9 de outubro de 2015

O 2º DIA DA III SEMANA DO BEBÊ INICIOU COM VÁRIAS ATIVIDADES.

O dia 06 de outubro nas primeiras horas do dia começou uma grande festa de abertura das atividades em frente à Prefeitura Municipal com o Hasteamento das Bandeiras (Nacional, Estadual, Municipal e a da Semana do Bebê) e uma celebração ecumênica ministrada pela autoridade eclesiástica, o Pastor da Igreja de Cristo – Antônio Neto, dando a benção para a III Semana do Bebê no município de Guamaré.




O evento contou com a participação do Prefeito Hélio Willamy, a Vice-Prefeita Pretinha, a Articuladora do Selo Unicef – Marisa Rodrigues, Pastor Antônio Neto, Secretários, Funcionários e população em geral.



Todas as Secretarias Municipais participam da Semana, articulada pela Coordenação local do Selo UNICEF.





Logo após o hasteamento das bandeiras ocorreu à Passeata do Bebê e a Abertura da Cidade da Criança. Ao lado do Prefeito Hélio e a secretária Marisa, vereadores, secretários, e profissionais da Saúde e demais Secretarias Municipais, seguiram em passeata até a cidade da criança (Estrutura montada para realização da semana do bebê) no conjunto Vila Maria em Guamaré.



Durante todo o percurso, contou com a participação do Grupo de Percussão Batuque do Mangue, anunciando a população de Guamaré, o início da Semana do Bebê.  Os fogos de artifício foi o sinal que a cidade vive a III Semana do Bebê. Na chegada o Prefeito Hélio e a Articuladora do selo Marisa abriram oficialmente a cidade da Criança na III Semana do Bebê.





Com o objetivo do envolvimento e participação de todos, família, sociedade e profissionais das diversas áreas como elo de integração em favor da primeira infância.



Brincadeiras, descontração, animação e muita empolgação marcaram a abertura, que contou com a participação de mães, crianças, representantes das unidades de saúde e escolas municipais e a população em geral.



Com uma estrutura impecável (Pavilhão, Estandes, Circo da Alegria, Brinquedos, Pula-pula, etc.) onde serão ofertados serviços de funcionamento de unidade básica para o público alvo (comunidade escolar) durante toda a semana.





Dando sequência as atividades do dia, foi realizada a Blitz do Bebê, uma ação simultânea em Guamaré (Em frente a Guarda Municipal) e em Baixa do Meio (Em frente à Rodoviária), a equipe de mobilização com mais de 70 profissionais das diversas secretarias envolvidas, realizou a abordagem de veículos, motos, bicicletas, carroças, nas BRs de Guamaré através de panfletos educativos programação da semana do bebê e adesivos. 




A equipe de mobilizadores contou com a participação do DETRAN, orientando a população sobre a segurança da criança e sua família nos transportes e contou também com a segurança da guarda municipal. 







O objetivo desta atividade foi de conscientizar a população sobre os cuidados com a criança nos meios de transportes e também mobiliza-los a participar das atividades desenvolvidas para todas as faixas etárias que acompanham a primeira infância.






As Secretarias de Saúde e a de Esporte pelo horário da manhã (8h ás 10:30) e tarde (14h ás 16:30) realizaram atividades voltadas para as gestantes com visitas ao Hospital Manoel Lucas de MirandaOficina Gestação Saúde, tem como objetivo da gestante conhecer a unidade, bem 





como, propiciar a mesma  hábitos saudáveis. Elas conheceram a instituição onde ocorrerá o parto e a interação com a prática de atividades físicas no período gestacional. Além disso, foi realizado 





No espaço do Bem Estar, atividades com o título ”Gestantes em Movimento” onde a professora de educação física – Layla ministrou uma palestra com exercício preparatório para o parto com intuito de fazer com que essas futuras mães tenham a possibilidade de atribuir durante a gestação alguns exercícios.



No período da tarde os profissionais do DETRAN-RN realizaram uma Palestra sobre Segurança no espaço de eventos (pavilhão) voltada para motoristas das diversas secretarias, mototaxistas, pais e responsáveis por crianças de 0 a 6 anos.







Para finalizar o dia 06 houve uma Capacitação sobre Humanização na Assistência e Enfrentamento a Mortalidade Infantil. 

Ás 18h30min Representantes da secretaria municipal de saúde realizou uma capacitação voltada para todos os profissionais da saúde acerca da superação dos índices da mortalidade infantil e sensibilizar sobre a humanização nos seus atendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário