terça-feira, 30 de junho de 2015

CONVITE: I – Amostra do Artesanato em Guamaré.

A AAGUA – Associação das Artesãs de Guamaré, “Mãos que Criam”, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, (SEMAS), tem a honra de convidar a população em geral, para participar da 1ª Amostra do Artesanato do Município de Guamaré.
Dia: 02 de Julho de 2015
Horário: 14 horas

Local: Cras de Guamaré.

sábado, 27 de junho de 2015

REFLEXÃO: Ser gentil é parar de pensar só em você mesmo e fazer mais para e pelo próximo.


GUAMARÉ REALIZA SÃO JOÃO DOS SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS DOS CENTROS DE REFERÊNCIAS - CRAS

Aconteceu nessa quinta-feira dia  25 de Junho a realização do  São João dos Centros de Referência da Assistência Social-CRAS- Centro e de Baixa do Meio, com a presença da Vice- Prefeita Pretinha, Secretaria da Assistência Social Marisa Rodrigues, Coordenadoras dos CRAS Mércia e Graças Sales, como também de todas as equipes que fazem o Sistema único de Assistência Social – SUAS e demais funcionários e convidados da Secretaria de Assistência Social.


Assim, iniciado a noite com acolhida dos convidados e as apresentações das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV com o primeiro grupo de crianças com faixa etária de (2 até 06 anos), depois com os de (07 até 14 anos). 


Logo em sequência a apresentação do grupo de idosos do CRAS- Centro e sequencia com apresentação da quadrilha dos idosos do grupo do CRAS de Baixa do Meio e não deixando de ressaltar a bela participação da quadrilha convidada FANTASIA BREGUA XIQUE.


E dando continuidade à noite com muita animação dos participantes foi sendo servido mais de dez tipos de comidas típicas que marca as festais juninas como tradição para festas juninas. Em oportunidade, as crianças e os idosos do SCFV vivenciaram momentos de integração, diversão e fortalecimento de vínculos dos grupos com os familiares, profissionais e a comunidade como preconizar o serviço. 



A secretaria Marisa Rodrigues priorizou a qualidade do atendimento pela importância de proporcionar o bem-estar dos participantes dos grupos assistidos pelo Serviço e Fortalecimento de Vínculos s vivenciarem a cultura  do nosso nordeste, 


assim  vestidos a caráter, som de músicas populares, comidas típicas, quadrilhas,  muita alegria como também a participação da guarda municipal em todo o evento. 


Contudo, poder mostra a cada ano a permanência e importância da cultura popular como foco e o significado das datas juninas, como São João. Sendo assim, com tradicional quadrilha e as danças juninas da noite, tivemos também muitas comidas típicas do São João como Bolo preto, Milho cozinhado, Bolo de fubá, Paçoca, Arroz de leite, Cuscuz, Grude, Canjica, Pastel etc.



Assim marcamos mais um ano na realização dos festejos juninos da assistência social de Guamaré, priorizando a atenção aos nossos usuários  na qualidade e atenção dos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, concluir a secretária Marisa Rodrigues.




COMISSÃO ORGANIZADORA DA VI CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, REALIZA FÓRUM COM TÉCNICOS DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


Nesta terça-feira (23/06/15), todos os Técnicos que compõem a rede de funcionamento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS do município de Guamaré- RN, através da Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS fizeram-se presentes das 9h às 17h30min, no Auditório do setor Acessuas Trabalho, localizado na Rodovia 227, 1000, Zona Rural, Salina da Cruz, Guamaré, para discutirem mediante Fórum, o tema: 


Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026, e Lema: Pacto Republicado no SUAS, rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos, referentes a VI Conferência Municipal de Assistência Social e elaborar estratégias e metodologias para apresentações nos Encontros Preparatórios alusivos a VI Conferência, os quais terão início em 29/06/15 (segunda-feira), culminando em 08/07/15 (quarta-feira). 


Tais encontros percorrerão as diversas localidades de Guamaré, as quais estão situadas em Santa Maria III, Santa Paz, Umarizeiro, Nova Jerusalém, Encruzilhada, Baixa do Meio, Lagoa Doce, Mague Seco I e II, Ponta de Salina, Kilombo, Morro do Judas, Lagoa Seca, Lagoa de Baixo, Salina da Cruz e Guamaré, levando a toda população, informações que perpassam pelo enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos Serviços, Benefícios, Programas e Projetos; Pacto Federativo e a Consolidação do SUAS e Fortalecimento da Participação e do Controle Social para a Gestão Democrática, sensibilizando as Comunidades sobre direito que traduz à Dignidade Humana e a Justiça Social. 

quarta-feira, 24 de junho de 2015

NUCA DE GUAMARÉ EM AÇÃO PELA CIDADANIA

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA de Guamaré tem realizado com empenho a agenda de atividades do Selo UNICEF neste ano de 2015, como também dos eventos das secretárias envolvidas no processo do Selo. 


No mês de fevereiro o Núcleo realizou a Campanha Fora da Escola Não Pode! Com a estratégia informativa nos distritos, sede do município e assentamentos com visitas aos domicílios levando a informação da importância da matricula escolar na rede de ensino para as famílias que tem filhos em idade escolar. 


A campanha foi desenvolvida com panfletagem casa a casa para disseminar a seriedade da necessidade das crianças e adolescentes de 04 a 17 anos estarem matriculados e cursando o ensino básico. A mensagem dos adolescentes do NUCA GUAMARÉ-RN, foi a que: “ escola é o melhor caminho onde os pais devem ensinar aos seus filhos a percorrerem, educação é primordial a formação de todo cidadão”. 


No dia 12 de março o Núcleo participou de uma reunião com a Articuladora Municipal do Selo a senhora Marisa Rodrigues da Silva, onde foi discutido a agenda e o planejamento das atividades que os adolescentes desenvolverão durante o corrente ano. Entre as atividades estão: A continuidade do mapeamento de espaços de oportunidades a criança e adolescentes; as 10 oficinas – Competências para a vida; as campanhas: Combate a Exploração sexual contra Crianças e Adolescentes – Maio/2015, Enfrentamento ao Trabalho Infantil – Junho/2015, Semana do Bebê – Outubro/2015, Outubro Rosa/Novembro Azul – Saúde – Outubro/2015, Combate ao HIV/AIDS – Saúde – Dezembro/2015, Adolescentes de 16 e 17 anos com título de eleitor e demais ações. 


Outro ponto importante da reunião foi a efetivação dos adolescentes do NUCA no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.  Estes a partir de então foram referenciados pelo CRAS através do SCFV. Nesta reunião foi apresentado para assumir a  coordenação do Núcleo o técnico da Assistência Social Caio Farias, que em conjunto com os adolescentes decidiu que os encontros passaria a serem todas as terças e quintas, com a Coordenação do NUCA e com as técnicas de referência do CRAS, respectivamente. 


Neste mesmo mês de março a Bióloga Lúcia de Fátima Araújo proferiu uma palestra sobre o combate a Dengue, onde enfatizou a importância do engajamento dos adolescentes para promover um enfrentamento a este problema que só aumenta no nosso município. Ainda no mês de março, no dia 26, o Núcleo realizou uma Oficina de Desenho no CRAS de Baixa do Meio, com a participação do colaborador Hairton Gomes.


O objetivo desta Oficina foi de produzir desenhos que farão parte da arte gráfica do Plano Municipal pela Primeira Infância de nosso município, Plano este que foi aprovado pelo CMDCA na ultima reunião no dia 18 de junho. 


Paralelo a isto, também no mesmo mês os adolescentes concluíram o Mapeamento de Oportunidades de Espaço para Crianças e Adolescentes, um dos passos que os NUCAs devem cumprir. Foi cadastrado no REDE NUCA 19 espaços do nosso munícipio, entre eles, Projetos Governamentais, Grupos culturais e Religiosos. 


Em abril, os adolescentes se preparam para participar da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que foi realizada no dia 14. Na ocasião os mesmos atuaram como delegados na Conferência e dentre eles foram eleitos os adolescentes Leonilson dos Santos Oliveira, 17 anos e Maria Helena Maciel Bezerra, 16 anos, onde representarão Guamaré na Conferência Estadual que se realizará em agosto deste ano. 


Ainda em abril, a Secretária de Assistência Social e Articuladora Municipal do Selo Unicef a senhora Marisa Rodrigues, assinou o Termo de Compromisso e Adesão da Formação Sociopolítica de adolescentes e Jovens em Direitos Humanos, coordenado pelo  CEDECA Casa Renascer. E o NUCA Guamaré participa ativamente desta Formação através dos jovens Leonilson dos Santos Oliveira e Marcileide Julião Galvão, ambos de 17 anos. Maio foi um mês bastante produtivo para o Núcleo. 


Iniciaram o mês nas comemorações da Emancipação Politica de Guamaré, participando do Desfile no dia 07 realizado pela Prefeitura através das secretarias municipais que desfilaram apresentando seus serviços e programas. 


A Secretaria Municipal de Assistência Social fechou o desfile destacando os projetos e atendimentos nas Proteções Sociais Básica, Média e Alta Complexidade. Trazendo na última a ala a importância do Selo UNICEF e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes. Outra atividade foi os  Fóruns Comunitários do Processo Eleitoral Unificado para Conselheiros Tutelares que foi realizado no período de 11 a 15 nas localidades do município. 


Tiveram um papel importante nesse processo de sensibilização da comunidade voltada para o publico jovem, foram responsáveis pela informação lúdica dos fóruns através de uma peça teatral e apresentaram um levantamento dos adolescentes de 16 e 17 anos que ainda não se inscreveram na justiça eleitoral, incentivando os mesmos a realizarem essa inscrição e dessa forma atuarem como cidadãos no processo eleitoral unificado dos conselheiros tutelares.


Esse levantamento foi realizado por eles em cada povoado da nossa cidade, casa a casa. Na semana seguinte, do dia 18 a 22 estiveram engajados também na semana alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional  Contra o Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescentes, onde participaram do 4º Fórum desta temática e da caminhada e abraço simbólico na praça que encerrou as atividades da semana. Em Junho, os adolescentes cumpriram mais uma etapa do Selo UNICEF. 


Sendo o dia 12 de junho – Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, realizaram em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Campanha contra o Trabalho Infantil nas escolas municipais: Maria Madalena da Silva, localizada em Baixa do Meio e Benvinda Nunes Teixeira, Localizada no Centro. 


Apresentaram uma esquete teatral que narra a vida do garoto JP que deixa de ir a escola sem explicação, até que num determinado dia ele encontra com um dos colegas de classe e explica que está sendo impedido de estudar porque tem que trabalhar para ajudar aos pais a suprir as necessidades de casa. Mas, 




os demais colegas e sua professora procura ajudar o JP através da sensibilização da problemática que ele enfrentava, fazendo com isso alcançar os seus pais que eram responsáveis por esta situação. Ao passar de alguns dias os pais do garoto consegue contornar o problema e possibilitando do filho voltar a estudar. 



A Esquete é encerrada com o lema: Trabalho? Só se for da escola. O texto foi baseado e adaptado da peça: trabalho eu topo! Mas só se for escolar, disponibilizado no site PROMENINO - http://www.promenino.org.br/noticias/arquivo/teatro-trabalho-eu-topo-mas-so-se-for-escolar 






































O NUCA Guamaré ainda tem uma agenda extensa para cumprir durante o 2º semestre do ano, com a capacidade do envolvimento desses jovens de transformar sua realidade, contribuindo  na participação social e fortalecimento nas ações de cidadania em nosso município, destaca a Secretária e Articuladora Municipal do Selo, Marisa Rodrigues.

terça-feira, 23 de junho de 2015

FORMANDO EM REDE PARA A GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, realizou nos dias 15 e 16 de Junho a continuidade a Capacitação - FORMANDO EM REDE PARA A GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, ministrada pela Casa Renascer – CEDECA, 
a qual possui o objetivo de desenvolver um processo formativo junto aos Profissionais da Rede de Atendimento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes – VSCA do município de Guamaré/RN, visando assim à elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual cometida contra Crianças e Adolescentes.



Durante estes dois dias de capacitação estiveram presentes no processo formativo os Profissionais que trabalham a nível municipal na rede de atendimento voltada para crianças e adolescentes vitimas de Violência Sexual (Abuso/Exploração Sexual): Politica Pública de Assistência Social, Saúde, Educação, Esportes, Segurança Pública; Representantes de ONGs, Conselho Tutelar, CMDCA, e adolescentes que compõe o Núcleo de Participação de Desenvolvimento dos Adolescentes – NUCA.



A capacitação foi Ministrada pelos  Profissionais do CEDECA: Ângela Gertrudes Kung - Psicóloga do CEDECA Casa Renascer, Fabiana Damasceno Galvão - Assessora de Projetos e Relatórios do CEDECA Casa Renascer, Denis Torres – Advogado do CEDECA Casa Renascer e Sayonara Dias – Coordenadora Politico-Pedagógica do CEDECA Casa Renascer


No dia 15 foi realizado com os Profissionais presentes uma discussão sobre a Concepção de Família e posteriormente a formação de grupos na Ofícina de Colagem – Qual a ideia que eu tenho de Família?; e no decorrer do dia foram tratados os temas Direitos Sexuais e Violências  e sua Tipificação.


No dia 16 de junho a Sra. Sayonara Dias realizou uma importante explanação sobre o Sistema de Garantia de Direitos, Trabalho em Rede e Intersetorialidade culminando com o Trabalho em Grupo dos participantes.



A capacitação está em processo, no dia 14 de Julho haverá um novo encontro com os participantes desta capacitação, ou seja, todos os órgãos envolvidos no Sistema de Garantia de Direitos para que seja iniciado o trabalho de Construção do Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes do município de Guamaré/RN.





Segundo a secretária de Assistência Marisa Rodrigues a formação em rede dos profissionais envolvidos no sistema de garantia de direitos em defesa da criança e do adolescente em nosso município para além de uma meta integrada das políticas públicas no enfrentamento ao abuso índice ainda bastante significante em nosso município é também um compromisso de governo do prefeito Hélio como prioridade a atenção e proteção das nossas crianças e adolescentes.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE GUAMARÉ REALIZA SEMANA DO DIA 12 DE JUNHO – DIA CONTRA O TRABALHO INFANTIL.

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA realiza Programação relativa ao Dia 12 de Junho – Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, as atividades se iniciaram do dia 08 e vão até o dia 13 de Junho/2015.
O Trabalho Infantil É todo o trabalho realizado por pessoas que tenham menos da idade mínima permitida para trabalhar. Cada país tem sua regra. No Brasil, o trabalho não é permitido sob qualquer condição para crianças e adolescentes de até 13 anos; a partir dos 14 anos é permitido o trabalho como aprendiz; já dos 16 aos 18, as atividades laborais são permitidas, desde que não aconteçam das 22h às 5h, não sejam insalubres ou perigosas e não façam parte da lista das piores formas de trabalho infantil.


As atividades já foram iniciadas no SCFV – CRAS GUAMARÉ/BAIXA DO MEIO, em a referida atividade possui a finalidade de trabalhar a temática do Trabalho Infantil com os Grupos dos Usuários acompanhados pelos CRAS no SCFV – Guamaré/Baixa do Meio, tendo como principio fundamental o repasse de orientações e informações sobre a temática.


PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO DIA 12 DE JUNHO – DIA CONTRA O TRABALHO INFANTIL
SCFV – CRAS GUAMARÉ/BAIXA DO MEIO ABORDANDO A TEMÁTICA DO TRABALHO INFANTIL.
DATA: 08 À 11/06/2015
HORÁRIO: Horário da realização dos GP – SCFV
LOCAL: CRAS Guamaré e Baixa do Meio
CARAVANA NUCA CONTRA O TRABALHO INFANTIL
DATA: 11 e 15/06/2015
LOCAL: 11/06/2015 (Quinta-feira) Escola Mun. Maria Madalena (Baixa do Meio)
Tarde: 15:30hs – Noite: 20:20hs
15/06/2015 (Segunda-feira) Escola Mun. Bemvinda Nunes Teixeira (Guamaré) – Manhã: 10h00min às 11h00min – Tarde: 16:00hs
SENSIBILIZAÇÃO NO COMERCIO SOBRE A TEMÁTICA DO TRABALHO INFANTIL.
DATA: 12/06/2015 (Sexta-feira)
HORÁRIO: 08h00min ás 10h00min
LOCAL: Comércio local (Guamaré/Baixa do Meio)
SERVIÇO DE ABORDAGEM SOCIAL E ORIENTAÇÃO PARA O COMBATE AO TRABALHO INFANTIL NA FEIRA
DATA: 13/06/2015 (Sábado)
HORÁRIO: 07h00minh às 09:00hs
LOCAL: Feira de Baixa do Meio
De acordo com relatório emitido pelo CREAS relativo ao Serviço de Abordagem Social para a identificação de incidência do Trabalho Infantil, este é presente no Município em proporções mínimas, mas que a população e o comércio local ainda desconhecem a gravidade da problemática do Trabalho Infantil e os danos que este tipo de violação de direito pode causar na vida de crianças e adolescentes que passam por esta experiência degradante.


Sendo assim, o intuito desta campanha de enfrentamento ao Trabalho Infantil é orientar e Sensibilizar a população guamareense sobre a Temática do Trabalho Infantil e os danos que este pode causar na vida das crianças e adolescentes vitimas desta violência.
SCFV – CRAS GUAMARÉ/BAIXA DO MEIO ABORDANDO A TEMÁTICA DO TRABALHO INFANTIL
A referida atividade possui a finalidade de trabalhar a temática do Trabalho Infantil com os Grupos dos Usuários acompanhados no SCFV – Guamaré/Baixa do Meio, tendo como principio fundamental o repasse de orientações e informações sobre a problemática.
FOTOS DA ATIVIDADE REALIZADA NO SCFV CRAS Baixa do Meio




08 de Junho de 2015 – Segunda a tarde (grupo de crianças de 7 a 10 anos).
Foi realizada uma pequena discussão sobre o 12 de Junho dia contra o trabalho infantil, tirando duvidas e esclarecendo que crianças devem estudar e brincar e não trabalhar, em seguida foi confeccionado cartazes em protesto ao Trabalho Infantil.

09 de Junho de 2015 – Terça manha e tarde (grupo de crianças de 0 a 6 anos)
10 de Junho de 2015 – Quarta manha (grupo de 11 a 14 anos)


Com o grupo de pré-adolescentes foi realizada uma roda de conversa abordando o tema “por um mundo sem trabalho infantil” onde orientamos os mesmos a respeito da campanha que esta acontecendo e esclarecemos porque coibir o trabalho infantil, em seguida foram confeccionados cartazes.