14 de julho de 2015

A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ENCERRA COM EXITO OS ENCONTROS PREPARATÓRIOS PARA A VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA COMUNIDADE DE SALINA DA CRUZ

A Prefeitura Municipal de Guamaré, Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, realizou no dia 13 de Julho de 2015, às 15h00min, na comunidade de Salina da Cruz, Zona Rural, Guamaré – RN, 



o Sexto e último Encontro Preparatório para a IV Conferência Municipal de Assistência Social, que têm por objetivo, mobilizar, refletir, propor e eleger Delegados das comunidades que irão votar nas propostas estabelecidas na – VI Conferência Municipal de Assistência Social, a ser realizada no município de Guamaré/RN, nos dias 04 e 05 de Agosto de 2015.



O Sexto Encontro realizado em Salina da Cruz, no Ginásio Poliesportivo da respectiva localidade, contou com a participação significativa de 379 usuários das comunidades de Lagoa de Baixo, Guamaré e Salina da Cruz que são acompanhados pelos Serviços e Programas da Secretaria Municipal de Assistência Social de Guamaré,


estando presente e a frente de todos os encontros realizados nas comunidades, a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e Secretária Municipal de Assistência Social, senhora Marisa Rodrigues da Silva, como também, o Vereador da Câmara Municipal, senhor Edinor Albuquerque, representante do Poder Legislativo, além de outros Conselheiros representantes do Governo, Sociedade Civil, Entidades e população em geral. 


No primeiro momento - Marisa Rodrigues deu boas-vindas, agradecendo a participação e contribuição de todos e parabeniza o Vereador Edinor Albuquerque pela presença e concede a fala ao mesmo, que de forma recíproca, concerne elogios, aos trabalhos realizados pela Assistência Social,


através da Gestão Municipal e todos os atores direto ou indiretamente implicados nesse processo de construção de Política Pública para a construção do Plano Decenal da Política Pública de Assistência Social, mencionando o tema da VI Conferência de Assistência Social, que faz alusão ao SUAS que temos, e o SUAS que queremos.


Dando seguimento, a Secretária Marisa Rodrigues, explanou sobre a Política de Assistência Social no município, não sem antes referir-se à importância daquele momento, que perpassa pelo exercício de cidadania da população, sendo por sua vez, espaço de discussão, construção e avaliação da Política, mencionando ainda a relevância das políticas sociais de atendimento à população guamareense.



A fim de proporcionar reflexão aos participantes do Sexto Encontro, ocorreu a exposição do Curta Metragem, Vida Maria, que remeteu aos que ali estavam, a recordação e semelhanças de uma vida que suscita a necessidade de proteção integral, que proporcione vida digna e assegure justiça social, preconizando direitos àqueles que necessitam. 



O segundo momento, os participantes se reuniram em três grupos para as elaborações das propostas de acordo com as dimensões que norteiam os subtemas que serão destrinchados durante a Conferência. O papel do Serviço Social no município tem surtido efeito na garantia de direitos e na percepção do usuário como cidadão, e isso têm refletido nas propostas e ideias que surgem durante os debates. Entre elas, tivemos a criação de grupos comunitários para fortalecer o controle social, onde governo e sociedade civil trabalhariam juntos em prol da construção de uma sociedade justa e igualitária.



Após apresentações das propostas baseadas em cada subtema: 1. O Enfrentamento das Situações de Desproteções Sociais e a Cobertura dos Serviços, Programas, Projetos, Benefícios e Transferência de Renda nos Territórios; 2. O Pacto Federativo e a Consolidação do SUAS; 3. Fortalecimento da Participação e do Controle Social para Gestão Democrática.


Logo após as discussões nos grupos, ocorreu à eleição democrática dos Delegados, que foram escolhidos 06 Delegadas para representar as referidas comunidades durante a - VI Conferência Municipal de Assistência Social, Foram elas: Iraci de Oliveira Aguiar; Sayonara Barros da Costa Silva; Roseane Santana Andrade; Francileide Leitão Braga; Maria Edileuza de Oliveira Cândido e Edivânia Bernardo de Souza.


Para finalizar a Secretária Marisa, agradece a contribuição ímpar de todos na construção de uma Política, embargada ainda por alguns desafios, mas que ao longo do tempo, vem proporcionando mudanças, conquistas e transformações na vida das pessoas, alicerçadas na garantia de direitos, permeados pela dignidade humana e Justiça Social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário