quinta-feira, 28 de maio de 2015

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA CONSELHEIROS TUTELARES EM GUAMARÉ



O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guamaré – CMDCA, através da Comissão Eleitoral do Processo de Escolha Unificado para Conselheiros Tutelares; informam que de acordo com o Edital de nº 001/2015 estão abertas às inscrições para Conselheiros Tutelares no período de 25 de maio a 17 de junho no horário das 08h00min às 12h00min e das 14h00min as 17h00min na Casa dos Conselhos, na rua; Rio Amazonas 33 no Conjunto Vila Maria, Guamaré/RN.
Os candidatos deverão ser maiores de 21 anos, residir no município e ter Ensino Médio Completo e com todas as documentações necessárias descritos no Edital.



                                                                                                                             Participem!!!

  


Equipe do Bolsa Família de Guamaré no mutirão sobre o lema " Conhecer para Incluir".

Mutirão em Lagoa Seca

Mutirão no Lixão

Mutirão no Lixão

Reunião com a Coordenação do Bolsa Família e Cdastro Único

PALESTRA DO PBF COM DIRETORES, SECRETÁRIOS ESCOLARES E REPRESENTANTES DA DIRED.

Deu-se no dia 21 de maio de 2015, ás 9h, na sala de multimídia da Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório, uma mesa redonda com Diretores das escolas Estaduais – Nádia Maria Câmara na direção de Ana Lúcia Maciel Costa (Baixa do Meio), a escola Monsenhor Joaquim Honório cuja gestora a senhora Marta Campelo da Cruz, a Inspetora escola da 6ª DIRED – Edna Maria R. Filgueira, Eliana Maria de Gois – Técnica de Inspeção Escolar da 6ª DIRED/Macau, a Ana Isabel Rodrigues da Silva – Assessoria NPS /Secretaria Municipal de Educação, Fábio Pinheiro Bezerril- Coordenador do Programa Bolsa Família na Educação, Coordenador do Projeto Presença e Coordenador do Mais Educação, a Coordenadora do Cadastro Único e Bolsa Família pela Secretaria de Assistência Social- Jocilda Maria Ferreira Dantas, o Lindembergue Silva de Almeida- mediador do PBF nas escolas, as digitadoras das escolas – Nádia Maria Câmara- Marcia Maria Silva Marques e da Escola Estadual Mons. Joaquim Honório – Vânia Lúcia Morais de L. Ribeiro e as Secretárias Escolares- Jarcelene Evangelista da Costa, Andreza Ribeiro Oliveira(E. M. Maria Madalena), Janeide da S. Santos, Betânia Souza de Melo Lima


O objetivo deste encontro foi para tratar de assuntos relevantes no que diz respeito à frequência escolar e de que forma se dará o preenchimento de dados no sistema presença, visto que; será feito a partir do período de referência dos meses de abril e maio do ano em curso nas escolas estaduais do município de Guamaré. Na fala de Fábio para alimentar o sistema presença a cada bimestre o diretor escolar escolherá um técnico da escola de preferência o digitador ou o secretário escolar para cadastra-lo e depois disto assumir essa atribuição.


A diretora Marta Câmpelo em sua fala, relatou que depois da sua participação na capacitação que houve em Macau na qual estava como palestrante o coordenador estadual - Josafá do Bolsa Família na Educação, entendeu que era preciso ter um olhar diferenciado quanto aos alunos beneficiários do bolsa pois até na sua prática de ensino a mesma não gostava de fazer a chamada e hoje como gestora da escola ela se preocupa se o alunado está frequentando diariamente e quando sente a falta de um aluno a escola vai no domicilio do mesmo para saber o motivo da ausência em sala de aula.


Dando continuidade a coordenadora do bolsa pela Assistência Social – Jocilda, relatou da importância dos programas e projetos para reforço escolar e apresentou para o publico presente sobre a diferença do Cadastro Único e Programa Bolsa Família como também da importância de informar o motivo que provocam a frequência inferior a 85% (BFA) e 75% (BVJ) e a responsabilidade de todos que fazem parte deste processo na busca de resolução dos problemas que afetam o não avanço escolar de crianças e adolescentes principalmente as que estão inseridas nos programas. Salientando que; no município há 2.152 crianças e adolescentes oriundos de famílias beneficiárias do PBF, e que o objetivo de todos seja para a emancipação e autonomia,  e a inclusão social através da educação.


Amostra online do sistema presença e de como as escolas do estado irá a partir desse bimestre alimentar o sistema 

PALESTRAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA COM ESCOLAS DO MAIS EDUCAÇÃO

Ocorreu no dia 20 de maio, ás 9h no espaço do Mais Educação da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, localizada a Rua Manoel Lucas de Miranda na sede do município  e ás 16h, no refeitório da Escola Municipal Antônio Theodorico na zona rural, Palestras com a coordenadora do Bolsa Família e Cadastro Único na área da Assistência Social – Jocilda Maria Ferreira Dantas, cujo objetivo foi de mostrar para os Pais, Diretores, Professores, ASGs, Monitores e Coordenadores do Mais Educação, a diferença entre Cadastro Único e Programa Bolsa, Condicionalidades, a importância do bolsa família no Mais Educação, Quantidade de crianças e adolescentes das escolas oriundas de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e que estão inseridas nos programas e projetos no município de Guamaré e também foi passado para o público presente dados da quantidade de famílias cadastradas no Cadastro Único e as que recebem o Bolsa Família como também o grau de escolaridade no Cadastro Único do município, a saber;   

