisco Touché, solicitaram ao MEC via Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), mais de 100 cursos, 


totalizando mais de 2.000 vagas em cursos para todas as áreas com demanda de empregabilidade no município. Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social (SEMAS), Marisa Rodrigues, prioritariamente a SEMAS buscará capacitar os beneficiários dos Programas Sociais, pois através 


destas capacitações se criam oportunidades para estes beneficiários saírem do estado de vulnerabilidade que se encontram, pois o projeto empreender e capacitar, tem como objetivo principal, a inclusão do capacitado ao mercado de trabalho.


Dentro dos cursos ofertados através do projeto: Pescadores, Artesãos, Recicladores e Agricultores, classificados como Povos e Comunidades Tradicionais pelo (MDS), também terão prioridade, uma vez que, o Projeto Capacitar e Empreender visa também o desenvolvimento sustentável do município. Os cursos que serão ofertados para este público, foram escolhidos pela equipe do Projeto com a participação do articulador para a Economia Solidária, Sr. José de Arimatéia Siqueira, que recentemente foi escolhido Delegado Nacional para as Políticas Públicas de Sustentabilidade.


Por ter este viés do trabalho e uma política voltada a capacitação dos beneficiários, o município de Guamaré através da SEMAS, foi contemplado em julho deste ano com o Programa ACESSUAS/TRABALHO - O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da articulação e da mobilização à integração ao mundo do trabalho. 


Possui, ainda, estreita articulação com foco no Plano Brasil Sem Miséria, com a promoção de estratégias, ações e medidas de enfrentamento à pobreza, por meio de mobilização de usuários; monitoramento da execução das ações do Programa e articulação com diferentes parceiros e políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário