6 de agosto de 2015

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL FAZ ABERTURA DA VI CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM GUAMARÉ

Prefeitura Municipal de Guamaré, Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS realizou no dia 04 de agosto de 2015, na Câmara Municipal ás 19h, a abertura da VI Conferência Municipal de Assistência Social, e teve como tema: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” Lema: “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos o SUAS que queremos”.


A VI Conferência Municipal de Assistência Social de Guamaré, regimentada por meio do decreto de nº 21/2015 e aprovada pelo Prefeito Municipal de Guamaré/RN, em conjunto com a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, no uso de suas atribuições, considerando a necessidade de avaliar e propor diretrizes para a implementação da Política de Assistência Social no Município. 


E teve como objetivo  de realizar uma avaliação técnico-política do SUAS em cada esfera de governo, sob o ponto de vista dos diferentes segmentos envolvidos.


Com base nesse processo será possível definir as prioridades para a construção do Plano Decenal da Assistência Social, conforme previsto no lema: “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos.” Ressaltando a centralidade da mobilização dos segmentos, para a participação de todo o processo, especialmente os usuários da assistência social, o que permanece como um grande desafio a ser enfrentado em todo o país e a escolha dos delegados para representar o município na Conferência Estadual.



O evento teve inicio com a leitura do Regimento Interno, da VI Conferência Municipal de Assistência Social feita pela Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Kelly Paulino Pereira.



A mesa foi composta pelo representante do Prefeito Municipal de Guamaré a vice- Prefeita Maria de Souza, Representante da Câmara Municipal: Edinor Albuquerque; a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; Secretária Municipal de Assistência Social- Marisa Rodrigues da Silva; Representante dos Trabalhadores: Geísa Aline Leôncio; Representante dos Usuários: Cristala Regina; as convidadas a Secretária Municipal de Trabalho de Assistência Social (SEMTAS) de Natal / RN a Senhora Ilzamar Silva Pereira; Representante do Conselho Nacional de Assistência Social: Maria Raimunda Nonata Cadó; Secretários Municipais, entidades, NUCA, e população em geral.



Após ouvir o Hino Nacional e uma breve saudação dos membros da mesa, teve seguimento com uma apresentação cultural com os adolescentes do NUCA, com a temática: “Os Direitos dos Usuários do SUAS”.


Em seguida a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social a Senhora Marisa Rodrigues, abriu oficialmente a VI Conferência de Assistência Social, apresentando o “SUAS que temos no decorrer de 10 anos em Guamaré”.


A Palestra Magna “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” – LEMA: “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. foi ministrada pela Secretária Municipal de Trabalho de Assistência Social (SEMTAS) de Natal / RN a Senhora Ilzamar Silva Pereira (Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN 1990), Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN 1996) e Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN 2004). Foi Professora substituta do Curso de Serviço Social da UFRN no período de 1996 a 1997, participou como pesquisadora do Grupo de Pesquisas Sociais e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foi Professora assistente nível II da UFRB (2010 –2012), coordenou o curso de Serviço Social da UFRB e foi membro do Conselho Acadêmico e da Câmara de graduação no período do 2010 a 2012 e Atualmente é Secretária Municipal de Trabalho de Assistência Social de Natal / RN, cedida pela UFRB.



Para finalizar a Presidente do CMAS – Marisa Rodrigues agradeceu a participação de todos e convidou para se fazerem presentes no dia seguinte (05) dando continuidade as discussões acerca da construção do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que queremos para a construção do Plano Decenal da Assistência Social.


 No final foi servido um coquetel.




Nenhum comentário:

Postar um comentário