  Quantitativo
Programas
 3.555 Famílias ou 10.764 pessoas
Cadastro Único
1.609/ Mês de Abril de 2015
Bolsa Família

Grau de Instrução
Analfabetos
1.924
Fundamental Incompleto
2.413
Fundamental Completo
562
Ensino Médio Incompleto
710
Ensino Médio Completo
Ensino Superior Incompleto
Não sabem ou não deram respostas, quanto a escolaridade
Pessoa com Deficiência em Idade Escolar (BPC)
874
123
882
62

Na fala do diretor da Escola Benvinda – Miraci Batista, ressaltou a importância desse mecanismo para reforçar o interesse de alunos no Mais Educação, e é o objetivo do Programa aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar e também da participação dos pais como os principais protagonistas nesse processo, lembrou de quando chegou ao município da forma tradicional de ensino e como eram tratados “Forasteiros” os professores da rede municipal que eram de outros municípios e de lá pra cá, como as coisas evoluíram e essas novas ferramentas melhoraram o desempenho escolar e como esses programas e projetos induziu aos alunos a gostarem de estarem na escola.



E complementando a fala de Miraci, essa proposta veio somar, na qualidade de ensino, no desempenho da participação de alunos nas atividades coletivas, no desenvolvimento de atividades de cultura, artes, esporte, lazer, acompanhamento pedagógico, dentre outras, e entende-se que esse programa contribui para que a escola se torne um espaço atrativo para crianças, adolescentes e jovens do município. Visando acima de tudo atender alunos com dificuldades de aprendizagem e proporcionando momentos de lazer.


Na escola Antônio Theodorico, a diretora Cristiane reforçou a importância da participação dos pais e pediu a compreensão dos mesmo pela falta de espaço físico no Mais Educação para incluir todos os alunos da escola, sendo feita a escolha preferencialmente os alunos do bolsa família, falou das atividades extra curriculares que serão desenvolvidas no Mais Educação daquela localidade, e todos os presentes tiraram todas as dúvidas quanto ao Programa Bolsa Família e Mais Educação. 





Assim a coordenadora do bolsa família encerrou o dia agradecendo pelo êxito desta maratona de ações realizadas junto as escolas com intuito de fortalecer a intersetoriaridade com a educação. Essas visitas terão continuidade nas outras escolas do Mais Educação no município. 

quarta-feira, 27 de maio de 2015

O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL BENVINDA NUNES TEIXEIRA TRABALHA COM PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DO ALUNADO.

O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Ampliação do programa Mais Educação no município de Guamaré está adquirindo bons resultados de acordo andamento do programa nas redes públicas de ensino do município principalmente no IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação Básica)

Na Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira o Mais Educação Trabalha com vários determinados projetos para desenvolvimento e aprendizagem do alunado. 
                                                              

A oficina do Acompanhamento pedagógico tem o papel fundamental a reforçar o alunado na Leitura na escrita e nas disciplinas básicas, sempre trabalhando com pratica e jogos lúdicos deixando um pouco de lado aquele método tradicional de quadro e giz e trazendo algo inovador para o aluno. Veja alguns dos projetos:






 Comemoração do Projeto Folclore

Projeto Folclore comemorado dia 20 Agostos com os Alunos do programa Mais Educação da escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, um dia de comemoração, Apresentações de trabalhos em oficinas  e um Maravilhoso Café da Manhã Folclórico Alunos dedicado e Bastante Aplicados, com dinâmicas e brincadeiras folclóricas uma peça de contos folclórico foi Maravilhoso esse Grande dia. 






Projeto "Alimentação Saudável"

Momentos dinâmicos e bem desenvolvidos pelos Alunos do Programa Mais Educação... A SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL... Os professores juntamente com os alunos desenvolveram uma divertida temática e interativas atividades relacionadas ao conteúdo. No decorre do projeto alunos se conscientizaram da alimentação saudável através de Dinâmicas e Gincanas na praia e pratica de exercício relacionado ao tema, apresentações de palestras sobre determinadas frutas e legumes e apresentação de peças teatrais e Danças...





CONSCIÊNCIA NEGRA

Apresentação das Crianças do programa Mais Educação da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, Trabalhando com a cultura Afro,  cultivando a tradição, as crenças os jogos africanos as músicas africanas através de apresentações de peças e Danças Comemorando e encerrando o projeto consciência Negra "O esforço Valeu a pena.







PROJETO "LIXO E LUXO"

Foram 3 semana de pura diversão, alegria, interativa, extrovertida, educativa....Através de palestras ,aulas de campos, vídeo aulas e apresentações trabalhamos em 2014 em um dos tópicos mais abordado nas ultimas décadas... O meio Ambiente em que vivemos temos o dever e a obrigação de passar para aqueles que serão o futuro do amanhã o quanto e importante viver no planeta chamado terra, cuidar da natureza intensamente e o quanto e importante usar nossa criatividade para produzir obras maravilhosas com o lixo que produzimos......Através desse maravilhoso projeto com apresentações de palestras de conscientização  sobre o meio Ambiente ,apresentações de teatro e Dança, confecções de cartazes, Aula de Campo no determinado Lixão da cidade, gincana interativa e muito Mais...










FESTA "BLACK OF WHITE" ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES

Sempre nos encerramentos das atividades das atividades do programa Mais Educação foi e em Grande estilo as crianças juntamente com os professores marcaram lembranças com muito desenvolvimento e produtividade no ano de 2014....Os agradecimentos da coordenadora Dora e todos os Professores do programa Mais