quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

PROGRAMA MULHERES MIL CHEGA AO MUNICÍPIO DE GUAMARÉ.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), numa parceria Acessuas Trabalho/Pronatec e EAJ/UFRN, trouxe para o município de Guamaré, o Programa Mulheres Mil. O Programa tem como objetivo principal oferecer cursos profissionalizantes e ajudar mulheres em vulnerabilidade social a concluírem seus estudos.
A equipe do Acessuas Trabalho/Pronatec de Guamaré, realizou mobilizações para identificação no território das mulheres com perfil para inserção no Programa Mulheres Mil nos cursos de: Corte e Costura, Artesão de bordado a mão, Auxiliar de Secretária Escolar e Marisqueira. Esta mobilização foi realizada numa parceria dos Cras (Guamaré e Baixa do Meio), CREAS, Setor de Serviços e Benefícios, Cadastro Único-PBF e Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca.
Estes cursos são de formação inicial e continuada, com carga horária mínima de 160 horas. O público alvo são mulheres a partir de 16 anos, chefes de família, em situação de extrema pobreza, cadastradas, ou em processo de cadastramento no CadÚnico, preferencialmente beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Segundo a Secretária da SEMAS, Marisa Rodrigues, estas mulheres após se capacitarem continuarão sendo acompanhadas pelo Projeto Capacitar e Empreender, pois o município tem o compromisso de inseri-las neste grandioso projeto de inclusão produtiva, uma vez que, este grupo de mulheres encontram muitas dificuldades, decorrentes da extrema pobreza, tais como: baixa autoestima, a necessidade de cuidar da família, o machismo, a violência, a baixa escolaridade, entre outros fatores que as impedem de se qualificarem profissionalmente.
A chegada do programa Mulheres Mil, é mais um avanço nas políticas públicas do município voltadas ao social e a qualidade de vida, pois este programa, tem o diferencial de trabalhar a questão de gênero, aliada à profissionalização e à elevação de escolaridade das mulheres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário