quinta-feira, 8 de outubro de 2015

GUAMARÉ ABRE OFICIALMENTE A III SEMANA DO BEBÊ COM SESSÃO SOLENE

A Câmara Municipal de Vereadores foi palco da abertura oficial da III Semana do Bebê 2015. Estratégia de mobilização social em prol da primeira infância, que visa fortalecer e ampliar as políticas voltadas para crianças de 0 a 6 anos no município.
O plenário do legislativo foi tomado nesta segunda-feira (05), ás 15h, por mães, crianças, estudantes, professores e o público em geral, e contou com decoração a caráter entre faixas e cartazes. O prefeito de Guamaré, Hélio Willamy, abriu oficialmente a III Semana Municipal do Bebê.
A solenidade contou com as presenças do prefeito Hélio Willamy, da vice-prefeita, Maria de Souza, da articuladora do selo UNICAF e secretária de assistência social, Marisa Rodrigues, da promotora de justiça e coordenadora do CAOPIJF, Drª Sandra Angélica Pereira Santiago, da psicóloga Laís Jacobina, da assistencial social, Brena Caroline, que também fazem parte da CAOPIJF, da conferencista e psicóloga Drª. Luzia Laffiti Torres, do presidente da câmara, vereador Eudes Miranda e demais vereadores, autoridades politicas e religiosas e o público em geral.
O evento teve como objetivo, apresentar o Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, o Plano Municipal pela Primeira Infância, o Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, a Rede Municipal da Primeira Infância e o Projeto Família Acolhedora.  
A ação é proposta pelo UNICEF, aos municípios rio-grandenses, que participam do Projeto Selo Unicef Município Aprovado. Em Guamaré, o evento é coordenado pelo Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente, em parceria com as secretarias de Assistência Social, secretaria de Saúde, secretaria de Educação, e demais secretarias, além das escolas municipais, Centros de Educação Infantil e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

A III Semana do Bebê trabalha com os eixos mobilização social, promoção à saúde e incentivo ao aleitamento materno, garantindo uma extensa programação que se estenderá até o dia 12 de outubro com o tema: “Guamaré cuidando da primeira infância. E subtema: responsabilidade de todos: família, estado e sociedade”. O objetivo é construir, juntamente com o Poder Público e a sociedade civil, o Plano e a Política Municipal para a Primeira Infância em Guamaré.

Durante a Semana do Bebê, profissionais da saúde, nutrição, educação e assistência social estarão ao lado das famílias orientando e dando todas as dicas para garantir ao bebê um ambiente de paz e segurança, desde antes do nascimento, e durante toda a primeira infância.
Para o Prefeito Hélio, a III Semana do bebê, “é um passo importante no exercício das políticas públicas para o desenvolvimento de nossas crianças, que conta hoje com nossos Centros de Educação Infantil. Reafirmo que durante minha gestão, todas as crianças do município serão sempre prioridade. A III Semana do Bebê mostra o quanto estamos preocupados com nosso futuro”. Concluiu.
A promotora de justiça, Drª Sandra Angélica Pereira Santiago, disse que ações do poder público em prol da primeira infância nos levam a acreditar num bom futuro. A realização da III Semana do Bebê em Guamaré é a esperança num amanhã melhor.

O investimento na criança é prioritário e sempre necessário, sendo o que faz a diferença. O Ministério Público estará sempre à disposição do executivo referente às politicas pública que devem ser sempre incentivadas na área da infância e juventude.

Foi entregue pela secretária de assistência social, Marisa Rodrigues, aos três poderes, os Planos e Projetos.


O presidente da câmara vereador, Eudes Miranda, agradeceu a presença de todos, e se disse feliz por saber que “nosso Município caminha para um futuro melhor, investindo no seio familiar, na formação de nossas crianças”. Concluiu.

A Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil mantiveram a ordem e a segurança da solenidade de abertura da III Semana do Bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário