14 de outubro de 2015

O 3º DIA DA III SEMANA DO BEBÊ FOI MARCADO PELOS FORTALECIMENTOS DE VÍNCULOS.

O dia 07 de outubro, pela manhã, iniciou-se com atividades nos estandes, que as Secretarias envolvidas com atendimentos básicos, pudessem atender todos os públicos, de crianças das escolas Municipais, Estaduais e Particulares, de terça a sexta, a saber; 

A Secretaria de Saúde, através dos PSFs ofertaram serviços de testes rápidos, glicemia, acompanhamento C e D, avaliação odontológica, vacinas e pré-natal. O objetivo da maratona dos atendimentos é para que conseguissem atender um maior número de crianças de 0 á 6 anos com serviços médicos, odontológico e de enfermagens. 


A Secretaria de Educação trabalhou o lúdico, através de oficinas interativas e lúdicas como: Contação de história, confecção de brinquedos de sucata, atelier de pintura e musicoterapia com o público alvo. O objetivo foi de possibilitar a interação das crianças visando o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social. 


A Secretaria de Esporte e Lazer fez exposição dos projetos da secretaria e Oficinas de artes maciais e psicomotricidade, destacando os projetos existentes para as crianças, priorizando nas atividades práticas a psicomotricidade e a inclusão social. 


A Secretaria de Assistência Social: apresentou através dos CRAS, SCFV, CREAS e ALTA COMPLEXIDADE orientações em relação aos serviços socioassistenciais para gestantes, mães de crianças de 0 a 06 anos. Com o objetivo de orientar as gestantes e as mães em geral, acerca do fortalecimento de vinculo nos cuidados na primeira infância, e também com a prevenção, a defesa dos direitos na média complexidade e a reintegração a convivência familiar.





No período vespertino ás 14h, foi realizada uma palestra, intitulada “Os Cuidados nos Primeiros 1.000 Dias de Vida do Bebê” Com o Coordenador Estadual da Pastoral da Criança, Psicológico e atua como Psicopedagogo na área da infância – Milton Dantas. A ação contou com, mães e gestantes referenciadas pelos CRAS e Pastoral de Guamaré/Centro e Baixa do Meio/Distrito.








No mesmo momento em uma ação simultânea, no Centro Infantil Olindina Vieira Olegário a Palestrante Vandy (Líder da Pastoral da Criança em Natal/RN) realizou uma palestra: Alimentação e Hortas Caseiras para serem trabalhadas dentro de salas de aulas. A ação contou com funcionários e Nutricionistas da Educação.



Logo após o término da atividade dos 1.000 dias do bebê, a artesã Rosangela (Associação de Artesãs), realizou uma oficina: “Construindo o Amor” com as gestantes de Guamaré e Baixa do Meio. Essa ação teve como objetivo de promover o vínculo afetivo entre mãe e bebê, através da confecção artesanal de mimos para a maternidade.






A Noite do Pijama foi realizada às 19h no espaço do pavilhão, e contou com uma grande participação de crianças da Educação infantil (de 2 á 6 anos) acompanhadas de pais, responsáveis e 




representantes das secretarias envolvidas na semana do bebê. Onde o objetivo da atividade, foi de fortalecer o vínculo mãe- bebê, envolvendo-os no mundo da história e da fantasia, através contação 





de estórias, cantigas de Ninar e Cantigas de roda, visando maior estímulo e interação entre eles. Para abrilhantar a noite, palhaços circenses divertiram a todos com muitas palhaçadas.






Todas as crianças tiveram direito a lanches, água e ursinhos de pelúcia para um sono mais aconchegante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário