2 de julho de 2015

A PARTICIPAÇÃO MACIÇA DOS USUÁRIOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL MARCOU A NOITE DESTA TERÇA EM BAIXA DO MEIO NO ENCONTRO PREPARATÓRIO.

A Prefeitura Municipal de Guamaré, Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, realizou no dia 30 de Junho de 2015, às 19h, no Distrito de Baixa do Meio, juntamente com as comunidades de Umarizeiro, Encruzilhada e Nova Jerusalém, 



o Segundo Encontro Preparatório para a IV Conferência Municipal de Assistência Social, que têm por objetivo mobilizar, refletir, propor e eleger Delegados das comunidades que irão votar nas propostas estabelecidas na – VI Conferência Municipal de Assistência Social, a ser realizada no município de Guamaré/RN, nos dias 04 e 05 de Agosto de 2015.



No período que antecedeu os Encontros Preparatórios, a Comissão de Mobilização, realizou nos dias 17 a 25 de Junho de 2015, em todas as localidades do município de Guamaré, a mobilização e sensibilização através de notificações in lócus, preparando a população para a semana dos “Encontros Preparatórios” referente a VI Conferência Municipal de Assistência Social.


O Segundo Encontro realizado em Baixa do Meio, em frente ao CRAS, contou com a participação maciça de 318 trezentos e dezoito pessoas, entre Técnicos e usuários que são acompanhados pelos Serviços e Programas da Secretaria Municipal de Assistência Social de Guamaré, estando presente e a frente do Encontro, a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e Secretária Municipal de Assistência Social, senhora Marisa Rodrigues da Silva, além de outros Conselheiros representantes do Governo, Sociedade Civil, Entidades e Usuários.



A Secretária Municipal de Assistência Social, senhora Marisa Rodrigues da Silva, saúda a todos, fazendo uma breve apresentação dos Técnicos que representam a Assistência Social, no que concerne aos níveis da Rede de Proteção Social Básica, Média e Alta Complexidade, enfatizando a demasiada importância de toda população nos Encontros Preparatórios, para o planejamento da Política Pública de Assistência Social daqui a (10) dez anos, construindo-se conjuntamente o Plano Decenal, para a melhoria na qualidade dos Serviços, Programas e Benefícios prestados aos usuários assistidos no âmbito da referida Política.





Após apresentação geral, a Secretária Marisa, mediante exposição audiovisual, conceitua o que é Conferência, seus objetivos, enfatizando que esse é o momento de diálogo e conversa, para que a população possa colocar seus anseios, através da participação cidadã, a fim de dizerem como precisamos melhorar e como podemos melhor atendê-los, para a garantia de direitos em sua plenitude sendo, portanto, a Conferência um espaço para a construção de novas ideias.

Ainda foi acrescentando o Tema da IV Conferência: Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026, e Lema: Pacto Republicado no SUAS, rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS, e os seus três subtemas: : 1. O Enfrentamento das Situações de Desproteções Sociais e a Cobertura dos Serviços, Programas, Projetos, Benefícios e Transferência de Renda nos Territórios; 2. O Pacto Federativo e a Consolidação do SUAS; 3. Fortalecimento da Participação e do Controle Social para Gestão Democrática. Tais subtemas, nortearam a reflexão dos usuários presentes, no que diz respeito, ao que avançamos nesses últimos anos e o precisamos avançar enquanto Política Pública de Assistência Social.


Com intuito de intensificar a reflexão acerca dos subtemas abordados, houve uma exposição audiovisual do Curta Metragem Vida Maria, que retrata de forma clara e simples o ciclo da pobreza, sobre o qual o Serviço Social vêm atuando na última década, através do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, almejando superar tal realidade e oferecer Justiça Social e Dignidade Humana aos seus usuários.

Baseados no vídeo apresentado e nos subtemas conferenciais, a equipe técnica e os demais convidados se reuniram em três grandes grupos para debater, respectivamente e entre si, e elaborarem propostas que perpassam por demandas e necessidades da população. Posteriormente ao debate e discussão dos subtemas em cada grupo, foram elencadas as algumas propostas voltadas para a formação de Grupo Comunitário, para fortalecer a participação social, e outras focadas na garantia de direitos, que primam pela dignidade humana.


Após apresentação das propostas, ocorreu a eleição de cinco Delegados para a VI Conferência Municipal de Assistência Social, nas pessoas de: Maria Augusta Nascimento (Baixa do Meio); Maíra de Paula Bezerra da Fonseca (Nova Jerusalém); Tatiane Barbosa Cruz (Baixa do Meio); Ana Carla Morais da Silva (Baixa do Meio); Ana Lúcia Silva Souza (Umarizeiro).



A Secretária Municipal de Assistência Social, senhora Marisa Rodrigues da Silva, consolida algumas propostas e encerra suas palavras, agradecendo a contribuição significativa de todos os participantes, deixando a seguinte mensagem: “Vocês saíram de casa, para construir Política Pública de forma pensada… isso é participação social, pautada no exercício da cidadania, na construção de uma Gestão Democrática que visa o bem comum da sociedade”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário